O que você sabe sobre os elementos que compõem uma marca?
Por Ariel Aghina
Marca é um elemento distintivo usado para diferenciar produtos e serviços entre si. A marca pode ser composta por vários elementos agregados ou simplesmente apenas um deles.
De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), as marcas são distintas por três classificações: a Nominativa, que não distingue fontes; a Figurativa, composta apenas por elementos gráficos; e as Mistas, com elementos figurativos e textuais.
Para se obter uma marca completa, é preciso dar atenção a sete elementos. O primeiro deles é, obviamente, o Nome. Um dos principais elementos da marca, normalmente é escolhido de acordo com algo que seja agradável de se falar, escrever ou que traga algum significado.
O segundo elemento é o Logotipo. Ao contrário do uso leigo deste termo, logotipos são as fontes, os tipos de letras escolhidas para se escrever o nome da marca e/ou seus slogans. Ou seja, são os elementos visuais da marca.
O Símbolo é um elemento gráfico que pode ser atrelado ao nome de sua marca. É algo distintivo e que, embora não possa ser pronunciado, pode ser associado ao nome da marca pelo consumidor.
Um elemento que nem sempre é utilizado, mas também deve ser considerado, é o Mascote. Uma marca pode optar por associar suas ações a um mascote, como acontece com o conhecido Ronald McDonald’s ou os três personagens do Blue Men Group, que representam a operadora TIM. O mascote pode ser uma ferramenta fundamental para se criar uma conexão com os consumidores.
O Slogan, frase geralmente curta, fácil de lembrar e que possui o objetivo de fixar a proposta da marca na mente do consumidor, é um elemento utilizado para reforçar a autoridade e torná-la uma opção de escolha natural quando surgir a necessidade de aquisição do produto.
Muitos autores consideram a Embalagem como parte integrante da marca. Eles estão com toda a razão! Os materiais, cores e designs de uma embalagem são a roupa do seu produto e da sua marca, portanto têm relação direta na experiência geral do cliente com seus produtos ou serviços.
E o Registro? Embora o registro não seja parte integrante da marca, toda marca deve ser registrada. Quando são selecionados nomes, letras, símbolos para compor uma identidade, deve-se verificar se tudo é inédito ou se alguém já se apropriou dos mesmos elementos, pensou e criou da mesma forma. O registro é a garantia de que a sua escolha é certeira e única.
Como bom empreendedor, estar atento a todos os detalhes que envolvem seu investimento é ter responsabilidade com seu dinheiro e com outro bem muito mais precioso: o seu tempo.
É isso aí!
Sobre Ariel Aghina
Ariel Aghina é advogado especialista em Direito de Propriedade Intelectual e proprietário da ARM Registro de Marcas.
Ariel Aghina – ARM Registro de Marcas
Fone: (19) 98832-2454
Leia também esses posts relacionados:
- WhatsApp: Hill+Knowlton Strategies dá 11 dicas para aproveitar melhor o aplicativo
- Creta Smart Plus é a nova versão do SUV compacto da Hyundai
- O retorno do Drive-in: um estacionamento divertido e de “encontros” em meio à Pandemia
- Papo com Cris entrevista a consultora de moda, imagem e estilo, Paula de Abreu, em Live no Instagram
- Papo com Cris entrevista o especialista em marketing e comunicação Pedro Marcilio em Live no Instagram