Férias Escolares: 5 dicas para aproveitar mais esse período tão aguardado pela criançada
Por Anna Lívia Pacífico
Férias escolares é aquele momento tão desejado da criançada porque as atividades obrigatórias dão espaço às atividades livres e mais voltadas ao lazer. É o momento mais esperado pelas crianças e, talvez, o de maior preocupação para os pais. As dicas de hoje são alternativas para facilitar e tornar a programação agradável para todos.
1. Conheça e respeite os gostos da criança na hora de escolher as atividades
Conhecer o perfil da criança que está de férias pode ser um grande aliado na hora de escolher a programação. Se sua criança é mais calma e gosta de atividades mais internas, não a mande para um acampamento que vai exigir dela participar de atividades das quais não gosta. Do mesmo jeito, se a criança é mais agitada, ofereça atividades que ajudem a extravasar as energias, escolha atividades em que ela tenha bastante espaço para correr e explorar da sua forma.
2. Alterne programação entre a família e os amigos
Chega uma hora em que as crianças querem sair também com os amigos, sem os pais. E isso é muito saudável. Esses momentos são importantes para as crianças desenvolverem sua autonomia e independência. Pais, entendam isso como algo positivo e encaixem na programação momentos com a família e, também, com os amigos.
3. Lembre-se: o papel de aluno está de férias, portanto o de filho deve prevalecer
É comum, durante as férias, os assuntos escolares serem motivos de muitas conversas, mas eles que estão de férias acham essa conversa desinteressante. Portanto, que prevaleçam as conversas de filho e menos as de aluno.
4. Sente-se e escute o que seu filho tem para falar
Encare as atividades vivenciadas nas férias, como brincadeiras, viagens, passeios em geral, como uma forma também de adquirir conhecimentos e fortalecer as experiências. Valoriza isso. Quando eles chegarem superempolgados de algum lugar, dedique tempo a ouvi-los. Escute, pergunte, demonstre interesse pelo que ele viveu. Assim você está estimulando o que ele viveu e a forma como está demonstrando.
5. É preciso equilíbrio: cuidado para não lotar e nem esvaziar a agenda
As férias devem ser o momento em que há menos obrigações. O que muitas pessoas esquecem é que, se as atividades extracurriculares também se somam, passam a ser também obrigações. Por outro lado, as férias não podem ser encaradas como um período à parte na vida, em que não há obrigações a serem cumpridas. É preciso equilíbrio. E isso envolve obrigações, em menores proporções, e momentos de lazer. Sim, as crianças precisam continuar tendo rotinas, como por exemplo, arrumar o quarto, ter horários para comer. Se por um lado, os horários são mais flexíveis, eles não são totalmente sem rotina. É o equilíbrio que vai dar o tom das férias.
Eu desejo boas férias para a criançada e para os papais. E me contem o que mais vocês fazem que funciona para tornar as férias mais atrativas.
Sobre Anna Lívia Pacífico
Anna Lívia Pacífico Barros Mota é psicóloga, master trainer em Psicologia Positiva, Terapeuta em EMDR. É proprietária da Pacífico Treinamentos.
Para saber mais sobre a psicóloga Anna Livia Pacifico, leia a entrevista publicada aqui no blog Papo com Cris.
Anna Lívia Pacífico – psicóloga
E-mail: livia.pacifico@outlook.com
Instagram: @psicologa.annalivia
Whatsapp: (19) 98376-8630
Confira as dicas mais recentes de Anna Lívia Pacífico, na coluna ‘Felicidade em Pauta’:
- Uma reflexão sobre a paternidade
- Dizem que a mulher é o sexo frágil
- Por que estamos trocando pessoas por objetos, se os objetos se vão e as pessoas ficam?