IAB Brasil debate conteúdo dos Influenciadores Digitais na construção da marca
Durante Branded Content, Bia Granja, co-founder & CCO do YOUPIX, comentou as estratégias de trabalho entre marcas e influencers
O conteúdo permite gerar conexões profundas entre marcas e público. E neste contexto, os Influenciadores Digitais têm um papel especial. Esta foi uma das conclusões da palestra “Conteúdo de marcas com influenciadores – como se faz?”, apresentada por Bia Granja, co-founder & CCO do Youpix, na 1ª edição do Branded Content, evento promovido pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) nesta quarta-feira, 17/10.
Bia exibiu um panorama do advento dos Influenciadores Digitais desde seu início, na primeira década do século XXI, quando ainda eram chamados de “web celebridades”. E citou o caso de um grande jornal que publicou, na época, textos contra os blogs.
Em 2010, o cenário começou a mudar, com o surgimento do termo “youtuber”, associado a usuários que produziam conteúdo para o YouTube.
“De 2010 a 2014, o movimento dos youtubers era visto como ‘coisa para jovens’, mas as marcas começaram a olhar essa possibilidade mais de perto”, lembrou.
A partir de 2015, com a popularização dos smartphones, o mobile tornou-se a principal plataforma para acesso à internet, e com sua popularização, as marcas começaram a entender melhor os benefícios do trabalho com os influenciadores, movimento que chegou ao auge em 2017. “E agora, em 2018, esse olhar sobre os influenciadores está mais maduro, para a busca de parcerias mais proveitosas para os dois lados”, disse Bia.
“É um momento de fragmentação de narrativas”, continuou, explicando que influenciadores são diferentes de celebridades, uma vez que estes falam para massas, e os primeiros, para nichos, o que garante abordagens mais estratégicas e personalizadas.
“Números não são tudo. Mas no digital, a comunidade é mais do que tudo. E a rede se mantém relevante por causa das comunidades” comentou Bia. “Esta é a era do engajamento. Não somos mais uma audiência passiva”, concluiu.
Patrocinado por Bold, Grupo Globo, Facebook e UOL Ad_Lab, o Branded Content reúne grandes nomes da publicidade digital brasileira para apresentar casos de sucesso e iniciativas para garantir relevância por meio de estratégias de conteúdo de marca num ecossistema cada vez mais complexo e integrado.
Para capacitar os profissionais a compreender a cadeia de valor e o papel dos influenciadores digitais na publicidade online, sob um enfoque de melhores práticas o IAB Brasil aproveitou o evento para lançar seu novo curso Influenciadores Digitais, que acontecerá em 08 de dezembro.
Mais informações podem ser obtidas em: https://iabbrasil.com.br/influenciadoresdigitais
Sobre o IAB Brasil
Com mais de 250 associados, o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) reúne as principais empresas do mercado digital entre veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia. Entidade sem fins lucrativos, tem como missão contribuir para o desenvolvimento da publicidade digital no Brasil incentivando à criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de ações publicitárias digitais.
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IAB Brasil – Interactive Advertising Bureau
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