Melissa Oliver explica qual a diferença entre ‘dar bronca’ e ‘dar feedback’
Como chamar a atenção de um profissional com baixa performance? É comum o líder ser cobrado para dar feedback ou até mesmo ultimato para seu liderado com desempenho abaixo do esperado pela empresa.
‘Dar bronca’ e ‘dar feedback’ são as atitudes mais óbvias para o líder. No entanto, as razões pelas quais um profissional tem queda de produtividade, muitas vezes, podem ser confusas até para ele mesmo, o que dirá para o líder que precisa chamar sua atenção.
Por isso, aqui vão alguns pontos a serem observados antes de chamar seu colaborador para a ‘tal conversa’.
- Baixa performance normalmente tem a ver com baixa expectativa, seja na vida pessoal ou profissional. O que significa que o problema pode estar na falta de perspectiva do funcionário diante do seu ‘futuro’ na empresa e/ou com relação a própria vida pessoal.
- Tenha claras quais são as demandas que a empresa deseja e quais são as demandas que você, como líder, considera pertinentes. Feedbacks mal elaborados podem confundir ainda mais o funcionário e, muitas vezes, criar problemas ao invés de solucioná-los.
- Atenção! Há muitas técnicas e especulações de técnicas para abordar um colaborador com baixa performance. O recurso mais eficaz vai depender do histórico do funcionário, da cultura da empresa, do perfil de quem vai abordá-lo etc. Muito cuidado ao seguir essa ou aquela técnica da qual ‘ouviu falar’.
- Na dúvida de como agir, a regra de ouro é ouvir mais do que falar. Muitas vezes, se for um colaborador experiente, ele mesmo poderá dar uma solução na medida em que for explicando o problema.
Nesses meus mais de 30 anos de carreira no jornalismo, tive (e continuo tendo) a oportunidade de conhecer e me relacionar com grandes profissionais da área da saúde, equilíbrio e bem-estar. Posso dizer, sem medo de errar, que meu network nesta área é bastante sólido e diversificado.
Por estar sempre antenada no que acontece na cidade e região, muita gente me pede indicação de profissionais da saúde que sejam confiáveis e competentes.
Sendo assim, decidi criar um digital em 2021, no qual apresentava e indicava profissionais das mais diversas áreas da saúde, equilíbrio e bem-estar. Agora voltamos com a segunda edição para 2024
Quando precisar de um especialista, você pode recorrer a este guia, sempre com novas dicas incluídas para sua maior comodidade e conforto.
Trata-se de um trabalho coberto de boas energias do início ao fim. Está abençoado. Sou grata a Deus por concretizar mais este projeto.
Que este guia possa ajudar a todos que a ele recorrerem!
Bjs da Cris!
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Sobre Melissa Oliver
Melissa Oliver é coach de carreira, psicodramatista, especialista em comportamento organizacional e gestão de pessoas. Atualmente, é mestranda em educação pela Unesp. Atua como professora de graduação e pós-graduação nas áreas de gestão de pessoas e coaching, além de ser autora do blog Melissa Oliver – Coaching com Psicodrama e do e-book Descubra se você ama o que faz.
Melissa Oliver – Coach de Carreira e Liderança
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