Cristianny Frasson Matyis, Saúde
Colunistas Cristianny Frasson Matyis nutricionista

Nutricionista Cristianny Frasson Matyis explica a Dieta Paleolítica

Hoje falaremos um pouco a respeito da Dieta Paleolítica ou simplesmente Dieta Paleo. Ela possui muitos pontos em comum com a dieta Low Carb, da qual falamos na matéria anterior. Muitas pessoas, inclusive, unem as duas dietas no que chamamos de Dieta Low Carb-Paleo.

Mas o que vem a ser a Dieta Paleo? O Paleolítico refere-se a um período anterior à invenção da agricultura. Os primeiros hominídeos surgiram há aproximadamente 2,5 milhões de anos e a agricultura somente há 10 mil anos, portanto, a nossa evolução genética aconteceu muito antes dos alimentos provenientes da agricultura surgirem e os nossos genes são os mesmos do paleolítico.

E o conceito da dieta é basicamente comer o que os nossos antepassados comiam antes do advento da agricultura. É obvio que isso implica em inúmeras adaptações, afinal ninguém vai sair comendo insetos ou caçando com as próprias mãos.

Existem muitas variações dessa dieta, pois, na época, os tipos de alimentos disponíveis variavam dependendo da região, mas o que todas têm em comum é a ausência de produtos refinados, alimentos processados e grãos.

Evidentemente que alimentos processados, açúcar, refrigerantes e batatas fritas não faziam parte da dieta de nossos ancestrais. O que não fica tão claro é a ausência de grãos, pois o trigo acompanha a civilização desde sempre. Como já dissemos anteriormente, a agricultura só surgiu há 10 mil anos, o que é o mesmo que nada do ponto de vista evolutivo.

Cris Frasson coluna 02 - Dieta Paleolítica

Cris Frasson coluna 02 - Dieta Paleolítica

Em linhas gerais, podemos descrever a Dieta Paleolítica da seguinte forma:

  • Ausência de grãos
  • Ausência de açúcar
  • Evitar laticínios (falaremos dos tolerados)
  • Ausência de alimentos processados

E a essas regras básicas podemos adicionar dois princípios:

  • Coma “comida de verdade”
  • Não tenha medo da gordura natural dos alimentos

Na verdade, você pode comer tudo aquilo que não é processado.

Os graves problemas associados ao consumo de carboidratos atestam que somos despreparados evolutivamente para lidar com essa classe de macronutrientes, que era escassa durante 99,5% da nossa evolução. O fato de que podemos sintetizar todos os carboidratos de que necessitamos a partir de proteínas e triglicerídeos também sublinha a ausência eventual dos mesmos em nosso passado paleolítico.

Os problemas associados ao consumo de grãos, além do fato de serem a maior fonte de carboidratos da vida moderna, são um capítulo à parte. A simples eliminação total dos grãos (pão, massas, farinhas, ou seja, uma dieta livre de glúten) fornece 70% de todo o benefício de uma dieta paleolítica. (em termos não apenas de perda de peso, mas de controle de síndrome metabólica e de patologias autoimunes).

Basicamente os alimentos permitidos são:

  • Carnes (bovina, suína, de caça, etc.)
  • Frutos do mar (peixes, ostras, camarões, etc.)
  • Ovos
  • Verduras e legumes
  • Gordura natural (azeite de oliva, manteiga, óleo de coco – fique longe de gorduras não-naturais como margarina, gordura vegetal hidrogenada e óleos com origem em sementes e grãos)
  • Oleaginosas (castanha-do-pará, de caju, avelã, nozes, amêndoas etc.)
  • Frutas com baixo teor de açúcar (abacate, morango, limão, maracujá, kiwi, goiaba, coco)
  • Laticínios (a dieta paleo não permite laticínios, mas podem ser consumidos os de baixo teor de carboidratos)

Se o objetivo é emagrecer, então restrinja as frutas e raízes como em uma dieta low carb.

Se o objetivo é apenas uma alimentação mais saudável, então pode ingerir esses alimentos com moderação.

Enfim, se você quer seguir uma dieta paleolítica, restrinja tudo o que contém açúcar e amido, além de produtos industrializados, processados e com aditivos químicos.

Lembrando sempre que as dietas devem ser adaptadas às necessidades de cada indivíduo.

Espero que tenham gostado.

Nesses meus mais de 30 anos de carreira no jornalismo, tive (e continuo tendo) a oportunidade de conhecer e me relacionar com grandes profissionais da área da saúde, equilíbrio e bem-estar. Posso dizer, sem medo de errar, que meu network nesta área é bastante sólido e diversificado.

Por estar sempre antenada no que acontece na cidade e região, muita gente me pede indicação de profissionais da saúde que sejam confiáveis e competentes.

Sendo assim, decidi criar um digital em 2021, no qual apresentava e indicava profissionais das mais diversas áreas da saúde, equilíbrio e bem-estar. Agora voltamos com a segunda edição para 2024

Quando precisar de um especialista, você pode recorrer a este guia, sempre com novas dicas incluídas para sua maior comodidade e conforto.

Trata-se de um trabalho coberto de boas energias do início ao fim. Está abençoado. Sou grata a Deus por concretizar mais este projeto.

Que este guia possa ajudar a todos que a ele recorrerem!

Bjs da Cris!


Para conhecer os profissionais que estão participando do GUIA DE SAÚDE, EQUILÍBRIO & BEM-ESTAR 2024, do Papo com Cris, clique nos links a seguir:


Cristianny Frasson Matyis - Coluna Nutrir-se

Sobre Cristianny Frasson Matyis

Cristianny Frasson Matyis (CRN 4283) é nutricionista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba, com várias especializações em Nutrição Clínica, Funcional e Oncológica. É proprietária da Clínica Rennove.

Cristianny Frasson Matyis – Nutricionista

Entre em contato:

  • E-mail Ícone Contato Clientes
  • Phone Ícone Contato Clientes
  • Whatsapp Ícone Contato Clientes
  • Instagram Ícone Contato Clientes

Confira as dicas mais recentes de Cristianny Frasson Matyis, na coluna Nutrir-se:
Perdeu alguma das dicas? Aqui estão todas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *