Arquitetura

Casa dos anos 50 no Sumaré, em São Paulo, tem projeto assinado pelo Apiacás Arquitetos

Localizada na zona oeste de São Paulo, a Casa Itobi tem projeto assinado pelo escritório de arquitetura Apiacás Arquitetos, dos sócios Acácia Furuya, Anderson Freitas e Pedro Barros. A partir de uma reforma em uma residência de 197m² dos anos 50, constituída pela casa e uma edícula, os arquitetos propuseram uma intervenção radicalmente na espacialidade existente, por conta das várias transformações que a casa sofreu e da diferença de usos.

Fotos: Pregnolato & Kusuki Estúdio Fotográfico

Casa Sumaré Apiacás Arquitetos

Casa Sumaré Apiacás Arquitetos

Casa Sumaré Apiacás Arquitetos

Casa Sumaré Apiacás Arquitetos

Casa Sumaré Apiacás Arquitetos

Casa Sumaré Apiacás Arquitetos

Casa Sumaré Apiacás Arquitetos

Casa Sumaré Apiacás Arquitetos

Casa Sumaré Apiacás Arquitetos

Casa Sumaré Apiacás Arquitetos

Casa Sumaré Apiacás Arquitetos

Casa Sumaré Apiacás Arquitetos

O projeto

O primeiro passo foi a demolição da edícula para a criação de uma maior área livre com jardins e piscina. Com o intuito de uma relação mais franca com a área externa, demoliram-se as paredes do térreo e reestruturou-se o espaço: vigas metálicas apoiadas em novas paredes perimetrais construídas com o material de demolição (executadas com a técnica dos muros ciclópicos, porém, ao invés de pedras, utilizaram-se tijolos).

O novo térreo suporta o volume superior, tratado de maneira mais leve, branco, com o programa íntimo: escritório e quartos.

A conexão entre os pavimentos é marcada por uma nova escada e também pelo vazio residual da antiga escada. Consequentemente, a casa acaba por receber uma maior incidência de luz e ventilação natural.

Sobre o Apiacás Arquitetos

Fundado há 16 anos, o Apiacás Arquitetos é dirigido pelos arquitetos urbanistas Anderson Freitas, Pedro Barros e Acácia Furuya. Até 2010 contou com a participação de Giancarlo Latorraca. Desenvolve projetos nas áreas institucionais, residenciais, comerciais e museográfica para os setores público e privado. Prezando o caráter multidisciplinar próprio à arquitetura, os projetos são desenvolvidos de modo colaborativo entre os arquitetos e profissionais de outras áreas pertinentes a cada desafio.A preocupação com o resultado final dos projetos levou o escritório a se comprometer com todas as etapas de cada trabalho, desde a elaboração do conceito até a execução da obra.

Prêmios

Ao longo de sua existência, o Apiacás ja recebeu algumas premiações, entre elas, o 1º prêmio na categoria de obra construída do Concurso Jovens Arquitetos do IAB-SP, o 2º prêmio no Concurso Nacional para o Hotel Complexo Paineiras no Rio de Janeiro, o 3º prêmio no Concurso Nacional para a Requalificação e Ampliação do Complexo Teatro Castro Alves em Salvador, o 1º prêmio no Concurso SESC Franca, em 2013, o 2º lugar no Concurso do Centro Cultural, de Eventos e Exposições de Paraty 2014, Menção Honrosa Concurso Público Nacional Parque do Mirante Piracicaba em 2014 e o 2º lugar no Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel em 2015. Em 2016, recebeu uma indicação para a Mies Crown Hall Americas Prize (MCHAP).

Apiacás Arquitetos
Fone: (11) 3159-1970
E-mail: apiacas@apiacasarquitetos.com.br
Site: www apiacasarquitetos.com.br
Instagram: @apiacasarquitetos
Rua General jardim, 482 – cj 132 – Vila Buarque
CEP: 01223-010 – São Paulo/SP – Brasil
 

Projeto Reforma da Residência Itobi

Autores: Acácia Furuya, Anderson Freitas e Pedro Barros
Colaboradores: Accácio Mello, Ana Lúcia Santana, Bárbara Francelin, Cibele Mion, Daniela Santana, Fábio Teruia, Francisco Veloso, Gabriela Campos, Leonor Vaz, Maria Wolf, Marcelo Otsuka, Otávio Filho e Pedro Paredes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *