Saúde

Os cuidados com a pele no inverno

Imagem

Geralmente há uma preocupação maior com a pele nas estações mais quentes do ano, devido à maior exposição ao sol e as altas temperaturas. A maioria das pessoas acaba se esquecendo de que a pele também necessita de cuidados nas estações mais frias.

 A pele é o maior órgão do corpo humano e é constituída por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme, rica em tecido adiposo. A sua superfície possui uma espécie de manto natural feito de água e óleo, que tem como função a proteção. No inverno sua produção diminui, podendo estimular a sensação de pele seca, o que pode favorecer o surgimento de coceiras e descamação. Fatores externos como o frio, vento, raios ultravioletas ou a poluição também podem agredir a pele, esses fatores somados com banhos muito quentes, típicos no inverno, contribuem para deixá-la desidratada e fragilizada.

Segundo a médica Marinês Dias Ferrareto, dermatologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, para ter uma pele saudável, independente da estação do ano, é necessário criar o hábito diário de higienização, protegê-la com o uso frequente de protetor solar e hidratá-la com cremes adequados para cada tipo de pele.

A profissional alerta que mesmo no inverno o uso do protetor solar é de suma importância, pois a incidência de raios solares continua presente em dias nublados ou chuvosos. “É possível optar por produtos que mais se adequem a seu tipo de pele, por exemplo, quem possui a pele mais oleosa, pode optar por protetores oil free, isento de óleo em sua composição. Já aqueles com a pele mais seca, o ideal é escolher um protetor com hidratante em sua fórmula.” Ela orienta a na hora da compra, optar por sabonetes hidratantes e cremes com ureia e lactato de amônia em sua formulação.

O inverno é uma estação que favorece os tratamentos estéticos para a pele, devido a menor incidência de raios solares e a diminuição de exposição ao sol, permitindo resultados melhores e reduzindo as chances de manchas ou outros efeitos indesejáveis. “É a época ideal para tratamentos como peelings ou que envolva a administração de ácidos. Lembrando que existem muitas técnicas que melhoram a qualidade da pele, porém se deve sempre consultar um profissional na hora de escolher o tratamento mais adequado”, complementa a dermatologista Marinês Dias Ferrareto.

Para manter a pele saudável em todas as estações, Marinês orienta evitar banhos muito quentes, longos ou usar buchas e produtos esfoliantes que agridam a pele. “É importante não se esquecer de ingerir muita água, ela é a melhor aliada de uma pele saudável, pois promove a hidratação de dentro para fora” finaliza a profissional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *