
Santuário do Caraça guarda riqueza histórica, cultural e gastronômica
Situado a pouco mais de 120km de Belo Horizonte, local é destino certo para quem procura tranquilidade, conhecimento e lazer em meio a natureza
O Santuário do Caraça (Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara) é um dos pontos turísticos que possui mais riqueza histórica e cultural em Minas Gerais. Além de toda a sua beleza natural e excelente gastronomia, reserva também para os turistas, muita história através das relíquias que ali estão super bem preservadas e a mostra para todos os visitantes que vão ao local. Entre quadros da época e até mesmo copos utilizados pelos padres e seminaristas, o museu ainda guarda muitas surpresas para os visitantes.
De acordo com Márcio Mol, gerente geral do complexo Santuário do Caraça, o Museu ainda guarda outras relíquias. “Tem as camas que foram utilizadas por Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina, durante passagem do imperador pelo Caraça, mesas de estudo, lamparinas, copos e muitos outros utensílios da época.
Segundo Márcio Mol, o visitante vai sair encantado do local.
“Posso dizer com toda certeza, que temos aqui um grande acervo. Aos amantes de música, podemos destacar o lado esquerdo da entrada principal do Museu, que está repleto de radiolas, instrumentos e muitos vinis da época. Alguns de rotação 78rpm, algo raríssimo de ser ver, já que nessa época, os vinis eram mais pesados e até mesmo maiores. Vale a pena conhecer esse espaço e levar dele muito conhecimento. É muita história em apenas um local”, conclui.
Gastronomia
A gastronomia do Caraça é ponto que merece atenção especial dos visitantes. delícias que conquistam o paladar de todos. Na adega, dá para ver o processo de produção do vinho tinto, do hidromel e dos fermentados de laranja, jabuticaba e morango. Há também a padaria, que fabrica pães, bolos e biscoitos, e a doceria, para doces, geleias e compotas. O queijo minas artesanal é uma das delícias mais procuradas no Santuário. É matéria prima de vários pratos da região em concursos e festivais gastronômicos.
O processo de fabricação existe há mais de 200 anos. A fabricação artesanal, feita por queijeiros locais, foi retomada em 2015 pelo Santuário do Caraça, que resgatou técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais, com foco no desenvolvimento regional.
Hora do Lobo
Ao cair da noite, após o farto jantar preparado na excelente cozinha do Caraça, é a Hora do Lobo. Os hóspedes se sentam à frente da igreja, no adro, onde é colocada uma bandeja com pedaços de carne, ossos e frutas, e ficam à espera da aparição do visitante mais ilustre do Santuário, o Lobo-guará. O animal, que aparece cada noite para comer, é o símbolo da bela harmonia entre o homem e a natureza. O Santuário do Caraça está aberto todos os dias da semana, das 8h às 17h para visitação e 24 horas para hospedagens previamente agendadas.
Para mais informações e reservas de quartos ou espaços para eventos, acesse o site www.santuariodocaraca.com.br
Santuário do Caraça
Estrada do Caraça, Km 9 – CEP 35960-000
E-mail: centraldereservas@santuariodocaraca.com.br
Instagram: @santuariodocaraca
Facebook: facebook.com/complexosantuariocaraca
Taxa de entrada: a partir de R﹩ 12,00 (em dias de semana)
Leia também esses posts relacionados:
- Pousada em Gonçalves, Minas Gerais, é eleita a Melhor da América do Sul pelo terceiro ano
- Pousada do Sandi celebra 3 décadas com ampla reforma e reabre com protocolos de segurança e experiências exclusivas
- Hotel Vila Inglesa, em Campos do Jordão (SP), tem programação especial para o Carnaval
- Nautal oferece hospedagem em alto mar: embarcações são opção para férias de Verão
- Pisa da Uva é experiência única na Quinta do Olivardo, em São Roque