Cristianny Frasson Matyis, Saúde
Colunistas Cristianny Frasson Matyis nutricionista

Nutricionista Cristianny Frasson Matyis explica o que são alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos têm a capacidade de aumentar o gasto energético durante a digestão e, por isso, se tornaram “febre” entre os que desejam perder peso. Mas nem tudo que se fala sobre os termogênicos é bem explicado. Muitas vezes, sugere-se que a simples ingestão garantiria alcançar a tão desejada perda de peso. Quero esclarecer como eles agem e quais os reais benefícios de seu consumo.

Todos os alimentos são considerados termogênicos, porém existem alguns que se destacam porque induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado gastando, assim, mais calorias. As atividades realizadas pelo corpo consomem energia, e isso inclui também o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer, especialmente quando você ingere alimentos termogênicos naturais.

Quando esses alimentos são absorvidos, os músculos do trato gastrointestinal aceleram seus contratos rítmicos; sucos digestivos são produzidos e segregados; os nutrientes requerem energia para ser absorvidos.

Alimentos Termogênicos Cris Frasson Matyis Coluna Nutrir-se

Alimentos Termogênicos Cris Frasson Matyis Coluna Nutrir-se

Alimentos Termogênicos Cris Frasson Matyis Coluna Nutrir-se

Alimentos Termogênicos Cris Frasson Matyis Coluna Nutrir-se

Alimentos Termogênicos Cris Frasson Matyis Coluna Nutrir-se

Os alimentos termogênicos potencializam a termogênese, processo regulado pelo sistema nervoso que leva à transformação da glicose e da gordura em energia, o que aumenta a saciedade e reduz a sensação de fome, diminuindo a vontade de consumir doces e comer em excesso.

Dizer que o simples consumo de alimentos e suplementos termogênicos levará à eliminação da gordura não é verdade. Eles apenas aceleram o metabolismo, aumentando o gasto calórico de processos que, naturalmente, já realizam essa queima.
Contraindicação

Os termogênicos aceleram o metabolismo, fazendo com que o coração trabalhe mais e a pressão arterial aumente, o que torna a ingestão de termogênicos contraindicada para pessoas que sofrem de arritmia cardíaca, que têm histórico de infarto, insônia, hipertireoidismo, entre outros problemas. Gestantes e crianças também devem limitar o consumo de alimentos termogênicos. Neste sentido, suplementos com ação termogênica se tornam ainda mais perigosos por oferecer os princípios ativos mais concentrados.

Principais alimentos termogênicos

  • Cafeína
    É uma substância vegetal estimulante, capaz de atravessar a barreira do nosso cérebro e promover diversos benefícios como o aumento da disposição e energia, diminuição da fadiga, melhora da performance esportiva, além do efeito termogênico.
  • Chá de Hibisco
    Estimulante e acelera o metabolismo.
  • Chá Verde
    Quem tem insônia não deve ingerir esse chá no período da tarde ou noite.
  • Gengibre
    Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%.
  • Pimenta Vermelha
    Esse tipo específico de pimenta é rico em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. O aumento da atividade metabólica pode ser de até 20%, se ingerida na quantidade de t3g por dia.
  • Vinagre de Maçã
    A acidez do vinagre de maçã parece ter efeito semelhante ao da pimenta, possuindo efeito termogênico quando consumido.
  • Semente de Linhaça
    É um dos alimentos termogênicos poderosos; rica em fibras insolúveis, auxiliando na queima de gordura e em promover a saciedade por mais tempo. Ela também cuida da saúde digestiva e na prevenção do envelhecimento precoce.
  • Canela
    Ela também aumenta o metabolismo basal e possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento.

Lembrando que, para perder peso, o ideal é praticar exercícios físicos e alimentar-se melhor, pois a ingestão exagerada desses alimentos pode não ser tão gratificante como esperado, pois devem ser consumidos com o acompanhamento de nutricionistas que determinarão, segundo as características de cada indivíduo, a quantidade correta a ser ingerida. Podem haver dores de cabeça, insônia, problemas no aparelho digestivo, tontura e outros problemas se os alimentos termogênicos forem consumidos em demasia e sem supervisão.

Nesses meus mais de 30 anos de carreira no jornalismo, tive (e continuo tendo) a oportunidade de conhecer e me relacionar com grandes profissionais da área da saúde, equilíbrio e bem-estar. Posso dizer, sem medo de errar, que meu network nesta área é bastante sólido e diversificado.

Por estar sempre antenada no que acontece na cidade e região, muita gente me pede indicação de profissionais da saúde que sejam confiáveis e competentes.

Sendo assim, decidi criar um digital em 2021, no qual apresentava e indicava profissionais das mais diversas áreas da saúde, equilíbrio e bem-estar. Agora voltamos com a segunda edição para 2024

Quando precisar de um especialista, você pode recorrer a este guia, sempre com novas dicas incluídas para sua maior comodidade e conforto.

Trata-se de um trabalho coberto de boas energias do início ao fim. Está abençoado. Sou grata a Deus por concretizar mais este projeto.

Que este guia possa ajudar a todos que a ele recorrerem!

Bjs da Cris!


Para conhecer os profissionais que estão participando do GUIA DE SAÚDE, EQUILÍBRIO & BEM-ESTAR 2024, do Papo com Cris, clique nos links a seguir:


Cristianny Frasson Matyis - Coluna Nutrir-se

Sobre Cristianny Frasson Matyis

Cristianny Frasson Matyis (CRN 4283) é nutricionista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba, com várias especializações em Nutrição Clínica, Funcional e Oncológica. É proprietária da Clínica Rennove.

Cristianny Frasson Matyis – Nutricionista

Entre em contato:

  • E-mail Ícone Contato Clientes
  • Phone Ícone Contato Clientes
  • Whatsapp Ícone Contato Clientes
  • Instagram Ícone Contato Clientes

Confira as dicas mais recentes de Cristianny Frasson Matyis, na coluna Nutrir-se:
Perdeu alguma das dicas? Aqui estão todas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *