Casa Cor Interior SP surpreende nos revestimentos de parede
Home Theater, de Cristiane Furlan
Foto: Jefferson Ataliba
Mostra instalada em Piracicaba investe em técnicas de design de interiores e exibe novidades em acabamentos
Técnicas de design de interiores uniram-se à evolução da indústria de revestimentos para que as paredes deixassem de ostentar apenas obras de arte. Nas áreas internas ou externas, secas ou molhadas, placas cimentícias, porcelanatos e outras inovações dão show em decoração e ditam as últimas tendências, e mais belas, que podem ser vistas em vários dos 33 ambientes da Casa Cor Interior SP, na mostra que acontece em Piracicaba até dia 15 de dezembro.
Na Sala de Jantar, o revestimento de concreto, da marca Zeus, ganhou a rusticidade e a força das placas maiores e do mesmo modelo das aplicadas no chão, uma novidade em design de interiores, informa o arquiteto e um dos responsáveis pelo ambiente, Nedival de Sá Pianizzola.
O movimento do efeito lúdico das formas arredondadas e sombras, proporcionadas pela luminotécnica, estão no Quarto do Bebê. O ambiente assinado pelo arquiteto Gustavo Rocha tem revestimento Eclypse da Castelatto, feito em concreto, um lançamento da marca. “Escolhi uma forma ousada para sair do senso comum, como os tradicionais papéis de parede e tons infantis”, diz Rocha, que deu um toque primoroso ao projeto, utilizando o vermelho.
A inovação pelas paredes é notória também na Suíte da Noiva. O revestimento cimentício Nina Martinelli tem pequenos blocos em várias medidas e espessuras, dispostos em placas de 1×1 metro quadrado, novidade no mercado, informa Manoela Serafini, uma das arquitetas responsáveis pelo espaço.
Alguns dos destaques nas áreas molhadas podem ser vistos no SPA do Casal e Banho da Noiva. No ambiente do casal foi instalado o modelo Quiron Bianco Cottone, da Zeus, em placas de 75×75 centímetros. “A intenção foi de inovar e ousar”, diz Ivan Hellmeister, designer de interiores responsável pelo espaço.
Para a noiva, a arquiteta Denise Laudissi definiu o uso do porcelanato, da Porcelanosa, para as áreas da bacia e chuveiro. O tom cinza-chumbo metálico se destaca no clássico ambiente com referência no branco-renda.
Indo à área externa, o Jardim Interno da Casa tem, na parede da fonte, revestimento feito em concreto, que imita o aço oxidado, o Oxyden da Castelatto. “O ambiente será modelo no catálogo da fabricante por seu uso inusitado. São peças maiores e menores e, com ajuda da luminotécnica, o jogo de luz e sombra fica incrível”, conta o responsável pelo projeto, o arquiteto Rocha.
No Home Theater está o gran finale. O revestimento executado em chapa MDF, em alto relevo e formas triangulares, cortado a laser e revestido com couro faz um contraponto ao aço e desempenha o papel acústico, explica a arquiteta Cristiane Furlan.