Entrevistas
Cissa Aiala - Entrevista Papo com Cris

Aromaterapia alivia sintomas da menopausa

A aromaterapeuta Cissa Aiala dá dicas de uso de óleos essenciais nesta fase da mulher

Quando o ciclo menstrual começa a ficar irregular (o que pode durar alguns anos) para a mulher madura, geralmente com mais de 40 anos, é sinal de que ela entrou no climatério. Quando ela ficar 12 meses consecutivos sem menstruar porque seus ovários pararam de produzir os hormônios estrogênio e progesterona, significa que ela entrou na menopausa.

A despeito do acesso que temos hoje em dia às informações, essa fase é praticamente uma incógnita para a maioria das mulheres,que se veem diante de alterações de humor, de comportamento e de sintomas ‘estranhos’ que, se não tratados, podem causar,no mínimo. um enorme desconforto por um longo período.

A primeira medida deve ser, logicamente, procurar orientação médica com especialista em ginecologia. É ele quem vai dizer se a mulher deve ou não fazer uso da reposição hormonal. Há também terapias integrativas que podem ajudar, e muito, no tratamento dos sintomas clássicos do climatério, menopausa e pós-menopausa como os famosos calorões (fogachos), dificuldade de concentração, oscilação de humor, irritabilidade, fadiga, depressão, taquicardia, insônia, secura vaginal, ressecamento da pele e dos cabelos, aumento do peso corporal, perda da densidade óssea, entre outros. A milenar aromaterapia é uma delas.

A aromateraputa Cissa Aiala diz que, assim como acontece com a natureza, nossa vida é feita de ciclos.

Há tempo de preparar a terra, de plantar, de cuidar, de colher e de usufruir da colheita. A menopausa, é mais um de nossos ciclos. E nessa nova fase de amadurecimento e colheita temos um outro olhar para a família (que agora se torna universal), para os amigos, para os aprendizados que recebemos e acolhemos, para os que deixamos e principalmente os que ainda podemos deixar, e para as coisas que parecem pequenas, mas que têm significado verdadeiro.Ainda queremos conquistar o mundo! Talvez até com mais garra e consciência dos que antes. O tempo tem outro significado, vale muito mais que qualquer moeda. Damos um novo sentido à nossa feminilidade”, explica.

Cissa Aiala - Aromaterapeuta alivia sintomas da Menopausa

De acordo com a aromaterapeuta, “olhamos nossas marcas, cicatrizes, rugas, que revelam experiências e lutas, ganhos e aparentes perdas”. Ela garante:”Ninguém passa imune nessa vida, que tem aromas dos mais variados guardados em nossas memórias e em nosso coração.E são esses mesmos aromas que agora vêm em nosso socorro, trazendo doçura, equilíbrio, alívio e mostrando novos caminhos”.

Cissa afirma, que, curiosamente, os óleos essenciais mais indicados e aceitos pelas mulheres para os cuidados diários nessa fase são os de flores.”O que é que elas nos dizem? ‘Você floresceu’! Seu perfume é doce, profundo, marcante e acolhedor.Exatamente o que somos, e sempre fomos, mas agora com um olhar pleno que a maturidade traz”, salienta

Ela explica que, além das flores, outros óleos essenciais fazem parte desse contexto. “Aromas amadeirados e terrosos que trazem segurança e acolhimento.

Aromas herbais que expandem nossos pulmões.Aromas resinosos que são como nossos suores, densos e cicatrizantes das marcas adquiridas em nossas batalhas. Aromas cítricos que dão leveza e enchem o coração de novas Vvntades. Aromas doces que nos lembram que a doçura não é, e nunca foi,  exclusividade do açúcar”.

O óleos essenciais, segundo Cissa, não são repositores hormonais, mas podem ser usados por mulheres que fazem reposição hormonal “Eles são considerados estrogênio-like”, enfatiza. A aromaterapeuta conta que há óleos essenciais que cuidam de cada sintoma trazido pela menopausa. “Os mais indicados são os de rosa, gerânio, camomila-romana, sálvia-esclareia, ylang ylang, lavanda verdadeira, erva-doce, hortelã-pimenta, pititgrain e cipreste”.

Porém, como a aromaterapia é ‘para quem’, e não para ‘o quê’, Cissa afirma que é possível o  uso de outros óleos essenciais que podem e devem ser combinados entre si – por um aromaterapeuta treinado – para melhor atender a cada necessidade.

Para quem ainda não buscou ajuda profissional com aromaterapeuta, mas quer começar a conhecer esse universo, Cissa indica os hidrolatos, que são produzidos na destilação por arraste a vapor dos óleos essenciais.

São ‘águas santas’ que não têm contra-indicações como os óleos essências. Basta você borrifar e tomar uma ‘chuva’ de aromas que envolvem e trazem alívio, tanto para o emocional como para os calorões. Eles devem ser guardados na geladeira para melhor conservação. Você pode ter um pequeno frasco na bolsa para usar quando não estiver em casa. É prático, rápido e traz resultados maravilhosos”, orienta.

Dicas

  • Para os calorões da menopausa, use o hidrolato de hortelã-pimenta bem geladinho. Feche os olhos e borrife no rosto, pescoço, colo e sobre a cabeça também.
  • Para equilibrar o emocional, use o colar aromático. Coloque um pequeno pedaço de algodão dentro dele e pingue uma gota (uma gota mesmo!),  e você não deve usar durante todo o dia, pois pode haver um excesso de informação e dar efeito reverso, causar dor de cabeça e até irritabilidade. Faça inalações profundas e conscientes por cincoi minutos e tire. Volte a usar quando sentir necessidade. Vale dizer que usar pouco tempo com consciência traz mais resultados do que passar horas com ele no pescoço e não ter percepção da respiração. Se você não tem o colar, pode pingar uma num lencinho de papel e faça da mesma forma como com o colar. Guarde esse lencinho e, quando sentir necessidade, repita o processo.
  • Você pode usar a sálvia-esclareia ou gerânio ou ylang ylang ou camomila-romana.  Todos eles auxiliam no equilíbrio emocional..
  • Para insônia, a lavanda verdadeira é muito bem aceita e também trabalha o equilíbrio do emocional.  Coloque de 6 à 10 gotas no aromatizador de tomada ou 15 gotas no difusor com a água 15 minutos antes de ir se deitar; assim seu quarto estará com um agradável e aconchegante aroma te esperando para embalar seu sono. Não é preciso retirar os aromatizadores da tomada quando for se deitar. Se estiver agradável pode deixar agindo. Caso não tenha esses aparelhos, pingue duas gotas em um chumaço de algodão e coloque dentro da fronha na ponta do travesseiro, onde você não vai encostar seu rosto para evitar qualquer tipo de irritação cutânea e ardência nos olhos.
  • Você pode usar a lavanda de outra forma antes de se deitar: dilua em uma colher de sopa de óleo vegetal (semente de uva, coco, amêndoas doces ou outro que tiver em casa) cinco gotas de lavanda verdadeira e faça uma massagem suave nos pés e/ou passe na região do seu cardíaco (peito).

Serviço

Cissa Aiala Aromaterapia
Whatsapp: (11) 98792-3455
Atendimento: Rua Ulhoa Cintra, 151 (LIV Saúde e Bem-Estar) – Centro, Piracicaba/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *