Leptina e Grelina: nutricionista explica sua importância no equilíbrio do peso
Leptina e Grelina são hormônios que influenciam diretamente o equilíbrio energético do nosso organismo. Enquanto a Leptina atua na mediação e regulação energética, suprimindo a ingestão de alimentos, a Grelina exerce ação rápida no papel de estimular a fome e, dessa forma, ambos os hormônios atuam diretamente na regulação do apetite.
Antes das refeições, a Grelina é produzida no estômago e sua quantidade diminui após a ingestão do alimento. Por ser o hormônio estimulante do apetite, a Grelina é um dos principais responsáveis pelo desejo de comer além do normal. Situações de estresse estimulam a Grelina e isso explica a tendência das pessoas comerem em excesso quando estão estressadas.
A Leptina é responsável por notificar o cérebro de que a pessoa já comeu o suficiente para manter normal seu nível de energia. Ela é produzida nas células adiposas e, quanto maior a gordura corporal, maior será a produção de Leptina e menos comida será consumida. Por outro lado, menos gordura corporal produzirá menos Leptina e mais fome será sentida.
Leptina baixa produz fome e desacelera o metabolismo, impedindo a perda de peso. Dessa forma, quando baixo, é um hormônio que trabalha contra o emagrecimento, especialmente em dietas hipocalóricas.
As pessoas com excesso de peso criam uma resistência à Leptina e precisam comer mais para se sentirem saciadas, contribuindo para o aumento de peso ainda maior. Quanto mais gordura corporal você tiver, maior será a produção de Leptina.
Resumindo:
- Grelina é um hormônio de ação rápida e que estimula seu apetite, contribuindo com o ganho de peso.
- Leptina regula o equilíbrio energético, suprimindo a vontade de ingerir alimentos e induzindo à perda de peso.
Existem variantes genéticas nesses sistemas e uma pessoa pode, por exemplo, ter um defeito na produção de Leptina ou receptores da Leptina e que leve à obesidade, independente de outros fatores.
Como regular os níveis de Leptina e Grelina
- Não existe um método para controlar a Grelina e a Leptina: não ‘mandamos’ no nosso metabolismo. Mas é fato que a privação de comida dá uma certa ‘bagunçada’ na produção desses hormônios.
- As dietas restritivas são um dos fatores que mais desregulam a produção hormonal do controle do apetite: o corpo fica tentando se a adaptar à escassez de alimentos, uma vez que dieta é sinônimo de privação!
- Uma alimentação pobre em carboidratos e rica em proteínas e gorduras boas é a melhor opção para regular o apetite e diminuir o acúmulo de gordura. Carboidratos simples (arroz, batata, doces) são absorvidos antes que o corpo tenha tempo de liberar o hormônio inibidor da fome.
- As proteínas e as gorduras passam mais rapidamente para o intestino, liberando o hormônio inibidor da fome e provocando saciedade. Por isso, uma dieta balanceada que inclua quantidades adequadas desses nutrientes garantirá a saciedade por mais tempo.
- Exercite-se regularmente: atividade moderada pode melhorar a sensibilidade à Leptina.
- Durma bem: estudos mostraram que sono insuficiente leva a uma queda nos níveis de Leptina e a um aumento no apetite.
- Evite as bebidas adoçadas, que podem danificar a resposta da Grelina após as refeições.
Nesses meus mais de 30 anos de carreira no jornalismo, tive (e continuo tendo) a oportunidade de conhecer e me relacionar com grandes profissionais da área da saúde, equilíbrio e bem-estar. Posso dizer, sem medo de errar, que meu network nesta área é bastante sólido e diversificado.
Por estar sempre antenada no que acontece na cidade e região, muita gente me pede indicação de profissionais da saúde que sejam confiáveis e competentes.
Sendo assim, decidi criar um digital em 2021, no qual apresentava e indicava profissionais das mais diversas áreas da saúde, equilíbrio e bem-estar. Agora voltamos com a segunda edição para 2024
Quando precisar de um especialista, você pode recorrer a este guia, sempre com novas dicas incluídas para sua maior comodidade e conforto.
Trata-se de um trabalho coberto de boas energias do início ao fim. Está abençoado. Sou grata a Deus por concretizar mais este projeto.
Que este guia possa ajudar a todos que a ele recorrerem!
Bjs da Cris!
Para conhecer os profissionais que estão participando do GUIA DE SAÚDE, EQUILÍBRIO & BEM-ESTAR 2024, do Papo com Cris, clique nos links a seguir:
Sobre Cristianny Frasson Matyis
Cristianny Frasson Matyis (CRN 4283) é nutricionista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba, com várias especializações em Nutrição Clínica, Funcional e Oncológica. É proprietária da Clínica Rennove.
Confira as dicas mais recentes de Cristianny Frasson Matyis, na coluna Nutrir-se:
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis mostra como ‘manter a linha’ nas festas de fim de ano
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis alerta sobre dietas ‘malucas’ para perder peso
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis fala sobre as gorduras amigas da nossa saúde