Receitas

Receita de Tortellone de espinafre

 Imagem

Chef de cozinha e coordenadora do curso de Gastronomia da Faculdade Anhanguera de São Caetano homenageia a Itália com prato que representa as cores do país

Ontem (25), comemorou-se o Dia da Massa. A data que é celebrada em muitos países surgiu durante o 1º Congresso Mundial de Pasta, realizado em Roma, em 1995. A Itália não só é um dos países que mais consomem massa no mundo, como grande disseminadora da iguaria. Os brasileiros não ficam atrás. O país já é o terceiro maior produtor de massas do mundo, com 1,3 toneladas

.Apesar de muito se discutir se a origem histórica do alimento se deu na China ou na Itália, registros do geógrafo árabe Al-drisi relatam o consumo do macarrão tria (canudo) em 1150 na cidade de Trábia, cerca de 30 quilômetros de Palermo.

Porém, a combinação de alho e azeite só entrou na produção por volta do século XII e XIII, e o tomate apenas no século 19.

Independente das origens do alimento, o bom mesmo é degustar uma boa massa que agrada pessoas de todas as idades, com sua variedade de formatos, cores e também seus diversos molhos e recheios.

Para festejar esta data, a Chef Bete Carneiro, coordenadora do curso de Gastronomia da Faculdade Anhanguera de São Caetano, escolheu um Tortellone de espinafre com recheio de ricota, ao molho de limão siciliano. “A brincadeira foi justamente homenagear a Itália e montar um prato que represente a bandeira desse país que tanto contribui em nossa gastronomia”, revela a chef.

Ingredientes:

Para a massa:

– 5 gramas de espinafre em pó (encontrado em feiras livres)
– 100 g de farinha de trigo
– 1 ovo
– 1 colher (sopa) de água morna
– 1 pitada de sal

Modo de Preparo Massa:

  1. Misture no ovo o pó de espinafre, para que este dilua melhor, em seguida misture todos os outros ingredientes.
  2. Deixe descansar por 15 a 20 minutos.
  3. Abra a massa o mais fino possível

Recheio e Preparo:

1.       Ricota amassada e temperada

Molho:

·         1 colher de manteiga

·         100 ml de azeite extra virgem

·         Sal e pimenta do reino a gosto

·         Salvia a gosto

·         30 ml de limão siciliano

Preparo:

1.       Colocar numa frigideira a manteiga e o azeite.

2.       Em seguida a salvia e os temperos.

3.       Por último o suco de limão. Deixar apurar e servir.

 Sobre o curso de Gastronomia da Faculdade Anhanguera de São Caetano do Sul

O curso de Tecnólogo em Gastronomia da Faculdade Anhanguera oferece aos alunos o conhecimento cultural sobre os alimentos e sua evolução com a humanidade, assim como a parte de empreendedorismo no ramo de Alimentos e Bebidas. Com um mercado cada vez mais exigente de profissionais capacitados, o curso possibilita ao aluno mergulhar neste universo chamado Gastronomia e descobrir seus encantos e alquimia, por meio de técnicas de cocção, montagem de cardápio, elaboração de coquetéis e a utilização da enogastronomia em cozinhas nacionais e internacionais. Com isso, a Faculdade habilita os alunos a atuarem em qualquer segmento de alimentação, em restaurantes, buffets, hotéis, bares ou mesmo a montarem seu próprio negócio.

O curso, reconhecido pelo MEC, conta com um corpo de profissionais qualificados e que estão presentes no mercado, por isso estão altamente capacitados a preparar o aluno para uma atuação primorosa.

Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A.

A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece ao jovem profissional conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&FBovespa em março de 2007 e, atualmente, integra o Novo Mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *