Beleza
Vavar o Rosto no Chuveiro

Lavar o rosto no chuveiro realmente faz mal? Saiba qual é a melhor forma de cuidar da pele do local

A drª Paola Pomerantzeff desmistifica algumas questões relacionadas ao assunto e dá dicas de como higienizar a pele corretamente.

Sabemos que para uma pele impecável no rosto a higienização é uma das partes mais importantes, não é? E é muito provável que você já tenha ouvido que o rosto deve ser lavado na pia, nunca no chuveiro. Certo? Mas isso é realmente prejudicial? Segundo a drª Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), não existe lugar certo ou errado para lavar o rosto. “Lavar o rosto no chuveiro remove a sujeira, o sebo, a maquiagem, os detritos e a poluição, assim como seria caso fosse lavado em uma pia, por exemplo. Se a lavagem está sendo feita da forma adequada, não existe diferença”, afirma.

Outras duas questões que circundam o tema são a regra dos 60 segundos e a temperatura ideal da água. “A regra dos 60 segundos não possui fundamento: Não é necessário ficar por um minuto esfregando o rosto para que a pele fique limpa e hidratada. Se você estiver sendo cuidadoso e utilizando os produtos corretamente, não precisa ficar contando o tempo de lavagem do rosto, contanto que não haja fricção exagerada”, afirma.

E quanto à temperatura da água? Segundo ela, a água quente não necessariamente é responsável por abrir os poros, ao passo que a água fria não consegue fechar poros. Pior: uma temperatura muito quente pode desidratar a pele.

“Para limpar as impurezas do rosto, o melhor é a água fria a morna. A água fria pode beneficiar quem sofre de vermelhidão ou inflamação na pele, já que ajuda a acalmar e reduzir a irritação ao contrair os vasos sanguíneos”, destaca.

Sobre a quantidade de vezes que devemos lavar o rosto por dia, a Dra. Paola afirma que o ideal é duas vezes – de manhã e à noite. “Em nenhuma hipótese devemos dormir sem lavar o rosto, principalmente se fizermos uso de maquiagem. Isso por que a camada que se forma na sua pele ao longo do dia pode obstruir os poros, causando aumento da oleosidade e inflamações que se transformam em espinhas. Depois de dormir alguns dias de maquiagem pode acontecer o efeito contrário: a pele se tornar mais ressecada”, explica.

A lavagem pela manhã, segundo a médica, é tão importante quanto a noturna, principalmente para quem aplica cremes antes de dormir ou algum produto antienvelhecimento como é o exemplo do retinol.

Lavar pela manhã remove os produtos noturnos, deixando a pele renovada para os produtos da manhã e para a aplicação da maquiagem, mas cuidado com os excessos. Se você costuma usar agentes muito secativos à noite, como retinóides, e faz a maioria dos tratamentos – máscaras, esfoliantes químicos, etc. – no período noturno, é necessário limpar o rosto pela manhã com um produto menos abrasivo”, complementa.

Por fim, a médica ressalta que só a lavagem não é suficiente para manter a pele firme, bonita e saudável. “Cada pele possui suas próprias demandas. Por isso, é ideal que as escolhas dos produtos utilizados na rotina de skincare sejam tomadas em conjunto com um dermatologista”, finaliza.

Sobre a drª Paola Pomerantzeff

A drª Paola Pomerantzeff é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais.

Mais informações no site da drª Paola Pomerantzeff: www.drapaola.me


Leia também esses posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *