Giardíase canina: o que é e como prevení-la
Doença pode ser transmitida dos animais para os humanos
Uma das principais parasitoses intestinais com ocorrência no mundo todo, a Giardíase Canina é classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma zoonose, ou seja, doença que pode ser transmitida dos animais para os humanos.
Sua transmissão ocorre por meio da ingestão de cistos do protozoário Giárdia lamblia, que pode ser encontrado em águas de esgoto, tanto tratado quanto não tratado, em alimentos ou fezes de animais infectados. Os cistos de Giárdia são altamente resistentes no meio ambiente.
Ao defecar, cães infectados contaminam o ambiente.
“Por esse motivo, é muito comum que o contágio aconteça em ambiente frequentado por muitos cães”, diz o médico-veterinário Alexandre Merlo, Gerente Técnico de Animais de Companhia da Zoetis.
Sintomas da Giardíase Canina
Fezes mais moles e com cheiro mais forte que o habitual, esverdeada ou com aspecto de gordura, vômitos, desidratação e dores abdominais são os principais sintomas da giardíase canina. Perda significativa de peso é outro sintoma bastante comum da doença.
“Importante ressaltar que alguns cães não apresentam sintoma algum, mas por estarem infectados, continuam eliminando cistos no ambiente, trazendo situação de risco para crianças, adultos e outros animais”, diz Merlo. “Por esse motivo, é aconselhável que todos os animais e também os humanos que vivem no mesmo ambiente sejam tratados também, mesmo que não apresentem sintomas”, completa o médico-veterinário.
Prevenção
A proteção do cão contra a giardíase se dá com bons hábitos de higiene e de limpeza sanitária adequados, além da vacinação dos animais.
Em seu portfólio, a Zoetis apresenta GiardiaVax, vacina inativada contra a Giardíase Canina.
É recomendada para vacinação de cães sadios a partir de 8 semanas de idade, como auxiliar na prevenção da Giardíase Canina.
Sobre a Zoetis
A Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços.
A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 9 mil funcionários. Em 2018, obteve faturamento de US$ 5,8 bilhões de dólares.
Saiba mais sobre a Giardíase Canina
Para outras informações, acesse o site da Zoetis: www.zoetis.com.br
Leia também esses posts relacionados:
- Quarentena com os Pets: cuidados básicos para o bem-estar do cão ou gato
- DogHero aponta 5 cuidados com cães que você deve tomar durante as chuvas de verão
- Meu cão ou gato pode contrair o novo coronavírus?
- Pet shower: higiene é fator crucial para evitar dermatite nos pets
- Dia do Gato (17/02): fatos e fakes do comportamento felino
- ONG Vira Lata Vira Vida
Fone: (19) 98899-1929
E-mail: contato@viralataviravida.org.br
Facebook: facebook.com/viralataviravida
Google Plus: http://www.facebook.com/viralataviravida
Site: viralataviravida.org.br
- SPPA (Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais)
Praça José Bonifácio, 799, sl 62, Centro – Piracicaba/SP
Fone: (19) 99192-8210
Facebook: facebook.com/sppa.piracicaba
Site: sppapiracicaba.wordpress.com
- ONG Amantes de Gatos
Facebook: facebook.com/amantesdegatospiracicaba
Instagram: instagram.com/amantesdegatos
Site: amantesdegatos.org.br
Você também pode fazer a sua parte ao Compartilhar este post e ajudar a divulgar as entidades amigas dos animais.