Carreira
Rodrigo Mancini Empreendedorismo Digital

Empreendedorismo Digital: 8 passos pra você começar agora mesmo

Por Rodrigo Mancini

O crescimento das Redes Sociais tem criado um ambiente propício para o surgimento de startups, aplicativos, e-commerce, produção de conteúdo, plataformas de cursos e tantas outras formas de se fazer negócio e obter lucros pela internet. Estamos falando do Empreendedorismo Digital, uma tendência que ainda vai gerar muitas oportunidades nos próximos anos.

E é bom deixar claro que não precisa ser um expert em tecnologia, pois existe espaço e oportunidade para diversos tipos de negócios. Recentemente comecei a seguir um perfil no Instagram com o nome “Apaixonados por Aviação”, que posta curiosidades sobre aeronaves antigas e modernas, pousos, decolagens, aeroportos interessantes, etc.

Rodrigo Mancini Empreendedorismo Digital

Certo dia, um post chamou a minha atenção. Com a foto de um jovem e a legenda: “Quando começamos este canal, queríamos apenas postar fotos legais sobre aviação, nunca imaginei ter um alcance igual ao que temos hoje (…)”. O post continuava com uma série de agradecimentos e, ao final, dizia “…a partir da próxima semana vem novidades por aí”.

Analisei o feed e verifiquei que a página estava começando a divulgar oportunidades de negócios para a compra e venda de aeronaves, uma espécie de “classificados da era moderna”. Resumindo, um apaixonado por aviação, que só queria criar um ambiente para compartilhar sua paixão como um hobby, transformou o seu perfil num espaço de compra e vendas de aeronaves e anúncios publicitários.

Mas, nem sempre as coisas acontecem como um golpe de sorte. Por isso, se você quer aproveitar as oportunidades deste universo digital, alguns passos são fundamentais para criar um negócio sólido e que se sustente por muito tempo. São eles:

  • Afinidade
    É importante que você tenha alguma identificação com a atividade em que irá atuar, pois terá que se dedicar muito e não tem nada pior do que dispender energia com algo que não gostamos de fazer.
     
  • Conhecimento
    Estude, faça cursos, associe-se a outros profissionais com conhecimentos complementares aos seus. Resumindo, capacite-se.
     
  • Monte um projeto
    Defina seus objetivos, investimentos necessários, análise das concorrentes, formas de comercialização, estrutura necessária, etc.
     
  • Dê uma “cara” ao negócio
    É muito importante que você tenha uma identidade visual com marca, logo e padrão de cores que estejam em consonância com sua proposta e siga as tendências de marketing – mesmo que as mais simples.
     
  • Legalize já
    Legalize o seu negócio. Isso é muito importante para a credibilidade, conquista de clientes, parcerias, etc.
     
  • Faça parcerias
    Você precisará de pessoas ou empresas que acreditem no seu projeto e que contribuam para a implantação e continuidade dele. Mas, muito cuidado, alguns estarão interessados apenas em copiar a sua receita.
     
  • Prepare-se para a rejeição
    Assim como em qualquer atividade, tenha em mente que muitos irão negar as suas propostas e ideias.

Acredite, você terá que aperfeiçoar sua ideia – tenha consciência de que, ao longo do processo de preparação e, mesmo, após o início do seu negócio –, mudanças serão inevitáveis. O meio digital é muito dinâmico e você terá que reinventar e acrescentar outros ingredientes com certa frequência.

É evidente que dependendo do negócio, como uma startup, aplicativo ou e-commerce, o grau de complexidade e a quantidade de “passos” aumenta, exigindo o envolvimento ou contratação de outros profissionais no período de preparação do negócio. Porém, é possível empreender em algumas áreas, neste vasto universo digital, em segmentos mais simples.

E se você tem a ideia, mas não sabe como organizar todos esses ingredientes, procure instituições de apoio ao empreendedorismo, como o SEBRAE, que possui uma infinidade de produtos e serviços especializados para ajudá-lo. Lembrando ainda que a internet é uma fonte inesgotável de informações, ou seja, tudo o que está descrito nestes tópicos é possível encontrar como colocá-los em prática, lendo artigos e assistindo vídeos.

Boa sorte!

Sobre Rodrigo Mancini

Rodrigo Mancini é economista, mestre e doutor em geografia econômica, empreendedor e empresário.


Leia também esses posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *