Roupas

Aprenda em 5 passos como lavar a sua roupa de renda

Imagem

Empresária de moda dá dicas de como manter as peças sempre novas

Foto: perfeitamulher.com

A roupa de renda é conhecida por sua fragilidade, pois a trama do tecido requer cuidados especiais, como engomá-la. Para Kátia Spínola, empresária de moda do e-commerce Le Marché Chic, a renda é elegante e feminina e não pode ser deixada de lado por medo de danificar a peça durante a lavagem.

Confira 5 dicas de Kátia Spínola sobre como cuidar das peças de renda:

1º Lave com sabão em pedra. O vestuário de renda deve ser lavado com sabão em pedra. Esfregue à mão, enxague em água corrente e repita o processo mais duas ou três vezes, sem muito esforço. Para peças mais delicadas, dissolva antes o sabão na água, dentro de uma bacia, e deixe a peça de molho durante 24 horas. Pode esfregá-la também ligeiramente. Depois, renove a água da bacia e deixe a peça de molho mais duas horas. Não se esqueça, evite o use de máquinas para lavar ou secar.

2º Nunca torça. Para secar, estenda no varal à sombra e sem o uso de pregadores. Não esprema ou torça, pois pode danificá-las, principalmente se forem antigas.

3º Atenção ao engomar. As peças de renda devem ser engomadas para não “enrolarem”, devido à trama do tecido. Mergulhe–a numa solução de goma-arábica. Deixe a solução secar e depois com o ferro de passar no nível mais leve, passe a roupa coberta com papel de seda ou musselina. Ao utilizar o ferro, faça movimentos laterais para não romper os pontos da renda.

4º Truques para amenizar o amarelamento. Deixe a peça de molho por alguns minutos em leite gelado. Em seguida, lave-as bem e estarão branquinhas de novo. Outra opção é esfregar a área manchada com uma solução de água e água oxigenada e depois lavá-la com sabão de coco. Outra dica é dissolver três colheres de bicarbonato de sódio em um litro de água quente e deixar a sua roupa de renda branca manchada de molho por meia hora, enxaguando-a bem depois.

5º Mantenha a cor viva. Rendas pretas ficarão como novas se ficarem de molho por uma hora dentro de um recipiente com cerveja. Já a renda de cor natural não perderá a cor se mergulhada em uma solução de chá preto forte com cascas de cebola. Esta dica vale também para uma renda branca que você deseje dar um tom envelhecido, próximo ao natural. Para estes procedimentos, não é necessário enxágue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *