História e arquitetura em harmonia no hotel Antumalal, de Pucón, no Chile
Projetado pelo arquiteto Jorge Elton Álamos na década de 1950, edifício impressiona pela contemporaneidade de sua estética arrojada
Às margens do Lago Villarrica e com uma vista estonteante para o vulcão de mesmo nome, fica o conjunto arquitetônico que acomoda o hotel Antumalal, em Pucón, localizado ao sul do Chile, distante 785 km da capital Santiago. Exemplo de um projeto que integra o ambiente natural ao seu redor, com jardins, bosques e cachoeiras, às linhas modernas e arrojadas do estilo Bauhaus, a construção assinada pelo arquiteto Jorge Elton Álamos surpreende por unir história e contemporaneidade.
A princípio, a integração com a natureza salta aos olhos. Erguido sem que nenhuma árvore fosse derrubada, o hotel Antumalal foi entalhado e integrado ao entorno – a propriedade fica dentro de um bosque de cinco hectares. O uso de concreto, ferro, pedra e madeira – a nobre araucária, permitida na época da construção do hotel – contrasta com a leveza das amplas janelas de vidro, que emolduram a paisagem privilegiada do hotel.
A pedido dos imigrantes tchecos Guillermo e Catalina Pollak e inspirado pelo arquiteto americano Frank Lloyd Wright, o chileno Jorge Elton Álamos transformou o que antes era uma casa de chás para viajantes que navegavam o lago Villarrica em um hotel cheio de estilo, cujas formas – e décor – resiste ao tempo e se mantém atual. Os 22 quartos têm janelas panorâmicas com vista para o lago e paredes revestidas de araucárias chilenas e calefação, e alguns têm ainda lareira. Os ambientes são complementados por um décor que traz aconchego e sofisticação na medida.
Um edifício horizontal, com telhados planos, fachadas lisas, formas cúbicas, ângulos retos e cantos arredondados em ângulos externos. A forma segue a função, sim, com vidraças panorâmicas em praticamente todos os ambientes, que provocam uma relação fluida entre o hotel e o exterior, em que em momentos não se sabe se está dentro ou fora. A piscina aquecida, por exemplo, está marcada por painéis de vidro que sobem do chão até o teto, de tal forma que se divide em duas, uma interna e outra externa.
A recém-inaugurada Casa Lago é uma nova e charmosa alternativa aos hóspedes. O espaço foi remodelado a partir do antigo Café del Lago Antumalal, primeiro prédio construído na propriedade, no fim de década de 1940, que norteou todo o conceito arquitetônico do hotel, erguido anos depois. O chalé fica em uma área privilegiada do bosque, exatamente às margens do lago Villarrica e próximo ao cais. Para ter acesso é preciso subir degraus originais de pedras. Lá dentro, os hóspedes encontram espaço para seis pessoas dividido entre uma suíte e dois outros quartos com banheiro compartilhado, terraço privativo, uma ampla sala de estar com vista panorâmica, lareira e cozinha equipada.
Mais informações em www.antumalal.com ou com as melhores operadoras e agências de turismo.