Chef piracicabano assina cardápio do B.A.R., em São Paulo
O chef piracicabano Matheus Viccino assina o cardápio do B.A.R. – Bar Arte Restaurante, que abre suas portas em São Paulo, no dia 26 de abril, especificamente na esquina das ruas Juscelino Kubitschek e João Cachoeira. A proposta do espaço é unir alta coquetelaria, pratos elaborados e uma imersão cultural sem igual. Além de toda sua experiência na área gastronômica, passando por casas como High Line e Maní, Matheus é um grande pesquisador, e trouxe um olhar crítico para os pratos inspirados na culinária nacional que criou com exclusividade para a casa.
“O cardápio é autoral, em que uso sempre produções artesanais feitas na casa.
Ele conta com uma reunião de produtos nacionais, produzidos perto de São Paulo, como queijos e embutidos da região. Unindo uma gastronomia técnica com um ideal mais despojado, o cardápio foi pensado para ser pedido e compartilhado por mais pessoas”, explica.
Dentro do menu bar, o chef destaca o croquete de brie e bacon e a polenta com Canastra (que são dadinhos de polenta recheados com queijo Canastra de quatro meses de cura). “Tem um prato que foi desenvolvido em Piracicaba, que se chama Roulade Caipira. É uma sobrecoxa desossada e enrolada , servida com purê de cabotiá e couve ao bacon, super simples, mas muito legal pela montagem e sabor”, comenta. E completa: “Temos um carré de cordeiro com palmito pupunha assado, acompanhado de um molho à base de café e uísque, que está fabuloso. Outro destaque será o atum selado em crosta de abóbora e servido com purê de sementes de girassol e redução de vinagre xerez”.
Diante deste novo desafio, Matheus Viccino diz que sua carreira está, neste momento, “em estado de metamorfose”. “Sai da fase ‘barriga no fogão’ e venho atuando na área de gestão e abertura de empreendimentos. Esta é minha segunda experiência com abertura de casa. Estou como chefe executivo do B.A.R. e a caminho de um novo projeto pessoal.”, relata. “Vejo minha carreira agora como um passo à frente da cozinha, como a possibilidade de investir em novos conceitos e tentar trazer para o Brasil novas tendências de pensamento”, diz.
O B.A.R. estará sob o comando dos empresários Cristiano Sousa, Alexandre Costa e Thiago Santana, que uniram suas expertises em baladas, grandes festivais e administração de empresas para criar um espaço único. Cristiano fundou sua primeira casa noturna em 2005, o Cabaret Club, e a partir daí a noite tornou-se parte da sua vida. Idealizou grandes festivais e turnês de DJs internacionais consagrados, como Tiesto, Carl Cox, Paul van Dyk e Armin van Burren. Alexandre tem um perfil executivo extenso, já liderou equipes profissionais de alto nível para Klabin, Ambev e IBM, e Thiago é formado em gastronomia e administração, comandou seu primeiro restaurante aos 20 anos e atualmente trabalha no mercado financeiro atendendo médias e grandes empresas nacionais e internacionais.
A casa será a primeira no Brasil a servir rótulos da cervejaria Brooklyn, que foi fundada em 1987 por Steve Hindy e Tom Potter, em Nova York. Tom, um banqueiro, e Steve, um correspondente no Oriente Médio, eram vizinhos e enquanto bebiam as cervejas feitas por Steve, lamentavam a falta de boas opções no mercado. Steve propôs a Tom uma sociedade e assim nasceu as cervejas Brooklyn, com seu carro chefe, a Brooklyn Lager. Atualmente é uma das 20 melhores cervejarias dos Estados Unidos.
A curadoria das exposições de arte do B.A.R. ficará por conta da Luis Maluf Art Gallery e de Didu Losso.
Clique para dar play no video
B.A.R. – Bar Arte Restaurante
facebook.com/bararterestaurante/