Nutricionista Cristianny Frasson Matyis fala sobre jejum intermitente
Nos últimos tempos, o jejum intermitente tem sido um dos assuntos mais discutidos na internet em relação a estratégias alimentares. O tema sofre distorções das mais variadas maneiras. Por isso, quero esclarecer o assunto a fim de estabelecer o que é o jejum intermitente, como deve ser feito e quem pode ou não segui-lo.
Eu, particularmente, só indicaria em casos muito específicos e com acompanhamento nutricional, ou seja, não entrarei no mérito de ser bom ou ruim. A coisa mais importante a ser lembrada, em se tratando de jejum intermitente, é que ele não é uma dieta, mas sim uma maneira de se alimentar.
Basicamente seria alternar períodos sem comer com períodos em que você deve comer, ou seja, um período de jejum com uma ‘janela’ de alimentação.
Antes que eu continue, vale aqui uma advertência: esta abordagem é para adultos saudáveis. Não é indicada para pessoas que usam determinadas medicações, especialmente diabéticos em tratamento.
Alguns conceitos-chave foram desenvolvidos após inúmeros estudos científicos:
- Só existem dois estados metabólicos possíveis: alimentado ou “em jejum”.
- A insulina é reduzida com low carb, mas nunca fica tão baixa quanto em jejum.
- O metabolismo não desacelera com jejuns curtos.
- O metabolismo não depende muito do que você come ou deixa de comer e, sim, de sua quantidade de massa magra (músculos).
- Jejuns curtos (até 24h) não afetam o funcionamento do cérebro.
- A restrição calórica, quando associada à musculação, não leva à perda de massa muscular.
- Os benefícios metabólicos do jejum intermitente incluem todos os benefícios de uma dieta low carb (melhora da síndrome metabólica e da inflamação crônica).
As pessoas que já são adaptadas a dietas pobres em carboidratos, como a dieta low carb e dieta paleolítica, terão mais facilidade em fazer o jejum intermitente.
Dentre os benefícios do jejum intermitente podemos citar:
- Praticidade de comer menos frequentemente.
- Emagrecer com mais facilidade.
- Melhorar a sensibilidade a insulina.
- Aumento da quantidade de hormônio de crescimento.
- Promoção da autofagia celular.
- Combater o estresse oxidativo e a inflamação.
Geralmente, os únicos alimentos permitidos na fase de jejum são água e os líquidos sem açúcar como café com adoçante e os refrigerantes dietéticos.
As maneiras mais populares de se fazer o jejum intermitente e chamadas de protocolos são:
Jejum de 24 horas (eat-stop-eat)
Nessa modalidade, você come normalmente por um dia inteiro, para de comer por um dia e depois volta a comer. Pode ser realizada de uma a três vezes na semana, sendo o mais comum duas vezes. Essa prática foi introduzida por Brad Pilon em seu livro “Eat-stop-eat”.
Jejum intermitente 16/8
Popularizado por Martin Berkhan, o jejum leangains ou 16/8 é um estilo no qual o período de jejum é de 16 horas e a janela de alimentação é reduzida para 8 horas. Durante esse tempo, os adeptos podem comer algumas refeições como preferirem, sendo a prática mais comum duas ou três refeições. A maior parte dos praticantes utiliza essa forma de jejum diariamente.
Além dos benefícios hormonais inerentes à prática, você também se sentirá mais saciado ao comer, sentirá fome menos frequentemente e terá mais disposição. O jejum intermitente é bem aceito assim que as pessoas se informam mais a respeito dele – e por um simples motivo: ele funciona e traz benefícios reais aos praticantes.
Como esse assunto é muito complexo e gera muitos questionamentos, estou à disposição para eventuais dúvidas.
Espero que tenham gostado!
Nesses meus mais de 30 anos de carreira no jornalismo, tive (e continuo tendo) a oportunidade de conhecer e me relacionar com grandes profissionais da área da saúde, equilíbrio e bem-estar. Posso dizer, sem medo de errar, que meu network nesta área é bastante sólido e diversificado.
Por estar sempre antenada no que acontece na cidade e região, muita gente me pede indicação de profissionais da saúde que sejam confiáveis e competentes.
Sendo assim, decidi criar um digital em 2021, no qual apresentava e indicava profissionais das mais diversas áreas da saúde, equilíbrio e bem-estar. Agora voltamos com a segunda edição para 2024
Quando precisar de um especialista, você pode recorrer a este guia, sempre com novas dicas incluídas para sua maior comodidade e conforto.
Trata-se de um trabalho coberto de boas energias do início ao fim. Está abençoado. Sou grata a Deus por concretizar mais este projeto.
Que este guia possa ajudar a todos que a ele recorrerem!
Bjs da Cris!
Para conhecer os profissionais que estão participando do GUIA DE SAÚDE, EQUILÍBRIO & BEM-ESTAR 2024, do Papo com Cris, clique nos links a seguir:
Sobre Cristianny Frasson Matyis
Cristianny Frasson Matyis (CRN 4283) é nutricionista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba, com várias especializações em Nutrição Clínica, Funcional e Oncológica. É proprietária da Clínica Rennove.
Confira as dicas mais recentes de Cristianny Frasson Matyis, na coluna Nutrir-se:
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis mostra como ‘manter a linha’ nas festas de fim de ano
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis alerta sobre dietas ‘malucas’ para perder peso
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis fala sobre as gorduras amigas da nossa saúde