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Sebrae Ebook Dicas para quem está abrindo um negócio

Sebrae dá 5 dicas para quem está abrindo um negócio

Nos últimos tempos, percebemos que o mundo dos negócios nunca mais será o mesmo. Ainda bem! Pois talvez essa seja a hora certa de conseguir colocar em prática uma ideia que até então não encontrava boa aceitação e era inviável. Mas tudo vem mudando (comportamentos, hábitos, preferências, tecnologias) e você pode sair na frente.

Mas não basta ter uma boa ideia e força de vontade. Sim, isso também é importante, mas tão relevante é se atentar a alguns aspectos que podem fazer toda a diferença para quem está abrindo um negócio agora.

Se você não sabe por onde começar, veja as recomendações do Sebrae para refletir e, principalmente, colocar em prática. Vamos lá?

1. Você possui comportamento empreendedor?

Pesquisas apontam que boa parte do sucesso (ou do fracasso) reside nos comportamentos, atitudes e conhecimentos do empreendedor. A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu os dez principais comportamentos que podem fazer toda a diferença:

  • Busca de oportunidades e iniciativa: desenvolve a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços.
  • Persistência: desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso.
  • Correr riscos calculados: envolve a disposição de assumir desafios e responder por eles.
  • Exigência de qualidade e eficiência: relaciona-se com a disposição e a inclinação para fazer sempre mais e melhor.
  • Comprometimento: característica que envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes.
  • Busca de informações: característica que envolve a atualização constante de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio.
  • Estabelecimento de metas: compreende saber estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto em longo quanto em curto prazo.
  • Planejamento e monitoramento sistemáticos: desenvolve a organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter os resultados medidos e avaliados.
  • Persuasão e rede de contatos: engloba o uso de estratégia para influenciar e persuadir pessoas e se relacionar com pessoas-chave que possam ajudar a atingir os objetivos do seu negócio.
  • Independência e autoconfiança: desenvolve

2. O básico continua sendo o mais importante. Entenda seu mercado:

QUEM SÃO OS CONSUMIDORES?
  • O que eles pensam?
  • Como se comportam?
  • Qual é sua frequência de compra?
  • Quais são suas principais preocupações?
  • Como estão se sentindo?
  • Para quem compram?
  • Qual será a utilização dos produtos e serviços?
QUEM SÃO SEUS CONCORRENTES?
  • Quais deles são concorrentes diretos e indiretos?
  • O que estão oferecendo?
  • Qual é o seu portfólio de produtos e serviços?
  • Quanto cobram?
  • Como entregam?
  • Como se comunicam?
  • Quais são seus diferenciais?
QUEM SÃO SEUS FORNECEDORES?
  • Onde estão localizados?
  • Quais são seus preços e condições de pagamento?
  • Quais são os melhores?
  • Quais garantias oferecem?

3. Uma ideia boa e criativa na cabeça não vale nada. Coloque-a em prática!

Ser criativo é excelente, ter boas ideias é melhor ainda. No entanto, de nada valerá a pena se a ideia não for aplicada e se mostrar viável.

Seja tolerante e considere que talvez a sua aplicação não funcione perfeitamente na primeira vez, mas o processo de colocá-las em prática pode lhe oferecer descobertas importantes.

Para isso, crie um plano de ação, colha a opinião de outras pessoas que estarão envolvidas, teste e avalie os resultados.

4. Considerando a viabilidade financeira

A viabilidade do seu negócio pode ser representada pelo ponto de equilíbrio que representa o quanto a empresa precisa faturar ou quantas unidades de um produto ou serviço precisam ser vendidas para pagar os custos. Precisa de ajuda? Entre em contato com o Sebrae para fazer esse cálculo.

5. Seja diferente

Talvez esse seja um dos pontos fundamentais para o consumidor e, principalmente, para sua empresa. Não basta fazer mais do mesmo: as chances de prosperar ficam limitadas. Tente encontrar o que pode diferenciar seu negócio de todos aqueles que já estão estabelecidos no mercado.

Não caia em ciladas: nem sempre o preço é fundamental para o consumidor, embora todos sempre queiram condições realistas e competitivas.

Não é preciso ser melhor em tudo, mas saber onde focar e o que faz os olhos dos clientes “brilharem”: atendimento mais veloz, embalagem diferenciada, sabor único, produtos irreverentes? Foque no que o mercado está valorizando.

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