Receitas, Saúde

Arroz intregral: incluir o queridinho das dietas na alimentação pode não ser tedioso

Imagem

Josapar dá dicas de como incluir o arroz integral na rotina alimentar, garantindo uma alimentação saudável sem cair na rotina

Rico em fibras, vitaminas e minerais o arroz integral é muito recomendado para quem quer seguir uma dieta equilibrada e criar um estilo de vida saudável relacionado à alimentação. Porém, como não é um hábito do brasileiro consumi-lo diariamente, assim faz com o arroz branco, há quem desista de adotá-lo na rotina alimentar.

Além de ter preparo rápido, fica pronto em apenas 20 minutos, o Arroz Tio João Integral pode ser preparado de formas diferentes, variando combinações e temperos.

Varie os temperos

Para inovar na hora do preparo, a dica é temperar o Arroz Tio João Integral sem se limitar aos condimentos tradicionais. Apenas o fato de substituir a cebola branca pela roxa já muda o sabor. A cebola roxa tem ainda a vantagem de ajudar no controle do colesterol. Para economizar no sal, é recomendável a utilização do alho e ervas. Desta forma o arroz ganha sabores e aromas diferentes, que tornam o sal quase dispensável. Alecrim, tomilho, manjericão e hortelã são sugestões de ervas que podem ser usadas em conjunto ou separadas.

Molho shoyu e gengibre também são ótimas pedidas, mas neste caso pode-se dispensar totalmente o sal, pois o molho shoyu já é salgado.

Abuse da criatividade

Além dos temperos e ervas, vale a pena apostar em legumes, castanhas, queijos, carnes desfiadas e frutas secas. A dica é variar e combinar elementos de forma criativa, testando sabores e texturas. Algumas combinações que funcionam muito bem são ricota defumada com frutas secas, alho poró com bacon (sem exageros!), seleta de legumes variados, castanhas com tomate seco.

Deixe o óleo para o final!

Pode-se cozinhar o arroz diretamente na água  ou refoga-lo antes do cozimento, como no preparo tradicional, porém usando sempre muito pouco óleo. Com o arroz já preparado, a dica é finaliza-lo com um fio de azeite. Desta forma o sabor do azeite e suas propriedades nutricionais são preservados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *