Casa dos anos 50 no Sumaré, em São Paulo, tem projeto assinado pelo Apiacás Arquitetos
Localizada na zona oeste de São Paulo, a Casa Itobi tem projeto assinado pelo escritório de arquitetura Apiacás Arquitetos, dos sócios Acácia Furuya, Anderson Freitas e Pedro Barros. A partir de uma reforma em uma residência de 197m² dos anos 50, constituída pela casa e uma edícula, os arquitetos propuseram uma intervenção radicalmente na espacialidade existente, por conta das várias transformações que a casa sofreu e da diferença de usos.
Fotos: Pregnolato & Kusuki Estúdio Fotográfico
O projeto
O primeiro passo foi a demolição da edícula para a criação de uma maior área livre com jardins e piscina. Com o intuito de uma relação mais franca com a área externa, demoliram-se as paredes do térreo e reestruturou-se o espaço: vigas metálicas apoiadas em novas paredes perimetrais construídas com o material de demolição (executadas com a técnica dos muros ciclópicos, porém, ao invés de pedras, utilizaram-se tijolos).
O novo térreo suporta o volume superior, tratado de maneira mais leve, branco, com o programa íntimo: escritório e quartos.
A conexão entre os pavimentos é marcada por uma nova escada e também pelo vazio residual da antiga escada. Consequentemente, a casa acaba por receber uma maior incidência de luz e ventilação natural.
Sobre o Apiacás Arquitetos
Fundado há 16 anos, o Apiacás Arquitetos é dirigido pelos arquitetos urbanistas Anderson Freitas, Pedro Barros e Acácia Furuya. Até 2010 contou com a participação de Giancarlo Latorraca. Desenvolve projetos nas áreas institucionais, residenciais, comerciais e museográfica para os setores público e privado. Prezando o caráter multidisciplinar próprio à arquitetura, os projetos são desenvolvidos de modo colaborativo entre os arquitetos e profissionais de outras áreas pertinentes a cada desafio.A preocupação com o resultado final dos projetos levou o escritório a se comprometer com todas as etapas de cada trabalho, desde a elaboração do conceito até a execução da obra.
Prêmios
Ao longo de sua existência, o Apiacás ja recebeu algumas premiações, entre elas, o 1º prêmio na categoria de obra construída do Concurso Jovens Arquitetos do IAB-SP, o 2º prêmio no Concurso Nacional para o Hotel Complexo Paineiras no Rio de Janeiro, o 3º prêmio no Concurso Nacional para a Requalificação e Ampliação do Complexo Teatro Castro Alves em Salvador, o 1º prêmio no Concurso SESC Franca, em 2013, o 2º lugar no Concurso do Centro Cultural, de Eventos e Exposições de Paraty 2014, Menção Honrosa Concurso Público Nacional Parque do Mirante Piracicaba em 2014 e o 2º lugar no Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel em 2015. Em 2016, recebeu uma indicação para a Mies Crown Hall Americas Prize (MCHAP).
Apiacás Arquitetos
E-mail: apiacas@apiacasarquitetos.com.br
Site: www apiacasarquitetos.com.br
Instagram: @apiacasarquitetos
Rua General jardim, 482 – cj 132 – Vila Buarque
CEP: 01223-010 – São Paulo/SP – Brasil
Projeto Reforma da Residência Itobi
Colaboradores: Accácio Mello, Ana Lúcia Santana, Bárbara Francelin, Cibele Mion, Daniela Santana, Fábio Teruia, Francisco Veloso, Gabriela Campos, Leonor Vaz, Maria Wolf, Marcelo Otsuka, Otávio Filho e Pedro Paredes