Decoração

Art Déco: 90 anos de elegância por todos os ângulos

Desmobilia Lança Compilado Especial em Comemoração a Art Déco

252192_498757_desmobilia___poltrona_club_r_2.800

Poucos estilos de design são tão reconhecidos e apreciados como o Art Déco. O movimento, que em 2015 completa 90 anos, foi uma das mais fortes influências da arquitetura e do mobiliário mundial.

Icônico, o Art Déco deixou uma marca perene em todos os campos do design ao longo dos anos 20 e 30, celebrando a crescente industrialização da sociedade com elegância e um traço artesanal deslumbrante. O termo é derivado da Exposition Internationale des Arts Décoratifs Industriels Modernes – exposição realizada em Paris, em 1925, que chamou a atenção mundial para o estilo. Em suma, o Art Déco é uma releitura moderna do classicismo, com composições simétricas, elementos retilíneos e alinhamento impecável.

252192_498758_desmobilia___relogio_seth_thomas_r_550

No mobiliário, o Art Déco trouxe o conceito aerodinâmico. Na madeira, materializou-se em formas geométricas refinadas. Materiais ricos e exóticos, produzidos com o luxo que agradava em cheio a uma nova classe emergente de pessoas ricas.

O termo é bastante usado para descrever o trabalho de criadores de diversos estilos associados a esse movimento, em especial, o American Art Déco – também conhecido como “Streamline Moderne” ou “Machine Age Design”.

252192_498750_desmobilia___banqueta_deco_stool_r_1.350_00

Nos EUA, foram destaque os projetos de Donald DesKey, Paul Frankl, Gilbert Rohde, Norman Bel Geddes, entre outros. Trabalhos que traziam uma visão de futuro bastante atrativa, materializando em mobiliários, produtos industriais e objetos a velocidade e o movimento que hipnotizavam a sociedade americana da época. Na arquitetura, o Chicago Motor Club Building, projetado por Holabird & Root (1929) é um dos melhores exemplos da American Art Déco.

Outras manifestações do Art Déco podem ser vistas mundo afora. Na França, temos o trabalho de Adolphe Jean-Marie Mouron, cujas obras, especialmente cartazes publicitários, representam o melhor do Art Déco, com seu visual aerodinâmico e minimalista. O poster do Transatlântico Normandie (1935) é um dos mais famosos de Cassandre – pseudônimo de Adolphe.

252192_498749_desmobilia___alto_falante_dancing_ladies_r_1.700

Entre os representantes franceses do Art Déco, também podemos destacar René Lalique. Criador de mais de 1.000 peças, de luminárias a mascotes para carro, ele foi responsável por projetar o único palácio em estilo Art Déco para o príncipe Asaka Yasuhiko (1933), em Tóquio. Agora um museu – o Tokyo Metropolitan Teien Art Museum – o palácio apresenta interiores projetados por Henri Rapin, então diretor artístico da fábrica de porcelana Sèvres, na França, e amigo de Lalique.

Pelo Brasil, o Art Déco também deixou o seu legado. Segundo estudiosos, as linhas geométricas desse estilo, conhecidas por se inspirarem em diversas culturas antigas, como a Grécia e o Egito, tiveram por aqui a influência da Cultura Marajoara (400-1400).

Entre os representantes nacionais do estilo estão o escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret – criador do famoso Monumento às Bandeiras, na capital paulista. São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia são as cidades com os maiores acervos Art Déco do Brasil, embora o estilo tenha se espalhado por todo o País.

Em São Paulo, o edifício-sede da Biblioteca Mário de Andrade e o Estádio do Pacaembu são dois grandes marcos arquitetônicos Art Déco.

Outros belos exemplos são o edifício do Banco de São Paulo, o Edifício do Banco do Estado, o Edifício J. Moreira e o Edifício Ouro Para o Bem de São Paulo que, segundo a história, teria sido construído com o dinheiro proveniente das alianças doadas pelas mulheres paulistas para o caixa militar da revolução constitucionalista.

No Rio, algumas das mais significativas criações Art Déco são o Teatro Carlos Gomes, a Torre do Relógio da Central do Brasil e o Cristo Redentor.

Há, ainda, outros exemplos Brasil afora, como o Teatro Goiânia, em Goiânia (GO); a obra de Frederico Urlass, em Campo Grande (MS); a Prefeitura de Chapecó (SC) e a Prefeitura de Guaporé (RS). Ou seja, bebemos (e muito) dessa fonte.

Em comemoração ao 90º aniversário desse estilo tão corajoso quanto elegante, a Desmobilia preparou uma seleção especial de peças com inspiração Art Déco. Vale a pena apreciar e se inspirar.

SERVIÇO: e-commerce Desmobilia – www.desmobilia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *