Cristianny Frasson Matyis chega aos 25 anos de carreira como autoridade em nutrição
A nutricionista piracicabana Cristianny Frasson Matyis chega aos 25 anos de carreira com motivos de sobra para celebrar, já que é uma das profissionais mais respeitadas em sua área de atuação. Doutora em nutrição, ela trabalha na área clínica há muitos anos e se especializou em obesidade (adulto e infantil), com foco também na incidência de doenças cardíacas, vasculares, hipercolesterolemia (alto índice de colesterol) e triglicérides. Ela também traz no currículo várias especializações na área de oncologia, na qual trabalha também há muito tempo.
Atualmente, a doutora Cris atende na Rennove, sua própria clínica, onde faz atendimentos nutricionais e acompanhamento de pacientes em perda de peso, diminuição da taxa de gordura corporal e reeducação alimentar. Ex-professora do curso de nutrição da Unimep, ela ministra aulas de nutrição em diversas instituições de ensino renomadas como docente convidada.
Conheço a Cris há muitos anos e acompanho de perto sua evolução profissional, feliz por vê-la brilhando numa área tão importante e requisitada como a nutrição. E foi por isso que a escolhi para me acompanhar na árdua tarefa de reeducar minha alimentação. Em poucas semanas já sinto resultados fantásticos e estou bastante motivada com o tratamento proposto por ela. Por isso, decidi apresentá-la aos meus leitores aqui no blog. Acompanhe a entrevista.
Papo com Cris – Como escolheu fazer carreira na nutrição? O que a atraiu para essa profissão?
Drª Cristianny Frasson Matyis – A escolha pela nutrição surgiu por meio de uma aula que fui assistir de uma profissional de São Paulo. Ela falou sobre a profissão e acabei me interessante, primeiramente, pela área acadêmica. Depois, com todos os meus cursos e especializações, percebi que teria que ir pra área clínica, onde estou há 25 anos. O que mais me atrai nesta área é ver as mudanças que a nutrição pode fazer no organismo do paciente, seja ele obeso, atleta, criança ou oncológico. E como é gratificante poder mostrar como a alimentação pode mudar suas vidas sem traumas. Uma das coisas mais gratificantes para mim é ver vários pacientes que se inspiraram no meu trabalho e se tornaram profissionais da nutrição.
Na última década, os profissionais da nutrição ganharam maior relevância no cenário da saúde, no Brasil. A que se deve esse novo status?
O status atual da nutrição se deve exclusivamente ao aumento das necessidades pessoais de cada um em procurar ajuda. Veja como o profissional da nutrição está ligado a vários processos que dependem dele. É obrigatório, por exemplo, ter um nutricionista em academias, hospitais, indústrias, pronto-atendimento, clínicas médicas e infantis. Esses profissionais são responsáveis porm prescrever a dieta, orientar e assinar como responsáveis pelo estabelecimento. O PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) não pode mais sequer servir um prato de refeição ao trabalhador se não tiver um nutricionista responsável. A demanda por profissionais fez com que aumentasse a procura, bem como a compreensão do que é a profissão. A mídia também contribuiu muito com esse aumento ao explicar a necessidade desse profissionaç em diversas áreas.
Quais são hoje, na sua opinião, as questões mais centrais da nutrição? O que é mais relevante neste momento?
Um dos pontos centrais da nutrição está na importância do profissional buscar especialização na área de atuação escolhida. Hoje, por exemplo, na área hospitalar há nutricionistas especializados em áreas como oncologia, pneumologia, renal e cardiológica. Essas divisões possibilitaram que os profissionais se aprofundassem mais em cada área de atuação. Já no nível clínico, o profissional pode atuar na área que desejar.
Há muitas novidades e modismos na área nutricional. Como você definiria hoje uma boa alimentação?
O modismo realmente é a minha grande preocupação como nutricionista. Me importo muito com o bem-estar geral do meu paciente e dou a ele toda a assistência necessária. O problema é que em muitos sites há essas dietas que são tidas como ‘milagrosas’ e as pessoas querem um resultado imediato. Quando a pessoa chega até o meu consultório, ela já fez de tudo, tomou todos os medicamentos que indicaram, fizeram dietas as mais mirabolantes possíveis. A moda passa e a sáude vai responder de acordo com os atos de cada um. Muitas sequelas nutricionais ficam em virtude dos erros alimentares ou pelas pessoas seguirem uma dieta da moda. Busque sempre um profissional que vai orientar na perda de peso e da gordura corporal.
É possível estar bem nutrido e alimentado sem precisar gastar fortunas com alimentos especiais e complementos alimentares? Como?
Não existe esse conceito na nutrição de que, para se alimentar bem, a pessoa tem que gastar fortunas com alimentação e suplementos. Como profissional, faço um estudo do paciente e vou adaptando a alimentação dele dentro de um padrão correto. Tem pacientes que gastam fortunas com alimentos e, quando vou avaliar, não atingiram o propósito. O profissional tem que ser objetivo ao atender a necessidade do paciente e, assim, ele consegue fazer com que a pessoa se alimente corretamente e perca ou ganhe peso, dependendo de cada um.
Quais são, na sua opinião, os eros mais frequentes na alimentação?
Os erros mais frequentes na alimentação são vários. Vou enumerar alguns:
1) Quando gera a culpa e a ansiedade em se alimentar;
2) Pensar que vou ter que iniciar uma dieta e agora terei que comer só frutas e vegetais e, ainda, ter que achar prazeroso;
3) Não ter a alimentação como algo essencial em sua vida e um nutricionista pode orientar o paciente a fazer isso de modo correto e prazeroso;
4) Não beber água e se hidratar;
5) Fazer exercícios físicos como algo sacrificante;
6) Pensar que vai ter que deixar o chocolate de lado.
Enfim, existem vários erros básicos que fazem as pessoas enxergarem uma dieta saudável como um empecilho. Mas hoje os nutricionistas são capazes de adaptar as dietas de acordo com cada paciente.
O que você não come de jeito nenhum?
Não existe um alimento específico que não coma de jeito nenhum. Faço da minha alimentação um balanceamento calórico que me possibilita a comer de tudo com moderação e sem culpa. Assim, controlo a ansiedade, o peso e o percentual de gordura.
Existe algum alimento que deveria ser consumido todos os dias?
Em todos esses anos de estudos e atendimentos, cheguei à conclusão de que fibras, água, alimentos de baixo índice glicêmico, frutas, verduras e legumes (que também devem ser consumidos de forma equilibrada, principalmente as frutas pela alta incidência de glicose) e as proteínas (respeitando as preferências de cada um, neste caso) devem ser consumidas diariamente.
Dê três conselhos que considera fundamentais para quem quer se alimentar de forma saudável e correta.
Meu conselho seria: procure um profissional da área e se informe sobre sua vida profissional. Quando ouvir falar em nutrição, procure ver que esse profissional vai ajudar você a perder peso ou ter ganho de massa magra da melhor maneira possível, ajustando a sua vida com a alimentação. Não existe mais essa história de que fazer uma dieta significa “nunca mais vou comer o que eu gosto” ou passar fome. Ao contrário, você vai se alimentar até mais e melhor sem gastar muito. Escuto todos os dias dos meus pacientes de como a alimentação mudou a vida deles. Com o stress e a correria do dia a dia ,a alimentação fica em último plano. Isso é um erro gravíssimo para o seu corpo, que pode desenvolver várias patologias que irão atingir aos poucos seu organismo. Portanto, pense em como você está se alimentando e qual o grau de importância da alimentação na sua vida.
Sobre Cristianny Frasson Matyis
Cristianny Frasson Matyis (CRN 4283) é nutricionista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba, com várias especializações em Nutrição Clinica, Funcional e Oncológica. É proprietária da Clinica Rennove.
Cristianny Frasson Matyis – Nutricionista
Whatsapp: (19) 98160-8268
E-mail: crisfrasson@outlook.com
Instagram: @crisfrasson19
Leia também esses posts relacionados:
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis mostra como ‘manter a linha’ nas festas de fim de ano
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis alerta sobre dietas ‘malucas’ para perder peso
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis fala sobre as gorduras amigas da nossa saúde
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis explica o que são alimentos termogênicos
- Nutricionista Cristianny Frasson Matyis: adoçantes artificiais têm vantagens e desvantagens