13 passos para construir a sua Marca e Imagem
Por Alexander Baer
A conquista de um espaço no mercado de trabalho e a melhoria nos relacionamentos pessoais estão diretamente relacionados com o autoconhecimento e a capacidade de explorar potenciais. “Acredite. Você é o único responsável pela sua Marca e Imagem. Através de ações simples de relacionamento você pode mudar a sua vida e projetar seu futuro com mais segurança.”
O que precisa fazer:
- Ao contrário do que alguns pensam, cuidar e potencializar sua Marca e Imagem não é fazer propaganda enganosa, mas a expressão do que verdadeiramente somos. E para revelarmos a nossa essência, sem defesas ou medos exagerados, precisamos reconhecer as nossas potencialidades, limitações, competências e habilidades, além de aprender a utilizá-las ao nosso favor.
- A mudança começa de dentro para fora, com o autoconhecimento interior e exterior. Afinal, como vender um produto/serviço se não o conhecemos? O mesmo se aplica a você. Aprenda a se conhecer melhor e identificar seus pontos fortes e fracos, potenciais e limitações.
- E por falar em mercado, você sabe como as pessoas lá fora o veem? Nesse processo de autoconhecimento, também é importante descobrir como os outros percebem você, as oportunidades e as ameaças que este mercado reserva. Para descobrir, a dica é fazer uma pesquisa de mercado (que pode ser informal ou formal) com seus amigos, família e colegas de trabalho. Descubra o que eles realmente veem em você — pontos positivos/fortes e negativos/fracos— e aprenda a usar isso ao seu favor, também identificar as ameaças que podem prejudicar e as oportunidades que podem alavancar sua Marca e Imagem.
- O próximo passo é buscar motivação. Procure dentro de você aquilo que irá impulsioná-lo a buscar seus objetivos e melhorar seus relacionamentos. Identifique tudo aquilo que você quer buscar. Afinal Motivação vem de Motivos que Levam à Ação!
- 5 – Assim fica mais fácil dar o próximo passo: planejar. Da mesma forma que uma empresa precisa de um planejamento formalizado, com objetivos a serem alcançados, o indivíduo também precisa colocar seus anseios, desejos e necessidades no papel, quantificando metas a curto, médio e longo prazo. Em diversas áreas da vida: profissional, pessoal, familiar, espiritual, financeira, econômica, social e outras.
- É importante valorizar seus relacionamentos. A rede de contatos é uma grande ferramenta de marketing. A dica é manter sua network sempre atualizada. Procure, em velhas agendas e cadernos de endereços, telefones de antigos colegas de trabalho, de escola ou da faculdade, e todos aqueles contatos extraprofissionais. Cada uma destas pessoas representará para você um potencial de informação, de ajuda ou um gerador de negócios.
- Faça parte das redes sociais, mas o importante não é ter as mesmas, mas como você as utiliza ao seu favor, a favor de sua Marca e Imagem. E tem que gostar de gente de verdade, e estar com gente de verdade, não só virtual ou via “canal de comunicação celular, por exemplo”.
- Para atingir o sucesso da sua Marca e Imagem é essencial ter espírito empreendedor. Procure investir em cursos de atualização profissional, participe de eventos nos campos de seu interesse, e busque informar-se sobre diferentes assuntos. Ao buscar a valorização pessoal e profissional você se torna um empreendedor da sua marca.
- Mantenha-se ligado nas exigências tecnológicas da profissão, da empresa e do mercado. Ser globalizado e estar conectado com o mundo são exigências no universo profissional.
- Quem não gosta de uma atenção especial? Se você demonstrar o quanto valoriza seu colega de trabalho, seu chefe, sua esposa, marido, noivo, noiva, namorado, namorada, seu amigo, ou seja, gente, então irá surpreender e encantar.
- Comunique-se, já dizia nosso saudoso Chacrinha que “quem não se comunica se trumbica”. Não adianta ser o melhor profissional do mundo, mas desconhecido.
- Mas todas estas dicas não terão efeito se você não souber investir em qualidade de vida. Atenção. É importante viver a vida de fato e com amor, em todos os aspectos, já ditos anteriormente. Isso irá ajudá-lo a superar dificuldades e encontrar motivação para concretizar seus objetivos.
- E por fim nunca se esqueça de que cuidar e potencializar sua Marca e Imagem é acima de tudo, atitude – Ação – Ação – Ação e MUITO AMOR!
Sobre Alexander Baer
Alexander Baer é empresário desde 2001 e administrador por formação. É professor do MBA da Fundação Getulio Vargas, palestrante e Coach Estratégico em Planejamento de Vida e Carreira e CEO Founder da 1ª Escola de Marketing Pessoal do Brasil. Alexander é especialista em Marketing e Gestão de Pessoas, com mestrando em NeuroMarketing pela Florida Christian University – Orlando/USA e possui experiência de 31 anos em empresas de grande, médio e pequeno porte nacionais e multinacionais.
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