The Body Shop lança campanha de Natal com mensagem e incentivo para meninas sonharem grande
Um dos pilares do projeto contempla a reversão de parte das vendas realizadas entre novembro e dezembro nas lojas da marca no Brasil e no mundo para iniciativas da Plan International no Maranhão e na Indonésia
A The Body Shop, rede inglesa de cosméticos naturais, lança, no dia 7 de novembro, a campanha de Natal “Sonhe Grande“, que traz à tona a temática da equidade de gênero com o objetivo de chamar a atenção para a causa. No Brasil, os dados são alarmantes: a diferença salarial entre mulheres e homens exercendo o mesmo cargo em diversas áreas de ocupação é de 23,9%. Elas também ocupam apenas 37% dos cargos de liderança no país, de acordo com dados da Plan International Brasil, organização defensora dos direitos de crianças e adolescentes, com foco na promoção da igualdade de gênero.
O mote da campanha da The Body Shop é o incentivo para que meninas e mulheres sonhem grande – a serem o que quiserem e como quiserem – encorajando-as a atingir seu potencial máximo. Para isso, a principal iniciativa é a reversão de parte do valor das vendas realizadas entre os dias 7 de novembro e 25 de dezembro, em todas as lojas da marca no Brasil e mundo, a projetos de educação e liderança para meninas no Brasil e na Indonésia.
Nacionalmente, o aporte será direcionado à “Escola de Liderança para Meninas“, desenvolvido pela organização não-governamental Plan International, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento das meninas para a prevenção de violências baseadas em gênero, desenvolvendo habilidades para a vida, conhecimentos sobre direitos e incentivando a participação cidadã delas em seus contextos sociais. A Escola tem duração de quase 80 horas, com encontros semanais facilitados por educadoras, além de visitas a espaços como a Assembleia Legislativa, Ministério Público e prefeituras.
O financiamento do projeto permitirá que 75 jovens (entre 18 e 24 anos) de diversas comunidades maranhenses participem do treinamento. A The Body Shop se associou à causa por meio de uma parceria global com a Plan International, para fomentar o desenvolvimento de meninas em diversos países onde a marca atua. É a primeira vez que o Brasil é diretamente beneficiado por uma iniciativa global da marca.
Além disso, todos os elementos e ilustrações da identidade visual da campanha foram pensados para chamar a atenção sobre a importância da conscientização sobre a desconstrução de padrões e preconceitos -meninas sendo astronautas, meninos de tutu de bailarina, Mamãe Noel, meninas cientistas, dentre outros.
“A The Body Shop foi fundada por Anita Roddick, uma mulher ativista, e portanto o DNA da marca não poderia ser diferente. Lutamos pela igualdade de direitos e oportunidades para meninas e mulheres e, junto com a Plan International Brasil, queremos chamar atenção para as barreiras que as meninas enfrentam para acessar seus direitos, principalmente no que diz respeito à educação e, consequentemente, ao mercado de trabalho”, explica Karina Meyer, diretora de Marketing da The Body Shop.
Além do financiamento do projeto no Maranhão, a The Body Shop desenvolveu uma série de ações para sustentar a mensagem central das campanha. Em novembro, a marca realizará um talk sobre equidade de gênero na Casa Free Free com a participação de Cris Bartis, do podcast Mamilos, Viviana Santiago, gerente de gênero e incidência política da Plan International Brasil, e Karina Meyer, diretora de marketing da The Body Shop.
No mesmo mês, a marca realizará uma agenda de atividades e oficinas voltadas à temática “Sonhe Grande” no Shopping Higienópolis (de 22.11 à 01.12), em um cenário instagramável cenografado com todos os elementos da campanha. O espaço também será replicado em Recife no mês de dezembro no Shopping Rio Mar Recife (de 7.12 à 15.12).
Sobre a The Body Shop
Fundada em 1976 em Brighton, Inglaterra, a The Body Shop é uma marca inglesa de cosméticos naturais que procura fazer a diferença positiva no mundo produzindo produtos para o corpo, rosto e fragrâncias de forma ética e sustentável. A The Body Shop foi pioneira na filosofia de que os negócios podem ser uma força para o bem e essa missão continua sendo a força central da marca. A rede, que nunca realizou testes em animais, conta com 3 mil lojas em 66 países e, junto com a Aesop e a Natura, integra a Natura & Co, grupo de cosméticos global, multicanal e multi-marca que se compromete a gerar impacto econômico, social e ambiental positivo em todo o mundo.
Sobre a Plan International
A Plan International é uma organização humanitária, não-governamental e sem fins lucrativos que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. Acreditamos no potencial de todas as crianças, mas sabemos que isso é muitas vezes reprimido por questões como pobreza, violência, exclusão e discriminação. E as meninas são as maiores afetadas. Trabalhando em conjunto com uma rede de parcerias, enfrentamos as causas dos desafios de meninas e crianças em situação vulnerável. Impulsionamos mudanças na prática e na política nos níveis local, nacional e global, utilizando o nosso alcance, a nossa experiência e o nosso conhecimento. Construímos parcerias poderosas há mais de 80 anos e que se encontram hoje ativas em mais de 70 países.
Sobre a Plan International Brasil
A Plan International chegou ao Brasil em 1997. Desde então, se dedica a garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social. Tem também viabilizado condições de subsistência em comunidades que sequer tinham acesso a recursos essenciais, como a água. Implementamos projetos no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo. Nossas estratégias, atuando em rede com outras organizações do terceiro setor e movimentos sociais, têm pautado as demandas das meninas em novos espaços do Legislativo, Executivo e na sociedade civil, alcançando todo o território nacional. A Plan International Brasil foi eleita como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2017 e 2018 pelo “Melhores ONGs – Instituto Doar/Rede Filantropia“.
Mais informações: www.plan.org.br
Leia também esses posts relacionados:
- WhatsApp: Hill+Knowlton Strategies dá 11 dicas para aproveitar melhor o aplicativo
- Creta Smart Plus é a nova versão do SUV compacto da Hyundai
- O retorno do Drive-in: um estacionamento divertido e de “encontros” em meio à Pandemia
- Papo com Cris entrevista a consultora de moda, imagem e estilo, Paula de Abreu, em Live no Instagram
- Papo com Cris entrevista o especialista em marketing e comunicação Pedro Marcilio em Live no Instagram