Variedades

‘Educar para Crescer’ dá sugestões de atividades para as crianças nas férias

EDUCAR PARA CRESCER DÁSUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA AS CRIANÇAS NAS FÉRIAS

Os filhos podem continuar aprendendo longe da escola e, o que é mais importante, estreitar laços afetivos que ficam um pouco esquecidos na correria do período letivo

As férias se aproximam e os pais já começam a se desesperar: o que fazer com tanto tempo livre? Esse momento, que parece tão simples, tem um valor incalculável para o crescimento saudável da criança e pode ser vivido com mais intensidade quando a agenda dos pequenos não está atribulada.

É importante procurar experiências de qualidade que podem ser compartilhadas em família, com direito a aprendizado e descobertas. Pensando nisso, a arte-educadora Fátima Balthazar, assessora pedagógica do Sistema Educacional Família Escola de Curitibaela, propõe um cardápio de férias – com uma atividade por dia da semana – para que pais se organizem e filhos não fiquem ansiosos devido à falta de rotina, ou à mercê da programação da TV. Veja a seguir.

Dia 1: Jogo
É certo que as crianças brincam com os coleguinhas, mas e com a família, têm brincado também? Deixe a criança escolher um jogo de tabuleiro, uma brincadeira tradicional (como Stop), bingo ou baralho, para que toda a família – convidados também são bem-vindos – brinque junta.

Dia 2: Cinema com pipoca
“Que filme você gostaria de assistir?” – em vez de impor um de seu gosto, deixe que a criança decida um filme para que vocês vejam juntos. Para acompanhar, faça pipoca e peça para ele dividi-la em porções iguais para todos os participantes – assim, ele treina quantidades e ainda valoriza mais a atividade, pois está participando ativamente dela. Para acompanhar, um suco de fruta bem saudável vai bem.

Dia 3: Gincana do quero-quero
A casa anda um pouco bagunçada? Está na hora de achar aquilo que foi perdido e ninguém nunca mais achou. Você diz: “Eu quero um/uma…”, e lá vão as crianças atrás do objeto. Para incentivar o discernimento, peça itens coloridos (um lápis azul-claro, por exemplo) ou que não são tão óbvios para a criança (como pregadores de roupa).

Dia 4: Piquenique noturno
Está na hora de cozinhar com a garotada. Ensine os pequenos fazerem sanduíches, ou até asse um bolo com a sua ajuda, para o piquenique que será organizado na sala, no lugar do jantar.

Dia 5: Lá vem história…
O quarto da criança é um lugar mágico, e ficará mais ainda nas férias. Espalhe almofadas no chão ou monte uma cabaninha para uma contação de histórias especial: desta vez, você conta uma historinha e, depois, a criança é quem conta outra para você dormir.

Dia 6: Tecnologia
Sim, não tem como ela não estar presente. Se a criançada joga videogame, chegou a hora de você entrar no mundo delas: a missão é elas ensinarem você a jogar.

Dia 7: Compras
A educação financeira está em alta, e as férias são o momento ideal para fazer valer o aprendizado. Dependendo do poder aquisitivo da família, dê uma determinada quantidade de dinheiro (desde que não seja exagerada – de 10 a 40 reais é o ideal) – ele poderá gastar com o que quiser, e até o lanche ficará por conta dele.

Todas as dicas podem ser conferidas através do linkhttp://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/fazer-filhos-ferias-726255.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar&utm_content=dica_do_dia&

Sobre o movimento
O Educar para Crescer é um movimento de longo prazo e sem fins lucrativos da Editora Abril apoiado pelo Ministério da Educação. Foi criado para transformar a Educação na grande pauta nacional, estimulando as boas práticas e destacando a importância da Educação para o crescimento do Brasil e de seus cidadãos. Conta com o patrocínio da Malwee e apoio da Confef e Instituto Unibanco e com um conselho consultivo formado por personalidades de destaque no universo da educação. Acesse http://www.educarparacrescer.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *