Cultura

‘Lucas’ e ‘Ana’ são os nomes campeões entre os alunos da região de Campinas

Levantamento da Educação revela o ranking dos batismos mais numerosos dos frequentadores das 5 mil escolas

        A Secretaria da Educação do Estado acaba de concluir o primeiro levantamento sobre os nomes dos 4 milhões de estudantes matriculados na rede estadual de ensino. Por meio do registro de matrículas foi identificado que Lucas é o mais comum entre os meninos que frequentam as mais de 5.000 escolas. Já entre as garotas, Ana foi o mais recorrente.

Os dados são da Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação (Cima), órgão da Secretaria, e acabam de ser tabulados. No total, as unidades escolares reúnem mais de 90 mil Lucas e de 70 mil Anas, sendo mais de 12 mil Lucas e de 10,4 mil Anas na região de Campinas.

A tabulação é referente ao ano de 2013 e foi possível por causa do registro informatizado dos alunos da rede. A mesma coordenadoria é responsável pelo sistema que bimestralmente oferece ainda o boletim online de todos os matriculados da rede estadual de ensino. Também com os dados da Cima, a Secretaria traçou o primeiro perfil dos estudantes do Ensino Médio da rede.

Para elaborar o perfil, foram aplicados 270.376 questionários aos estudantes e identificado que a maioria é menina (55,4%). Além disso, foi identificado que 63,8% deles trabalham – ou já trabalharam – enquanto concluem os estudos. A principal motivação para o emprego é “ser independente”, conforme mostram os dados (33,7%), quesito que supera a necessidade de “ajudar a família” (12,9% das escolhas). Um outro dado é que oito em cada dez alunos vão continuar os estudos no Ensino Superior após a conclusão do Ensino Médio, sendo que dos que já escolheram a profissão, a maioria assinalou que enxerga na engenharia e nas ciências tecnológicas o plano futuro (21,3% das respostas).

“Conhecer ainda mais o perfil do nosso estudante é fundamental para traçar políticas de ensino. A Secretaria já trabalha com a prioridade da formação integral e focada no projeto de vida dos nossos alunos, com projetos como o Vence, que oferece ensino regular de qualidade simultâneo ao técnico, além da oferta de cursos online e gratuitos preparatórios para o vestibular e de inglês”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *