Carreira
Perguntas Mulheres Trabalho Catho

“Tá de TPM?”: mais de 43% das mulheres escutam esse questionamento no mercado de trabalho

Segundo pesquisa Catho, abordagens como “Você está muito sensível hoje!” e “Um filho vai atrapalhar seu crescimento na empresa” também são ouvidas com frequência

Ser mulher no mercado de trabalho é uma tarefa desafiadora e inclui driblar comentários sexistas como: “Tá de TPM?”, “Quer chorar?”, “Você tá sensível hoje!”, “Um filho vai atrapalhar seu crescimento profissional”. Pesquisa realizada pela Catho com mais de 7 mil respondentes, mapeou a frequência com que as frases são escutadas nas organizações.

Segundo Tábitha Laurino, gerente sênior da Catho, o levantamento reforça a presença de alguns estereótipos dados às mulheres. De acordo com a profissional, a reprodução contínua dessas frases deslegitimam as diversas potencialidades da mulher.

Frases escutadas no trabalho

FRASES ESCUTADAS NO TRABALHO MULHERES
“Tá de TPM, é?” 43%
“Seu marido/esposa não liga de você trabalhar fora?” 35%
“Você está muito sensível hoje!” 34%
“Um filho vai atrapalhar seu crescimento na empresa.” 24%
“Quer chorar?” 15%
“Como vai ser gerente e pai/mãe ao mesmo tempo?” 13%
“Você não teria chegado onde chegou se não fosse bonito(a).” 9%

“Em muitos casos, profissionais em cargos de gestão, por exemplo, quando se posicionam com firmeza ou são enfáticas no exercer de suas funções, precisam administrar esses comentários. É como se ser ‘firme’ soasse como ‘estresse’, logo, associado à TPM. Por outro lado, um homem com o mesmo posicionamento é visto como ‘obstinado’ ou ‘líder'”, explica.

Obstáculos durante o processo seletivo

Para as mulheres, os obstáculos começam bem antes, ainda durante o processo seletivo. Ao serem entrevistadas, 39% afirmam que são impactadas com alguns questionamentos, como “com quem deixa os filhos enquanto trabalha”. Entre os homens esse número é de 18%.

FRASES ESCUTADAS DURANTE A ENTEVISTA MULHERES
“Você tem filhos?” 90%
“Você é casada?” 87%
“Com quem você deixa seu(s) filho(s)?” 39%
“Você tem alguém que te ajuda em casa?” 38%
“Você pensa em se casar nos próximos meses?” 13%

“A grande dificuldade enfrentada pelo mercado de trabalho atual é compreender que ser mãe permite que uma mulher continue sendo uma excelente profissional. Logo, esse não deveria ser um critério de avaliação durante um processo seletivo ou uma entrevista de emprego”, pondera Laurino.

Sobre a Catho

Com tecnologia de ponta, a Catho, empresa com mais de 800 colaboradores no Brasil, tem como missão mudar a vida das pessoas por meio do trabalho e carreira. Na empresa, diversidade e inclusão também são estimuladas e vivenciadas de verdade. Por isso, com o propósito de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, desde 2016, a Catho concede gratuidade no acesso a todas as vagas do site para profissionais com deficiência, com laudo, e reabilitados pelo INSS, abrangidos pela lei de cotas.

A Catho faz parte do Grupo Seek, líder mundial em recrutamento online e considerada a companhia mais inovadora da Austrália. A Seek está presente na Bolsa de Valores da Austrália, além de atuar em países como China, Austrália, Índia, México, Indonésia, Nigéria, África do Sul, Hong Kong e Singapura.

Essa cadeira é Minha

No Brasil, apenas 26% dos cargos de alta liderança são ocupados por mulheres, e para acender o debate sobre a equidade de gênero, em mais um compromisso com a diversidade, a Catho lança o movimento #Essa Cadeira É Minha. A ação se posiciona em favor das mulheres e busca promover o diálogo em relação ao assunto com toda a sociedade.


Leia também esses posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *