Eventos
Palestra Ipedd Economia de Francisco

Evento sobre economia da agenda do Papa Francisco acontece em Piracicaba neste sábado (07/12)

Ladislau Dowbor e Eduardo Brasileiro falam sobre as dinâmicas contemporâneas e os caminhos propostos pela Economia de Francisco

O Ipedd (Instituto Piracicabano de Estudos e Defesa da Democracia) promove amanhã (sábado), às 14h30, no Seminário Seráfico São Fidélis, um encontro de formação sobre a Economia de Francisco, evento que o Papa Francisco realizará em Assis, Itália, de 26 a 28 de março de 2020, para repensar a economia global. O evento local tem as presenças de Ladislau Dowbor, economista e professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e do ativista Eduardo Brasileiro. O encontro faz parte da Articulação Brasileira da Economia de Francisco e é aberto ao público.

O seminário fica na avenida Independência, 734.

O centro das discussões é o de repensar a economia como condutora de um colapso dos recursos naturais e a extrema concentração de riqueza nas mãos de um pequeno grupo frente ao número da população mundial. Nesta linha, a Economia de Francisco procura por soluções de um viés econômico inclusivo, sustentável e justo no sentido da equidade.

O referenciado economista Ladislau Dowbor contribui para a discussão do dia com reflexões sobre o sistema econômico atual. Já Eduardo Brasileiro irá expor a proposta do Papa Francisco no encontro global e formas de atuação.

Papa Francisco - Ipedd Economia de Francisco

Francesco Economy

A Economia de Francesco é um encontro internacional entre jovens acadêmicos e ativistas no campo da economia, convocado pelo Papa Francisco. O título do evento refere-se claramente ao santo de Francisco de Assis, um exemplo em sua excelência de cuidado com a terra e ecologia integral, mas, também, ao Papa Francisco. Desde que escreveu ´Evangelii Gaudium´ e, depois, ´Laudato Si ‘, o Papa denunciou o estado patológico de grande parte da economia mundial, estendendo um convite para a implantação de um novo modelo econômico.

Um encontro do Papa com o bispo de Assis, Domenico Sorrentino, e com o economista Luigino Bruni, professor de economia política da Lumsa (Universidade de Roma) demarcou uma genuína preocupação com o mundo. A ideia de enfrentar os desafios da economia, partindo do pensamento e da ação econômica dos jovens, foi apoiada com entusiasmo pelo atual líder da igreja católica. Tal movimento resultou em uma chamada dirigida a jovens economistas e empresários do mundo.

A organização do evento ´The Economy of Francesco Jovens, Um Pacto, O Futuro – Assis 2020´ vem formando um comitê para começar a trabalhar na organização de tudo o que é necessário para debater inciativas contra os males da economia contemporânea. A Diocese de Assis, o Instituto Seráfico, o Município de Assis e a Economia de Comunhão são todos membros do comitê, em contato regular com o cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, prefeito do Departamento do Vaticano para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, que é o patrono da iniciativa.

Mais informações em francescoeconomy.org


Leia também esses posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *