Os filhos podem continuar aprendendo longe da escola e, o que é mais importante, estreitar laços afetivos que ficam um pouco esquecidos na correria do período letivo
As férias se aproximam e os pais já começam a se desesperar: o que fazer com tanto tempo livre? Esse momento, que parece tão simples, tem um valor incalculável para o crescimento saudável da criança e pode ser vivido com mais intensidade quando a agenda dos pequenos não está atribulada.
É importante procurar experiências de qualidade que podem ser compartilhadas em família, com direito a aprendizado e descobertas. Pensando nisso, a arte-educadora Fátima Balthazar, assessora pedagógica do Sistema Educacional Família Escola de Curitibaela, propõe um cardápio de férias – com uma atividade por dia da semana – para que pais se organizem e filhos não fiquem ansiosos devido à falta de rotina, ou à mercê da programação da TV. Veja a seguir.
Dia 1: Jogo
É certo que as crianças brincam com os coleguinhas, mas e com a família, têm brincado também? Deixe a criança escolher um jogo de tabuleiro, uma brincadeira tradicional (como Stop), bingo ou baralho, para que toda a família – convidados também são bem-vindos – brinque junta.
Dia 2: Cinema com pipoca
“Que filme você gostaria de assistir?” – em vez de impor um de seu gosto, deixe que a criança decida um filme para que vocês vejam juntos. Para acompanhar, faça pipoca e peça para ele dividi-la em porções iguais para todos os participantes – assim, ele treina quantidades e ainda valoriza mais a atividade, pois está participando ativamente dela. Para acompanhar, um suco de fruta bem saudável vai bem.
Dia 3: Gincana do quero-quero
A casa anda um pouco bagunçada? Está na hora de achar aquilo que foi perdido e ninguém nunca mais achou. Você diz: “Eu quero um/uma…”, e lá vão as crianças atrás do objeto. Para incentivar o discernimento, peça itens coloridos (um lápis azul-claro, por exemplo) ou que não são tão óbvios para a criança (como pregadores de roupa).
Dia 4: Piquenique noturno
Está na hora de cozinhar com a garotada. Ensine os pequenos fazerem sanduíches, ou até asse um bolo com a sua ajuda, para o piquenique que será organizado na sala, no lugar do jantar.
Dia 5: Lá vem história…
O quarto da criança é um lugar mágico, e ficará mais ainda nas férias. Espalhe almofadas no chão ou monte uma cabaninha para uma contação de histórias especial: desta vez, você conta uma historinha e, depois, a criança é quem conta outra para você dormir.
Dia 6: Tecnologia
Sim, não tem como ela não estar presente. Se a criançada joga videogame, chegou a hora de você entrar no mundo delas: a missão é elas ensinarem você a jogar.
Dia 7: Compras
A educação financeira está em alta, e as férias são o momento ideal para fazer valer o aprendizado. Dependendo do poder aquisitivo da família, dê uma determinada quantidade de dinheiro (desde que não seja exagerada – de 10 a 40 reais é o ideal) – ele poderá gastar com o que quiser, e até o lanche ficará por conta dele.
Todas as dicas podem ser conferidas através do linkhttp://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/fazer-filhos-ferias-726255.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar&utm_content=dica_do_dia&
Sobre o movimento
O Educar para Crescer é um movimento de longo prazo e sem fins lucrativos da Editora Abril apoiado pelo Ministério da Educação. Foi criado para transformar a Educação na grande pauta nacional, estimulando as boas práticas e destacando a importância da Educação para o crescimento do Brasil e de seus cidadãos. Conta com o patrocínio da Malwee e apoio da Confef e Instituto Unibanco e com um conselho consultivo formado por personalidades de destaque no universo da educação. Acesse http://www.educarparacrescer.com.br.