Solidariedade
Sicredi Donativos Campanha Árvore Solidária Piracicaba

Campanha de Natal da Sicredi União PR/SP arrecada 51 toneladas de donativos

Quantidade se refere às cidades das regiões Centro e Leste Paulista que participaram da Árvore Solidária, que irá beneficiar entidades assistenciais e famílias carentes. Piracicaba arrecadou 4.750kg.

Com o foco no combate a fome, a campanha ‘Árvore Solidária’, uma das principais iniciativas da Sicredi União PR/SP, arrecadou 51 toneladas de alimentos que ajudarão entidades assistenciais e famílias carentes presentes nos municípios das regiões Centro (19,4 ton.) e Centro Leste Paulista (31,5 ton.) durante a mobilização de 2020.

Pelo 10º ano, a instituição financeira cooperativa realiza a ação no período natalino e vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), Pacto Global (Global Compact) da Organização das Nações Unidas (ONU) ao qual é signatária.

E como em anos anteriores, Mogi Guaçu teve a agência com maior destaque em arrecadação nas regiões Centro e Centro Leste Paulista pelo 4º ano consecutivo. Foram 13 toneladas de alimentos angariados no período da campanha e que foram destinados a 21 entidades assistenciais do município.

Em 2019, a mobilização de colaboradores da agência alcançou 15 toneladas, mesma quantidade do ano anterior e 3.000 kg a mais que em 2017, quando angariou 12 toneladas.

Na cidade, a cerimônia de entrega ocorreu na manhã de segunda-feira (14), na agência localizada à Praça Antonio Giovani Lanzi, 109 – Capela, com a presença do gerente de Desenvolvimento Regional Júlio Cesar Donizete de Alcântara, do conselheiro administrativo Cláudio Miranda Leal, da coordenadora de Núcleo Odete Barata, além do gerente geral Gilberto Carlos do Amaral, da gerente Administrativo Mariana Feliciano e todos os colaboradores.

Arrecadação nas outras cidades

  • Em Mogi Mirim, a agência Sicredi arrecadou 1.820 kg de alimentos, que foram distribuídos a 16 entidades do município.
  • Em São João da Boa Vista, as três agências – Mantiqueira, Unimed e Centro – arrecadaram, juntas, em torno de 2.200 kg de donativos, sendo a maior parte em alimentos, mas também brinquedos, entre outros produtos. Separadamente, apenas a agência Mantiqueira arrecadou cerca 1.200 kg. O restante foi angariado nas outras duas unidades.
  • Também vizinha a São João, a agência de Aguaí recolheu mais 1,2 tonelada de alimentos. Por lá, as doações serão feitas em parceria com a paróquia Senhor Bom Jesus e mais de 50 famílias carentes da cidade serão beneficiadas.
  • Já em Caconde, a agência local angariou 1,3 tonelada de alimentos, a qual será destinada ao Lar da Criança e ao Caconde Comunitário, projeto de cunho privado e que direcionará os donativos a famílias necessitadas da cidade.
  • Em Estiva Gerbi, foram arrecadadas 60 cestas básicas de 20 kg cada, o que totalizou 1.200 kg. Além disso, a agência local conseguiu mais 60 panetones. O conteúdo arrecadado será destinado às famílias das crianças assistidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Rosa Mística e famílias carentes da cidade.
  • Itapira angariou 1.550 kg – agência Centro com 1.300 kg e a agência Itapira com 250 kg. No município, cinco entidades assistenciais receberão os donativos.
  • A Árvore Solidária em Espírito Santo do Pinhal arrecadou 1 tonelada de alimentos, que foram doados ao Centro Vicentinos e que já realiza trabalho em prol das famílias carentes.
  • Vargem Grande do Sul também conseguiu arrecadar 1 tonelada de alimentos, a qual foi doada na terça-feira (15) à Associação Setembro, que representa todas as outras entidades assistenciais do município e também atende famílias carentes.
  • A agência São José do Rio Pardo foi outra que arrecadou 1 tonelada de alimentos para serem doados a famílias da Rua do Curtume, além de 4 bicicletas e mais de 100 brinquedos.
  • Em São Antônio do Jardim, a agência angariou 1.200 kg e a entidade beneficiada foi o Hospital Francisco Rosas.
  • São Antônio do Jardim arrecadou 1.200 kg destinados ao Hospital Francisco Rosas.
  • Itobi conseguiu 1.100 kg e atendera ao Lar São Vicente de Paulo, que abriga 40 idosos.
  • Divinolândia arrecadou 1 tonelada e atenderá duas entidades (Lar da Criança de Divinolândia, com 50 crianças, e o Solar das Magnólias, com 150 internos.
  • Tapiratiba conseguiu 800 kg que foram doados a três entidades: Apae, Lar Assistencial Osório de Faria, Hospital da cidade e também famílias carentes.
  • Santa Cruz das Palmeiras arrecadou 800 kg, os quais serão direcionados a 11 famílias carentes e hospital da cidade.
  • Casa Branca angariou 540 kg mais 160 latas de leite e duas 2 entidades: Abrigo de Idosos (40 asilados) e Amigos do Sopão, que atende 500 famílias.
  • Mococa e São Benedito das Areias arrecadaram 500 kg e 120 kg, respectivamente.
  • Por fim, a agência Águas da Prata arrecadou cerca de 200 kg de donativos, que serão destinados a duas entidades da cidade: Lar Nossa Senhora de Lourdes e Creche dos Idosos.

Centro paulista

Já na regional Centro Paulista, Piracicaba foi a cidade que mais arrecadou, angariando 4.750 kg nas quatro agências espalhadas pela cidade e revertendo a maior parte para a Central Única das Favelas (Cufa).

Nos demais municípios da região com duas agências, Americana arrecadou mais 2.600 kg e Limeira, 1.545. Em Rio Claro foi arrecadado 2.019 quilos que serão compartilhados por três entidades da cidade: Lar Betel, Asilo São Vicente de Paula e ONG Vida a Vila.

Leme recolheu outros 1.8 quilos de mantimentos e encaminhou tudo para o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc). Já Araras coletou 1.100 kg e também dividiu entre três entidades: Associação de Amigos das Crianças de Araras (Amcra), Casa do Idoso São Judas Tadeu e Centro Espírita São João Batista.

A pequena Iracemápolis surpreendeu e atingiu as duas toneladas de arrecadação e tudo foi repassado para a Pastoral da Criança da cidade. Cordeirópolis arrecadou 1.067 kg e doou para a Ação Social Educativa da Paróquia Santo Antonio de Cordeirópolis (Acesac).

Nos demais municípios da região, Charqueada, com 300 kg repassou para Pastoral Auxílio Fraterno da paróquia Nossa Senhora do Rosário; Conchal (558 kg) para o asilo Casa de Repouso Cardoso; Engenheiro Coelho (160 kg) doou para famílias carentes da cidade, em parceria com a Igreja Quadrangular.

Em Ipeúna, os 650 kg arrecadados foram para famílias carentes atendidas pelo CRAS e Vicentinos; em Santa Bárbara d’Oeste (505 kg) a beneficiada foi a Rede Feminina de combate ao Câncer; e em Santa Gertrudes (418 kg) a entidade escolhida foi o Lar dos Velhinhos da cidade.

A campanha

Em 2020, a campanha Árvore Solidária recolheu e doou as toneladas de alimentos no Natal com a mobilização de 110 agências da Sicredi União PR/SP presentes nos municípios das quatro regiões de atuação da instituição financeira cooperativa – Norte e Noroeste do Paraná e Centro e Centro Leste Paulista.

O lançamento da campanha aconteceu com os colaboradores em 13 de novembro e neste ano teve como foco o combate a fome. Para tanto, a ação angariou gêneros alimentícios não perecíveis até o dia 11 de dezembro. Em seguida, as agências tiveram até o dia 18 para realizar as entregas às entidades beneficiadas.

Além da ‘Árvore Solidária’ compor o ambiente natalino das agências, contribuindo com a decoração do espaço ao se empilhar os mantimentos recebidos em forma de pinheiro, a ação contribui com dezenas de entidades assistenciais e filantrópicas envolvidas em causas sociais.
Dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a meta do Brasil, até 2030, é erradicar a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular as mais necessitadas e em situação de vulnerabilidade, incluindo crianças e idosos, produzir alimentos seguros, culturalmente adequados, saudáveis e suficientes durante todo o ano.

“Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável são compromissos dos ODS e a Sicredi, que é signatária desse movimento, se dispõem a contribuir com a construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável”, afirmou Rogério Machado, diretor executivo da Sicredi União PR/SP.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins) e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *