Impulso dá 5 dicas para realizar um home office produtivo
Empresas e profissionais de TI evoluem o conceito de trabalho remoto e passam a repensar onde, como e quando devem trabalhar para aumentar a produtividade e qualidade de vida
As novas tecnologias, que permitem realizar um home office produtivo, estão transformando completamente os ambientes de trabalho. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Microsoft ao Ibope Conecta, para 85% dos profissionais brasileiros, a experiência de realizar uma reunião remotamente já não deixa nada a desejar em relação aos encontros presenciais.
Segundo o estudo, a flexibilidade de horário (68%) e a possibilidade de fazer home office e/ou trabalhar a partir de outros ambientes que não necessariamente o escritório (62%) ocupam o topo da lista de elementos que mais caracterizam um ambiente de trabalho moderno.
Para acompanhar essa transformação, a Impulso, ecossistema de serviços para potencializar times de tecnologia, e a Officeless, criaram a Impulso Remote, uma solução para ajudar empresas e times de TI a adotarem o trabalho remoto de maneira prática e eficiente.
Abaixo, a Impulso Remote listou técnicas, ferramentas e hábitos para aumentar a produtividade, dar visibilidade ao andamento dos projetos e promover o engajamento da equipe, independente da localização.
1. Gerenciamento de tempo
Para realizar trabalho remoto, é imprescindível que as pessoas saibam fazer uma boa gestão do tempo de suas atividades. Quando essa variável é monitorada é possível conhecer a capacidade de produção de um time e acompanhar as oscilações. Isso permite que ações sejam feitas sempre que uma queda for identificada e torna muito mais simples reconhecer as oportunidades de torná-la maior. Gestão de tempo é uma habilidade que pode ser desenvolvida, e ferramentas, como o Timely e Toggl, ajudam a monitorar quais as atividades são realizadas, definir os prazos e acompanhar o tempo gasto para realizar cada uma delas e, assim, analisar o que está bom e o que pode melhorar com impacto rápido no aumento de produtividade.
2. Horários
Defina uma carga horária a ser cumprida pela equipe. Combinar qual o melhor horário para realização do trabalho é fundamental. O mais comum é que seja em horário comercial convencional, mas variações disso são totalmente possíveis desde que acordadas anteriormente e que este acordo seja cumprido à risca, sem que o controle seja necessário, fortalecendo uma relação de confiança.
3. Tarefas e Deadline
Em um trabalho home office, as maiores dúvidas e preocupações de gestores e colaboradores estão relacionadas à avaliação do trabalho. Uma ótima forma de evidenciar a produtividade é fragmentar um grande trabalho em pequenas tarefas, estabelecer prazos e monitorar o estágio de execução de cada uma das atividades. Uma ótima ferramenta para isso é o Trello que tem, além de ótimas funcionalidades, uma usabilidade simples e intuitiva.
4. Comunicação
No trabalho remoto, a comunicação se dá, principalmente, por três vias: e-mail, aplicativos de mensagens real time e por videoconferências. A horizontalização de poder das organizações modernas torna muito mais transparente e disponível o compartilhamento de informações, até mesmo das decisões mais importantes. Portanto, ferramentas que registram todo o histórico de interação entre a equipe é fundamental e elas devem estar agrupadas em canais com assuntos específicos. A Rocket.Chat é uma das ferramentas que facilita a comunicação entre os membros da equipe.
5. Reuniões
Um dos desafios do trabalho remoto é conseguir definir quando é necessário convocar uma reunião de vídeo e quando é melhor seguir com as mensagens trocadas nas ferramentas de texto. Organizações que implementam o trabalho remoto tendem a olhar para a relação tempo e dinheiro com mais atenção e é isso o que deve ser levado em consideração. Equacionar sempre importância, urgência, número de envolvidos e complexidade do assunto vai ser determinante para definir quando a chamada de vídeo deve ser o recurso escolhido e quanto tempo será necessário reservar para tratar cada assunto. Além disso, ferramentas de videoconferência como o Zoom são essenciais para reuniões recorrentes de cada time de todas as áreas da empresa e versões pagas permitem até mesmo a gravação na nuvem, o que facilita ainda mais o compartilhamento das informações.
Sobre a Impulso
A Impulso é um ecossistema aberto de tecnologia para favorecer o desenvolvimento tecnológico, oferecendo soluções que beneficiam tanto empresas de todos os segmentos, quanto profissionais de tecnologia. A empresa está organizada em nove unidades de negócios (Team, Network, Agile, Remote, Research, Academy, Mentoring, Meetups e Shop), que atuam de forma independente, porém complementar.
Suas soluções proporcionam a capacitação de profissionais, aprimoramento de soft e hard skills ligadas ao Futuro do Trabalho e ao desenvolvimento de software, relacionamento e conexão entre diferentes pessoas, habilidades e soluções. Com o propósito de acelerar a revolução tecnológica nas organizações, além de profissionais para compor times de tecnologia, a Impulso oferece consultoria em gestão e governança, treinamento ágil e implementação do trabalho remoto para potencializar os mais diversos níveis de gestão de uma empresa.
Além disso, a Impulso possui um serviço de coleta, análise, enriquecimento e consolidação de dados para avaliar habilidades de profissionais e times de TI da sua rede dando apoio à tomada de decisão para empresas de todo segmento. Graças a esse modelo de negócios único, a empresa já entregou mais de 700 projetos com sistemas em diferentes stacks tecnológicos e nos mais diversos níveis de complexidade, e conta com uma comunidade com mais de 4 mil profissionais de tecnologia, que buscam conhecimento, desenvolvimento de suas carreiras, autonomia e conexão de propósitos pessoais e profissionais.
Fundada em novembro de 2017, possui clientes como Sony Music, Veloe/Alelo, ESPN, Bio Ritmo, Somos Educação, Citrix, Lojas Americanas, M4U/Cielo, Creditas e Descomplica.
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