Ornitólogo Fernando Igor de Godoy transforma pássaros em arte
A partir da observação de aves, Fernando Igor de Godoy ilustra peças com a técnica do guache, reproduzindo fielmente cada detalhe desses belos exemplares da natureza
O biólogo e ornitólogo Fernando Igor de Godoy tem como hobby captar a beleza dos pássaros e colocá-la em peças de uso cotidiano. Seu dom de identificação o leva a apreender, das cores aos detalhes, as diferentes espécies de aves e transformá-las em arte, como ornamento de canecas, camisetas feitas de pet e sacolas retornáveis. Nos desenhos, o artista não apenas se atém a reproduzi-las, mas também fornece informações sobre elas.
Sua proposta é incentivar a observação e admiração aos pássaros, como forma de conservação, além de motivar o uso de canecas personalizadas para evitar descartes de copos plásticos. Pessoas de todo o Brasil, que conhecem o trabalho do biólogo, já fazem parte desse grupo consciente. Antes de ir para a cerâmica, as aves têm a imagem eternizada em papel.
Desde que adotou a técnica de guache, há seis anos, Fernando Igor reproduziu cerca de 250 espécies em ilustrações. “No Brasil, existem 1.900 espécies, aos poucos estou aumentando meu portfólio. Tenho dezenas já prontos, mas as pessoas têm preferências por espécies-símbolo, como o crejoá e a maria-leque”, destaca o artista.
Tudo começou na infância
Fernando Igor começou a desenhar animais em geral ainda na infância. Porém, sentia-se especialmente atraído pelas cores que diferenciavam as espécies de pássaros.
Desde pequeno, saía para o campo e levava consigo lápis de cores para tentar ilustrar as aves que observava, sempre atento aos detalhes. Com isso, montava seus guias pessoais de identificação das espécies.
Aos poucos, foi aprimorando sua arte. Substituiu os lápis coloridos por aquarela e, em 2011, por guache. Frequentou a escola de design gráfico e aprendeu a trabalhar os desenhos no computador, técnica fundamental para imprimir seus “traçados” em canecas.
Iniciativa observadora
A ideia de imprimir imagens e informações sobre aves em canecas, surgiu também da observação, quando Fernando Igor mandou fazer essas peças como lembranças de casamento. “Resolvi colocar meus desenhos nas canecas, o pessoal gostou muito e passou a pedir que eu fizesse.”
Dentro da proposta de conscientização do biólogo, ele afirma que os pássaros têm muito a ensinar aos seres humanos. “A natureza, em si, só traz benefícios e a admiração por aves já é milenar. Os pássaros estão imersos em diversas culturas, seja como seres sagrados, símbolos (bandeiras de países, moedas etc.), são admirados por suas cores, cantos, comportamentos e ninhos. Observar aves não é só entrar em contato com a natureza, mas sentir-se parte dela”, ressalta o ornitólogo artista.
Para ele, preservar as aves é manter a grande rede constituída pela natureza, pela qual todos os seres estão interligados por funções. As aves são importantes dispersoras de sementes, polinizadoras, detritívoras e predadoras de pragas. Além da beleza, incontestável.
Fernando Igor de Godoy
Biólogo, pesquisador de aves e ilustrador
E-mail: igorfernando@hotmail.com ou ornitologiaearte@gmail.com
Site: http://ornitologiaearte.wixsite.com/fernandoigordegodoy
Visite o site do artista: Ornitologia e Arte
Leia também esses posts relacionados:
- Papo com Cris entrevista a escritora Carmen Pilotto, em Live no Instagram
- Exposição presta homenagem a Ernst Mahle pelo aniversário de 90 anos
- 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba anuncia vencedores
- Fotógrafo Felipe Valim revela em seu trabalho o universo do ‘sentir’
- Engenho Central recebe exposição de cerâmica do Grupo InVento