Dicas
Guloseimas Tipicamente Brasileiras

13 guloseimas tipicamente brasileiras

Eu não sabia, mas a  NR-7 Comunicação, eficiente assessoria de imprensa do aplicativo ifood, informou que 26 de janeiro é o Dia da Gula e elencou algumas das mais deliciosas guloseimas tipicamente brasileiras. Adorei!

Cá entre nós (que a minha nutri, Drª Cristrianny Frasson, não nos ouça!), com todas estas delícias à disposição, todo dia é dia!

Confira!

Bjs da Cris!

Brigadeiro

Guloseimas Tipicamente Brasileiras
Um clássico nacional, os docinhos de chocolate foram inicialmente criados para as festas de arrecadação das campanhas de candidatura à presidência do Brigadeiro Eduardo Gomes em 1946. O Brigadeiro não foi eleito presidente, mas seu nome ficou para sempre na história por causa da guloseima. Atualmente há versões gourmet que levam desde cachaça e vinho do porto, até leite ninho e limão siciliano.


Doces de amendoim


Pé-de-moleque e paçoca são alguns dos exemplos de doces feitos de amendoim. O primeiro é feito de açúcar derretido e amendoim torrado e teve sua origem no sudeste brasileiro. Já o segundo, é um doce típico especialmente do Vale do Paraíba, em São Paulo, e leva amendoim, farinha de mandioca e açúcar. Ambos são doces muito comuns nas principais e típicas festas juninas espalhadas pelo país.


Quindim

Guloseimas Tipicamente Brasileiras
A receita é nordestina, mas a inspiração vem de nossos colonizadores. O doce é feito de muita gema de ovo, açúcar e coco ralado. Apesar da receita tipicamente brasileira, o doce é Inspirado numa guloseima com aspecto bem similar, o doce brisa-do-lis, um dos muitos criados por freiras portuguesas para utilizar as gemas que sobravam depois de engomar as roupas com as claras.


Compotas de frutas

Guloseimas Tipicamente Brasileiras
No centro-oeste brasileiro é muito comum conservar as frutas em forma de compotas. Laranjas, figos e mamão, são alguns dos exemplos desta deliciosa sobremesa que leva bastante açúcar e evita o desperdício de frutos mais maduros. Além das frutas, a abóbora também é um doce de compota muito famoso, especialmente em Minas Gerais.


Bolo de rolo

Guloseimas Tipicamente Brasileiras
Em formato de rocambole, só que com a massa bem fininha, o doce foi criado em Recife e tem tradicionalmente recheio de goiabada. Hoje também é feito em versão de chocolate. É outro doce inspirado na culinária portuguesa: o colchão de noiva é um bolo português com massa de sabor semelhante, mas recheado de nozes e com aspecto de rocambole. Em 2007, o bolo de rolo foi reconhecido como Patrimônio Imaterial de Pernambuco.


Rapadura

Guloseimas Tipicamente Brasileiras
Feito do açúcar da cana, é um doce típico do nordeste. Foi criado porque o açúcar mascavo in natura sempre estragava nas longas viagens dos portugueses de volta ao país de origem e, quando transformado em blocos sólidos, facilitava a conservação. Assim se tornou um doce popular na região e conhecido em todo o Brasil.


Goiabada

Guloseimas Tipicamente Brasileiras
A goiabada é recheio da cuca, do bolo de rolo e, quando sólida, é ideal para fazer romeu e julieta (mistura de queijo com goiabada). Mas também é deliciosa para ser consumida sozinha. Feita de goiabas cozidas com bastante açúcar, foi trazida para o Brasil pelos portugueses e se tornou um clássico de nossa culinária, se popularizou primeiro no interior do país e depois se espalhou pelo restante do território.


Ambrosia

Guloseimas Tipicamente Brasileiras
A guloseima, também oriunda na península Ibérica, foi trazida pelos nossos colonizadores e se tornou muito popular na cozinha de Minas Gerais e na maior parte das cidades do interior de são Paulo. O doce leva leite, ovos, açúcar, canela, cravo e casca de limão.


Cocada

Guloseimas Tipicamente Brasileiras
Consumida em todo o país, a cocada é bem popular nas versões branca, que contém açúcar, cravo e canela, e escura, feita de gengibre, açúcar queimado ou rapadura. Há também versões de frutas, como ameixa e abacaxi. Além disso, a cocada pode ser cremosa ou em pedaços.


Cuca

Guloseimas Tipicamente Brasileiras
Inspirada em uma torta alemã chamada Streuselkuchen, a cuca é muito consumida no Rio Grande do Sul e se popularizou em muitos outros locais do país. O doce pode ser feito de banana com canela ou então de goiabada e sempre é coberto com uma farofa crocante.


Guloseimas de Milho

Guloseimas Tipicamente Brasileiras
A pamonha é feita de milho, leite e açúcar, forma um doce firme e cremoso que é embalado em casca de milho e consumido quente. Sul, sudeste e centro-oeste são os principais consumidores da iguaria. Já o curau de milho é como um pudim e foi criado ainda no Brasil colônia. Ambas as guloseimas não bastante tradicionais nas festas juninas.


Tapioca

Guloseimas Tipicamente Brasileiras
Feita de fécula de mandioca, a tapioca é parecida com um crepe ou uma panqueca e pode ser recheada com os mais diversos doces, como goiabada ou leite condensado. Além disso, a tapioca é um ingrediente muito popular nos sorvetes no Estado do Pará. Em 2006, a tapioca recebeu o título de Patrimônio Imaterial e Cultural da cidade de Olinda, Pernambuco.


Cupuaçu

Guloseimas Tipicamente Brasileiras
O fruto típico do norte e nordeste do país é consumido como recheio de bombons, sabor de sorvete e de mouse. Esta delícia já se tornou popular em outras regiões do país, como no sudeste, onde é misturado ao creme de açaí para dar um sabor mais refrescante e diferenciado.


Sobre o grupo hellofood

O hellofood, juntamente com sua marca afiliada foodpanda, é um dos principais grupos de delivery on-line do mundo. Presente em 40 países, ajuda os restaurantes a aumentarem as vendas por meio de plataformas on-line e móveis, proporcionando-lhes constante evolução tecnológica e analítica. Para os consumidores, o grupo hellofood/foodpanda oferece diversas opções gastronômicas que podem ser acessados via computador ou aplicativos móveis.


Leia também esses posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *