Tetracampeão mundial de paracanoagem de velocidade estará em Piracicaba para abertura do Experimentando Diferenças
Projeto estará na Festa das Nações, no Engenho Central, e o coquetel de abertura será nesta quarta-feira, às 20h30
Pela segunda vez na Festa das Nações, o projeto Experimentando Diferenças está em Piracicaba e recebe a presença do atleta paralímpico Fernando Fernandes durante o coquetel de abertura da edição 2017. O evento, exclusivo para a imprensa e convidados, tem início às 20h30 e acontece nesta quarta-feira (17), no Barracão 14 do Engenho Central, logo após o início oficial da festa. Para participar do meet and greet com o medalhista mundial é preciso informar nome completo e do veículo de comunicação por e-mail (comunicacao.sp6273@caixa.gov.br) ou pelo telefone (19) 2106-9800.
Fernandes é padrinho do Experimentando Diferenças e tem uma trajetória incrível no esporte adaptado de canoagem de velocidade (K1 masculino A), acumulando os títulos de tetracampeão mundial (2010, 2011, 2012, 2013), tricampeão sul-americano, bicampeão pan-americano e tetracampeão brasileiro.
O atleta chegou a profissionalizar-se no futebol, lutou boxe amador e teve uma sólida carreira como modelo internacional – quando participou, em 2002, do reality show Big Brother Brasil. Em 2009, ele sofreu um acidente de carro e perdeu os movimentos das pernas. Desde então, dedicou-se à canoagem.
“Estava passeando num shopping e vi de longe uma quadra, cadeiras de rodas, algo diferente. Era uma apresentação ao público do que é o esporte paralímpico. Fiquei fascinado. Entrei na quadra, joguei basquete, e daí em diante me juntei ao projeto, que se tornou parte da minha vida. A acessibilidade não é fazer uma rampa em uma calçada, mas, sim poder acessar todas as oportunidades, de estudar ou trabalhar. A Caixa tem este papel de apoiar quem se propõe a isso”, destaca Fernandes sobre o Experimentando Diferenças, que tem o patrocínio das Loterias da Caixa.
No ano passado, a primeira edição do projeto teve seu recorde histórico de público e, mais uma vez, o Experimentando Diferenças funciona na Festa das Nações, que acontece entre os próximos dias 17 e 21. A arena cenográfica com 180 metros quadrados terá basquete em cadeira de rodas, futebol com os olhos vendados, bocha desportiva, games e corrida em cadeiras de rodas. Além dos monitores, que circulam o tempo todo pela arena apoiando os visitantes, o projeto conta com a participação de paratletas profissionais.
As visitas gratuitas poderão ser feitas na quinta-feira (18) e sexta-feira (19), das 19h às 22h; sábado (20) e domingo (21), das 11h às 22h. “Vamos atender também a excursões pedagógicas em horários especiais”, conta Fernando Rigo, CEO do projeto. “Na quinta-feira e sexta-feira, haverá um horário especial das 9h às 17h, fora do horário da festa, exclusivamente para atendimento a escolas e entidades previamente cadastradas”, explica.
Segundo Rigo, o projeto foi criado com a proposta inovadora de fazer com que o maior número de pessoas experimentasse as modalidades do paradesporto e que, ao vivenciarem essa realidade, se sensibilizassem para as potencialidades e conquistas dos atletas paralímpicos brasileiros. “Como uma iniciativa inclusiva, o Experimentando Diferenças partilhou processos de aprendizagem e conscientizou a sociedade sobre os desafios das pessoas com deficiência. O projeto consiste em levar às grandes cidades do país atividades esportivas em arenas montadas nos shoppings ou espaços de grande fluxo e diversidade social. Como resultado da iniciativa, o projeto vem contribuindo para uma maior conscientização e aceitação, proporcionando formação ética e social e favorecendo novos comportamentos”, define.
Tomando como base o sucesso da edição do projeto no ano passado, em Piracicaba, quando mais de 2.000 pessoas foram atendidas nos cinco dias de festa, as expectativas de Rigo são as melhores possíveis. “O evento em Piracicaba detém o nosso recorde nacional de atendimento em um único dia – 1.194 participantes! A expectativa é superar esse recorde e atender 5.000 pessoas”, afirma.
RECONHECIMENTO E PRÊMIO
Entre 350 inscritos de todo o Brasil, o Experimentando Diferenças foi escolhido como o projeto vencedor do Programa CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local, edição 2015/2016, que busca reconhecer e valorizar experiências bem-sucedidas e que melhoram a qualidade de vida das pessoas por todo o país.
Iniciada em 1999, a premiação é inspirada no programa da ONU (Organização das Nações Unidas) As Melhores Práticas e Lideranças Locais (Best Practices and Local Leadership Programme).
Sobre o apoio da Caixa ao paradesporto
A CAIXA é responsável pelo repasse aos Comitês Olímpico e Paralímpico Brasileiros de 2% da arrecadação bruta de todas as apostas efetivadas nas Loterias Federais. Os recursos oriundos de Loterias Caixa representam hoje a permanente garantia de realização do programa de fomento ao esporte adaptado, colocado em execução pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). Uma espécie de coluna vertebral da estrutura que o Comitê põe a serviço da consolidação do esporte adaptado no Brasil. Principal agente financeiro das políticas públicas de desenvolvimento social, a CAIXA, ao investir no paradesporto brasileiro, mais do que propiciar aos atletas de alta performance condições essenciais de treinamento em competições e torneios nacionais e internacionais, valoriza a inclusão social, a educação e a descoberta de novos talentos.
Experimentando Diferenças em Piracicaba
Horários de visitação: quinta-feira e sexta-feira (18 e 19/05) das 9h às 17h e das 19h às 22h; sábado e domingo, das 11h às 22h
Informações: (19) 2106-9800
Local: Barracão 14 do Engenho Central – Rua Maurice Allain, s/n – Piracicaba/SP
Entrada franca
Contatos
Facebook: facebook.com/www.experimentandodiferencas.com.br
Twitter: twitter.com/ExpeDiferencas
YouTube: youtube.com/user/experimentediferenca
SoundCloud: soundcloud.com/experimentando-diferencas
Flickr: flickr.com/photos/experimentediferencas/sets
E-mail: fernandorigo@experimentandodiferencas.com.br
Excursões pedagógicas para escolas e entidades devem ser previamente cadastradas até esta sexta-feira (dia 12) pelo telefone (19) 2106-9800