Com poucas calorias, pitaya ajuda a emagrecer de forma saudável
De aparência exótica, fruta ajuda a controlar o colesterol e a glicemia, previne o envelhecimento precoce e diminui a dor pós-exercício.
Se você está de dieta e procurando novos sabores para complementar sua alimentação e emagrecer de forma saudável, você deveria dar uma chance para a pitaya. Apesar de estranha, a fruta, que também é conhecida como fruta-dragão, tem sabor adocicado e é uma grande aliada na perda de peso de forma saudável, pois também ajuda a controlar o colesterol e a glicemia.
“Devido a sua alta propriedade antioxidante, a pitaya ajuda a combater radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, a fruta é ideal para ser consumida após o exercício físico, já que possui componentes que agem na modulação da dor”, afirma a drª Renata Domingues, médica especializada em Nutrologia, diretora responsável da Clínica Adah e vice-presidente da Abranutro (Associação Brasileira de Nutrologia Médica).
Com polpa suculenta e sabor suave, a pitaya é uma ótima opção para ser consumida in natura, em sucos ou na forma de picolé. Para ajudar você a introduzir a fruta na sua alimentação, a especialista recomendou duas receitas práticas e saborosas. Confira:
Suco de pitaya
Ingredientes
- 300ml de água de coco
- 1 pitaya
- Folhas de hortelã a gosto
Modo de preparo
Bata tudo em um liquidificador e sirva em um copo com gelo. Caso prefira um suco mais grosso, congele a pitaya antes de bater. O ideal é que o suco seja tomado logo após o preparo para que não perca a Vitamina C.
Shake de pitaya
Ingredientes
- 300ml de água de coco
- 1 pitaya
- 1 colher de sopa de aveia
- 1 colher de sopa de linhaça
Modo de preparo
Bata tudo em um liquidificar e sirva em um copo com gelo. A vantagem desta opção é que o ômega 3 da linhaça potencializa os benefícios da pitaya, além de ajudar na recuperação de possíveis lesões causadas pela atividade física.
Sobre a drª Renata Domingues
Médica especializada em Nutrologia, vice-presidente da Abranutro (Associação Brasileira de Nutrologia Médica) e diretora responsável pela Clínica Adah. Pós-graduada em Nutrologia Médica e em Ciência da Fisiologia Humana e Longevidade Saudável, a nutróloga é membro da WOSIAM (World Society of Interdisciplinary of Anti-Aging Medicine).
Para mais informações, consulte o site da Clínica Adah: www.clinicaadah.com.br
Leia também esses posts relacionados:
- Quarentena: não é hora de fazer dietas restritivas, que podem prejudicar a saúde e o sistema imune
- Dieta Mediterrânea melhora microbiota intestinal e favorece envelhecimento saudável, aponta estudo
- Musculação, dieta rica, bons hábitos e tudo o que é necessário para ter pernas bonitas e saudáveis
- Livro “Amo Minha Idade” será lançado no evento Beleza Pura – Mulher Madura
- Onodera tem 4 massagens para combater inchaço e gordura localizada