7 dicas sobre plano de carreira: você sabe para onde está indo?
É importante para o profissional traçar um plano de carreira que possua estratégias e metas concretas e realistas
Talvez o mais comum seja já ter uma ideia do que se quer fazer no âmbito profissional, ao entrar na faculdade. Muitos já escolhem seus caminhos no ensino médio, e outros vão compreendendo melhor as possibilidades ao longo dos anos de faculdade. Porém, não é incomum, mesmo formado, se sentir um pouco perdido em como chegar até sua meta.
Saber aonde chegar não é exatamente o problema, mas como chegar lá é que realmente traz algumas dores de cabeça. A parte acadêmica é óbvia, simples, leva tempo, mas segue um roteiro tradicional.
Como ter certeza dos caminhos? Como chegar lá?
São perguntas que assombram recém formados. Marcia Avelar, diretora de DHO da NVH Talentos Humanos, reuniu algumas dicas de como fazer um plano de carreira que direcione bem o profissional em formação.
1. Trabalhe!
Procure realizar estágios em sua área nos últimos anos de faculdade. Aqui ainda há a segurança do “estar estudando”, os horários serão mais leves, e você terá uma boa ideia das vertentes que sua profissão pode assumir.
2. Entreviste enquanto é entrevistado
Durante os processos seletivos para vagas de estágio, questione sempre como é estruturado o projeto de desenvolvimento do estagiário, se terá oportunidade de conhecer diversos campos de atuação, de fazer um job rotation, se terá treinamentos comportamentais. Vale a pena entender bem o que você vai aprender com o estágio, afinal ele faz parte da sua carreira.
3. Fuja de projetos mal feitos
Busque sempre projetos de trainees bem estruturados, que são ótimas oportunidades de desenvolvimento. Reforçando, você também tem que ganhar, não só a empresa. O estágio é sua oportunidade.
4. Conheça o mercado
Procure conhecer ou pesquisar as empresas que estão melhor posicionadas no segmento que deseja atuar. Saber quais locais tem mais chance de te trazer renome e conhecimento ajudarão na hora de construir uma carreira sólida. Além disso, assim você sabe onde há oportunidades de crescer até o cargo que deseja.
5. Networking
Parece óbvio, mas é preciso participar de grupos da área que deseja atuar para iniciar o seu networking. Conhecer pessoas, aprender com elas, receber indicações, tudo isso conta muito na hora de ampliar seu renome no mercado.
6. Tenha um plano
Falo de um plano físico, real. Consegue-se bons resultados montando um modelo de metas para gerenciar a carreira como um processo, cortando estágios em partes menores e atingíveis, te dando uma noção grande de direcionamento e cadência de processo. Quanto mais desenvolver o planejamento, mais possibilidades serão abertas e facilitará numa busca focada. Porém, é importante conhecer os meios no qual se está inserido e quais objetivos profissionais e de vida você escolheu. Isso é o primordial.
7. Peça ajuda
Vale a pena consultar um especialista para ajudar a entender para se vai. Porém, dependerá dos recursos disponíveis. Caso tenha recursos financeiros para investir, existem excelentes coachs e consultores especialistas que poderão direcionar, de maneira assertiva suas escolhas, através de uma vasta experiência de mercado. Mas, se não tiver como investir, acredito que as redes sociais, as pesquisas disponíveis e um bom networking certamente facilitarão nessa busca, afinal o conhecimento de pessoas da área pode ser adquirido conversando com as pessoas daquele meio.
Sobre Marcia Avelar
Marcia Avelar é Diretora de DHO da NVH Talentos Humanos, uma empresa do Grupo NVH.
NVH Talentos Humanos
Fone: (11) 5031-6066
Leia também esses posts relacionados:
- Sebrae dá 5 dicas para quem está abrindo um negócio
- Papo com Cris entrevista a professora e palestrante Cris Kerr, em Live no Instagram
- Como enxergar as oportunidades em meio a esta pandemia? Acredite, há soluções!
- Papo com Cris entrevista a psicodramatista e gestora de carreira Melissa Oliver em Live no Instagram
- “Tá de TPM?”: mais de 43% das mulheres escutam esse questionamento no mercado de trabalho