Carreira
Bianka Carbonieri Home Office

Home Office: Bianka Carbonieri dá 5 dicas de como trabalhar melhor e potencializar seu rendimento

Por Bianka Carbonieri

O home office já é uma realidade para algumas empresas e alguns trabalhadores, sendo mais comum entre profissionais independentes. Apesar das vantagens para a empresa, com a redução de custos com espaço para alocar equipes, energia elétrica, copa, limpeza e estacionamento, muitos empreendedores ainda têm dúvida se a prática seria positiva, como administrá-la e, principalmente, o tipo de perfil que pode se encaixar nesse modelo. Essas dúvidas ainda são muito comuns, visto que o ambiente do lar envolve diversos desafios.

O convívio com outras pessoas, pets, chamadas telefônicas ou da campainha, ou mesmo aquela visita inesperada são algumas das muitas distrações para o trabalhador em home office. Por isso, o ideal é estabelecer algumas regras e ter muita disciplina para manter o foco e potencializar o tempo produtivo. Em relação às vantagens, para o profissional também são muitas, como o fato de não ter de encarar o trânsito das grandes cidades, por exemplo, redução de estresse com o tempo perdido com o deslocamento, além da economia com roupas e alimentação.

Bianka Carbonieri Home Office

No entanto, para que o trabalho home office se torne agradável e eficiente, selecionei cinco dicas importantes para o melhor desenvolvimento das atividades em casa e como potencializar o rendimento:

1. Equipe-se

Neste item, destacam-se duas situações: a primeira é a do colaborador que trabalha em uma empresa e, eventualmente, trabalha em home office. Neste caso, para se manter produtivo, a dica é ter tudo o que precisa para desenvolver o seu trabalho. Isto significa: colocar todos os seus arquivos em uma nuvem para que possa acessá-los de qualquer lugar, estar em contato com os outros membros da sua equipe, realizar anotações e contatos importantes, entre outros.

Já a segunda situação, é a do colaborador que trabalha exclusivamente em home office. Para este, o importante é ter um local que tenha o mínimo de conforto (e sossego) para poder trabalhar por mais tempo sem interrupções. Ficar em posições desconfortáveis, em um ambiente muito quente, muito frio, muito escuro ou com muito barulho pode se transformar em um tormento até o final do dia. Uma dica de ouro é não trabalhar na cama. Crie um ambiente de trabalho na sua casa!

Vale destacar que para ambos os casos os itens essenciais para trabalhar em casa são: uma boa conexão com a internet, que lhe permita realizar todas as suas tarefas tranquilamente, e um telefone para se comunicar com colegas ou clientes.

2. Mantenha uma jornada de trabalho

Algumas pessoas lidam facilmente com a flexibilidade de horário, porém, outras nem tanto. Assim, a melhor maneira de atuar satisfatoriamente em home office é determinar uma jornada de trabalho e cumpri-la fielmente todos os dias. Obviamente, você não precisa cumprir o horário comercial convencional (das 9h às 18h), a não ser que isso lhe seja imposto por contrato. Há colaboradores, no entanto, que são mais produtivos pela manhã e outros que preferem trabalhar à noite, ou até de madrugada.

Portanto, verifique em que turno você se sente mais produtivo, estabeleça horários de início e de fim, e mãos à obra. Lembre-se de manter um horário para fazer uma refeição e arejar a cabeça durante a jornada, assim como acontece nas empresas. Trabalhar em horário “picado” resulta em menor produtividade e, ao final do dia, você tem a sensação de ter feito muito e nada ao mesmo tempo. Manter uma jornada e segui-la permite que você seja mais organizado e consiga avaliar o volume de trabalho realizado no dia.

3. Vista-se para trabalhar

Quando se faz home office, ficar de pijamas o dia todo está longe de ser o ideal. Não é necessário fazer uma superprodução, como se realmente fosse encontrar pessoas ou fosse a uma reunião, mas vista-se como se fosse sair de casa. Além disso, emocionalmente, quando se tira os pijamas e procura se vestir para trabalhar, o corpo e a mente despertam e se conectam com o mundo corporativo. Fica muito mais fácil focar no que precisa ser feito, isso ajuda a despertar do sono que você acabou de encerrar e com certeza vai aumentar sua produtividade.

4. Entre no modo “DND” (Do Not Disturb)

Como explicamos no começo deste artigo, concentração e disciplina são fundamentais para trabalhar melhor em home office. Por esse motivo, a quarta dica é entrar em modo “DND” (Do Not Disturb, ou em português Não Perturbe), quando estiver trabalhando de casa. Desligue a televisão, avise os outros moradores da casa e evite atender às ligações pessoais e entrar em redes sociais enquanto estiver realizando suas tarefas. Se tiver um escritório em casa ou mesmo uma escrivaninha em seu quarto, feche a porta para evitar distrações e curiosidades de terceiros.

5. Sigilo é obrigatório em qualquer lugar

Em home office, fazendo freelas ou na empresa, o sigilo sobre as informações da companhia e dos clientes continua sendo obrigatório. Isso independe do local em que está trabalhando e é considerado profissionalismo. Tenha cuidado em deixar seu computador aberto com informações importantes à mostra, mesmo estando entre familiares. Seu trabalho diz respeito apenas a você e ao seu contratante.

Finalmente, com essas dicas sua maneira de trabalhar em home office vai se tornar ainda mais eficiente. Aproveite para fazer um trabalho com dedicação, seja fiel em suas entregas, comprometa-se com a necessidade da empresa ou do contratante e demonstre que o lugar onde você trabalha não impactará no resultado. Assim, ganhará notoriedade e reconhecimento, fazendo o que gosta e curtindo o conforto do seu lar.

Sobre Bianka Carbonieri

Bianka Carbonieri é gerente de conteúdo da Oitchau.com.br – Controle de Ponto. Com sede em São Paulo, foi criado em 2017 com a missão de ajudar empresários na redução de custos com controle de ponto e promoção de transparência na gestão de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *