Brasil, Roupas

Look ideal para o Natal e o Réveillon e dicas para arrumar a mala na hora de viajar

 Image

Saiba o que vestir e como organizar a mala de viagem da melhor forma

Com a proximidade das festas de fim de ano, sempre surgem dúvidas do que e como se vestir para celebrar o Natal e o Réveillon em diferentes cenários. Peças de coleções resort criadas para a alta estação e os momentos de lazer, tendem a ser boas escolhas, já que consistem em alternativa para a moda urbana usada no dia a dia do trabalho.

As roupas são mais leves, confortáveis e com modelagens que valorizam o corpo. Astrid Façanha, professora do Bacharelado em Design de Moda do Centro Universitário Senac, dá as dicas de estilo e Rafael Gonçalves, mordomo do GRANDE HOTEL CAMPOS DO JORDÃO, HOTEL-ESCOLA SENAC, ensina os truques pra organizar a mala de viagem!

Ø Natal

Como a data costuma ser comemorada em família, com parentes de várias gerações, a dica é optar por peças menos extravagantes e sensuais. “Isso não significa abrir mão do estilo próprio e da elegância. A ideia é priorizar o conforto para poder interagir nas brincadeiras, sem ter que se preocupar se a saia está muito justa ou o salto muito alto”, explica Astrid.

Residência — Se a festa é em casa, provavelmente, estarão presentes outros membros da família ou amigos muito próximos, dos mais velhos às crianças. Calça comprida de alfaiataria, mas em tecido leve como a seda pode ser usada, por exemplo, com blusa esvoaçante de modelagem mais fluida. Blusa estampada com calça lisa é um look adequado, ainda mais se incrementado por aquela joia da família que tem valor sentimental e pode render bons comentários.

 

Hotel — O ambiente é mais sofisticado e nele estão reunidas pessoas com as quais não se tem intimidade. Nesse caso, vale eleger vestidos lisos com cores mais sóbrias, bicolores, que estão muito na moda, ou aqueles que apresentam brilhos como detalhes. A modelagem deve ser mais próxima ao corpo e o tecido, mais estruturado. É perfeito o comprimento na altura dos joelhos ou, dependendo da idade, até mais curto, sem ser micro. Decotes e fendas podem ser adotados, mas sem exagero, por se tratar de data familiar.

Combina com a ocasião o tomara-que-caia justo, com fenda discreta.  Devido ao calor do verão, pode não haver mangas nos vestidos e eles combinariam com jaquetinhas curtas. A mistura de acessórios está liberada, mas eles devem ter o peso equilibrado. Se quiser usar um colar chamativo, prefira brincos mais discretos. O mesmo vale para mãos e pulsos: anel muito grande combinaria com uma ou mais pulseiras finas; nunca usar pulseira, relógio e anel grande na mesma mão.

O cabelo deve estar arrumado para ocasião. O coque despenteado está muito na moda, é chique, sem excesso de formalidade. Para o cabelo curto, vale até usar alguns acessórios como presilhas com strass ou pins.

Sapato alto de bico fino tipo scarpin é pertinente para o clima mais formal de um jantar no restaurante do hotel, especialmente quando nele houver acabamentos mais festivos. Se o hotel estiver localizado em região praiana, é possível trocar o calçado por uma sandália sofisticada de couro também com salto alto

Clube — Para se diferenciar da turma do clube, use um longo sóbrio, com um bom decote na frente ou nas costas, nunca os dois na mesma peça. Nos pés, rasteiras permitem diversão à vontade. Cabelos soltos, porém arrumados completam o visual, que também pede acessórios marcantes.

Ø Réveillon

A festividade que comemora a entrada do novo ano costuma ser divertida e celebrada entre amigos.

Hotel — As festas de ano-novo em hotéis na cidade tendem a ser bem sofisticadas, portanto, prefira os vestidos de festa, em tecidos leves e com modelagem fluida. Estampados são boas opções ou nas cores que, na crença de cada um, trarão sorte para 2014. Acessórios prateados e com brilho combinam com a data.

Clube — Se o ambiente for mais informal, que tal um conjunto de short e top bem sofisticado, de crepe de seda, por exemplo?  Essa combinação condiz com o clima do clube e é uma proposta elegante. Short com salto alto tipo agulha é promessa de sucesso. Outro look que se ajusta a esse ambiente é o navy, que, a princípio, mistura marinho com branco. A referência náutica pode vir por meio de acessórios com cordas e nos pés em espadrilhas lisas.

Residência — Valem longos esvoaçantes e até transparências. Se quiser fugir do branco, use tons pastel. Rasteirinhas ou plataformas deixarão as mulheres à vontade para se divertirem até o ano seguinte.

Praia — Estampas combinam com o clima praiano. Caem bem em vestidos fluidos, curtos ou longos, dependendo do estilo de cada mulher. Vale até aderir à combinação maiô e sarongue, priorizando o contraste entre as peças: uma lisa, outra estampada. Acessórios com matéria-prima natural como couro, madeira, conchas, coral, corda de ráfia e fio de seda bruta são ótimas escolhas. O estilo étnico, que remete a estampas de animais e à referência folk, está em voga. Cabelos soltos e até com uma faixa fina e discreta na cabeça complementam o visual.

Ø Confira alguns detalhes que fazem a diferença na hora de organizar roupas, sapatos e acessórios antes de viajar:

§  Para otimizar o espaço, coloque primeiro na mala os sapatos, de preferência em um saco protetor para evitar que sujem ou passem algum odor para as roupas;

§  Após os sapatos, coloque as calças. Essas devem estar dobradas apenas com as pernas juntas e com metade das pernas fora da mala, assim é possível criar um envelope com as peças na hora de fechar a mala, evitando que as roupas fiquem soltas;

§  Camisas devem ser dobradas no formato envelope para que as golas não amassem;

§  Camisetas mais simples e blusas sem gola podem ser dobradas no formato rolinho para ocuparem menos espaço e não ficarem amassadas. Podem ser colocadas nos cantos da mala;

§  Peças com franjas, como echarpes e cachecóis, devem ser dobradas com as franjas para dentro, assim não enroscam nos zíperes ou em outras peças;

§  Peças íntimas podem ser colocadas nos cantos ou compartimentos extras da mala para poupar espaço;

§  A última peça deve ser o pijama para evitar que seja preciso revirar a mala em busca da peça, principalmente quando se chega ao destino à noite.

Dezembro/2013

Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais: www.sp.senac.br/redessociais

Informações para imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *