Entrevistas
Giselle Ghirotti - Blu Esmalteria

Giselle Ghirotti trouxe inovação com a Blu Esmalteria

Inspirada em salões europeus e norte-americanos, a empresa completa três anos de atividades como referência no mercado da beleza em Piracicaba

Fazer as unhas pode ser a coisa mais corriqueira do mundo, a menos que você decida ir à Blu Esmalteria. A empresa criada pela empresária Giselle Ghirotti, e que completa três anos de atividades no próximo dia 25, trouxe um conceito totalmente inovador para Piracicaba, tornando-se referência no mercado local pela excelência nos serviços e, mais do que isso, pela experiência que proporciona a seus clientes. A Blu é resultado de planejamento cuidadoso, gestão ultraeficiente e uma sintonia total com o mercado. A Blu é a cara da sua criadora.

Em outubro de 2018, você trouxe um conceito inovador de esmalteria para Piracicaba. O que inspirou você a criar a Blu?

Eu passava por um momento delicado, com problemas de saúde do meu filho. Estava há quase dois anos sem trabalhar, dedicando-me exclusivamente a ele. Sempre trabalhei muito e desejava voltar. Devido à necessidade de flexibilidade no dia a dia para cuidar desses assuntos particulares, concluí que empreender seria o melhor naquele momento. Eu queria algo leve, voltado a momentos de prazer, cuidado e bem-estar, o que no fundo era o que eu buscava para mim. Após estudar o promissor mercado de beleza no Brasil, decidi investir nessa área. Porém, eu não queria algo ‘menininha’, rosa, de coraçãozinho e florzinha, que estava em alta na época. Eu queria algo clássico e elegante, onde as pessoas se sentissem acolhidas, relaxadas e à vontade para desfrutar do ‘seu momento’. Inspirei-me em sites internacionais, pesquisei como eram os ambientes dos salões de beleza na Europa e Estados Unidos. Eu queria inovar. Meu foco era a experiência do cliente em todos os sentidos. Imaginava minha cliente entrando na Blu, acomodando-se confortavelmente nas poltronas, ouvindo boa música, relaxando, tomando uma bebida reconfortante ou comendo um bolo quentinho, sendo cuidada por nossas profissionais e saindo de lá sentindo-se mil vezes melhor do que quando entrou! Tudo foi construído pensando assim e, hoje, quando ouço as clientes contando a experiência delas, descrevendo o que imaginei, sinto uma satisfação enorme.

Quais foram os principais acertos e desafios nesse período?

Por mais que eu tenha planejado cada detalhe da Blu, precisei mudar e adaptar muita coisa. Eu não era desse mercado, então aprendi muito no dia a dia conceitos e lições do outro lado da moeda, como gestora do negócio e não como consumidora, e há muita diferença! Tudo foi se encaixando, até que veio a pandemia e a Blu tinha apenas um ano e cinco meses de funcionamento. Vi meu faturamento indo a zero da noite para o dia. Como saúde sempre foi uma questão séria na minha vida, respeitei e obedeci todas as decisões dos órgãos competentes. O grande desafio foi empreender de portas fechadas! Mesmo sem poder trabalhar, eu não podia deixar meu negócio morrer e nem cair no esquecimento. Além do meu sonho e todo meu esforço, outras pessoas estavam comigo e eu precisava também garantir o emprego delas. Foi um período de altos e baixos, mas com persistência e resiliência conseguimos, eu e minhas meninas (como chamo minha equipe), retomar o que estávamos construindo.

O que as clientes encontram hoje na Blu?

Tudo que tenho hoje na Blu é muito mais do que previa o plano inicial. O público foi mostrando a necessidade de agregar serviços. No projeto inicial tinha apenas o embelezamento das unhas e alguns serviços para relaxamento dos pés. Aos poucos. notei que muitas profissionais da área da beleza tinham outras habilidades e que, para as clientes, ampliar o leque de serviços era uma grande conveniência. Hoje temos unhas, cabelos, sobrancelha, depilação, podologia, maquiagem, lash lifting e microblading. E não tenho intenção de parar por aí. Quando a gente gosta de um lugar, conhece e confia nas pessoas que trabalham lá, é muito melhor fazer tudo por ali mesmo. Isso leva praticidade para o cliente e fidelidade para a empresa.

Que qualidades são fundamentais para uma empreendedora de sucesso?

Planejamento, criatividade e empatia. Empreender sem planejar é contar com a sorte! É sabido que a maioria das empresas fecha nos primeiros anos de vida por falta de planejamento, principalmente financeiro. É importante ter um bom produto e saber vender, mas você não vai longe se não for lucrativo. Conhecimento básico de finanças é fundamental. Criatividade porque empreender é criar! Você cria seu negócio, produtos, serviços, diferenciais, sua forma de se comunicar, de vender e isso nunca para. Pra continuar fazendo diferença no mercado, você tem que inovar sempre! E por fim, mas não menos importante, a empatia! O empreendedor cria um negócio para os outros e não para si, e se não praticar constantemente a empatia, não vai entender o funcionário, nem aceitar críticas do cliente, nem aceitar falhas e terá  dificuldade de prestar um bom atendimento. E o atendimento de qualidade é o que mais as pessoas buscam. Um produto ou serviço de qualidade atualmente é uma obrigação, não um diferencial. Mas a experiência que você proporciona ao seu cliente, isso sim é o que faz ele escolher o seu negócio.


Blu Esmalteria

Rua São João, 400 – Piracicaba (SP)
Whatsapp:    (19) 98904-9191
Instagram:    @blu.foryou
Facebook:   BluEsmalteriaPIracicaba

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