Psicologia Positiva: tudo o que a gente mais quer é ser feliz
A Psicologia Positiva ajuda a desenvolver intervenções que aumentam o bem-estar e não apenas amenizam o sofrimento
Por Anna Lívia Pacífico
Um dia, passeando pela rua, vi um anúncio colado em uma parede que dizia assim: “A Felicidade mora aqui dentro, quem quiser ser feliz que entre e seja bem-vindo”. Parei e pensei: “Eu que já estive um bom tempo morando nos estados de tristeza e descontentamento, vou entrar, quem sabe lá eu encontro a receita do ‘…e foram felizes para sempre…’”
Como boa desbravadora do mundo que sou, levo comigo sempre uma pitada de curiosidade. Foi com essa curiosidade que eu fui lá e entrei com olhar atento.
Eram muitos estímulos, objetos, falas, conceitos, de tudo tinha um pouco e para todos os gostos. Saí de lá com muitos questionamentos e apenas uma certeza: a felicidade é, antes de tudo, uma escolha. Escolher implica em tomar a decisão de querer. É quando você decide ser feliz que você passa a se comprometer a encontrar os ingredientes certos para a sua receita.
E foi com esse compromisso que iniciei um caminho: estudar sobre felicidade, para que eu pudesse aplicá-la na minha vida e, depois, utilizar na minha prática como psicóloga clínica.
Foi assim que descobri a Psicologia Positiva, a ciência que estuda a felicidade. Uau!!! Agora parecia que tinha encontrado o que eu buscava: Felicidade X Ciência. E, logo de cara, deparei-me com uma frase do Martin Seligman, pai dessa ciência, que dizia que a felicidade é mensurada e pode ser aprendida e ensinada. Foi ai que pensei: estou no caminho certo.
A Psicologia Positiva é a ciência que se ocupa do bem-estar, da felicidade. Para Martin Seligman, é muito importante desenvolver intervenções que aumentem o bem-estar e não apenas amenizem o sofrimento. É com o foco no florescimento humano que essa ciência enfatiza que, mais importante do que melhorar o que não está tão bom, é descobrir e viver os seus pontos fortes. À medida que você foca nas suas fortalezas, consequentemente, as suas fraquezas perdem força.
Lívia, você que fala e estuda sobre felicidade, você é feliz?
Eu fiz essa escolha e tomei a decisão, pois a felicidade é uma ação. E de lá para cá, assumi o compromisso de que faria a minha vida valer a pena e sei que, para isso, é preciso que eu me lembre todos os dias desse comprometimento e de viver os ingredientes da minha receita da felicidade, para que, mesmo diante dos acontecimentos externos que eu não tenho como interferir, eu consiga ficar bem, porque problemas e desafios todos nós enfrentamos ao longo da vida.
E você, me conta: já tomou a decisão de ser feliz?
Enquanto você me responde, eu vou ali escrever mais um pouco e nos encontraremos daqui a 15 dias.
Sobre Anna Lívia Pacífico
Anna Lívia Pacífico Barros Mota é psicóloga, master trainer em Psicologia Positiva, Terapeuta em EMDR. É proprietária da Pacífico Treinamentos.
Para saber mais sobre a psicóloga Anna Livia Pacifico, leia a entrevista publicada aqui no blog Papo com Cris.
Anna Lívia Pacífico – psicóloga
E-mail: livia.pacifico@outlook.com
Instagram: @psicologa.annalivia
Whatsapp: (19) 98376-8630
Confira as dicas mais recentes de Anna Lívia Pacífico, na coluna ‘Felicidade em Pauta’:
- Uma reflexão sobre a paternidade
- Dizem que a mulher é o sexo frágil
- Por que estamos trocando pessoas por objetos, se os objetos se vão e as pessoas ficam?