Estudo detalha hábitos de consumo de cerveja dos brasileiros
Análise realizada pela A.T. Kearney e a MindMiners aponta Skol (21%) e Heineken (16%) como marcas preferidas dos consumidores; cerveja artesanal ganha mercado entre público de 25 a 40 anos
Os hábitos dos consumidores de cerveja têm mudado nos últimos tempos, com as cervejas artesanais começando a ganhar espaço em um dos maiores mercados da bebida no mundo – e a incomodar as grandes multinacionais que dominam o setor. Esta é apenas uma das dezenas de descobertas do estudo “Consumo de cerveja”, realizado em conjunto pela consultoria estratégica A.T. Kearney e a empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital MindMiners. Com o objetivo de avaliar a percepção dos consumidores em relação às marcas, seu comportamento de consumo e as principais tendências de mercado, as empresas analisaram as respostas de 1.000 consumidores de cerveja em todo o País.
A análise identificou quais as marcas de cerveja mais conhecidas, quais são aquelas que os brasileiros mais gostam, quais são as mais rejeitadas. Também identificou o posicionamento que as marcas construíram frente aos consumidores e o quanto o mercado de cervejas premium e artesanais tem ganhado terreno no Brasil.
“Motivados pelo sabor, claro, mas em boa parte também pela moda e cultura, os consumidores brasileiros têm investido nas cervejas artesanais. Mais da metade dos entrevistados disseram já ter tomado esse tipo de bebida algumas vezes”, analisa Priscilla Seki, sócia especialista no mercado de varejo e consumo da A.T. Kearney no Brasil.
Entre as descobertas, podemos destacar:
- Skol e Brahma continuam sendo as marcas mais conhecidas pelo consumidor brasileiro, mas Itaipava, Antartica, Heineken e Bohemia também têm conhecimento acima de 90%.
- Skol (21%) e Heineken (16%) são as preferidas entre os entrevistados.
- Heineken e Budweiser são as marcas com maior força (preferência dos consumidores nos canais de consumo mais relevantes).
- O consumo de cerveja mais frequente ocorre em casa, enquanto restaurantes aparecem como o canal com menor frequência.
- O principal motivo para consumir cerveja artesanal é o sabor, mas a cultura e a moda têm um impacto significativo.
O estudo identificou que a regionalidade e a idade dos entrevistados impacta diretamente seu perfil de consumo, além de indicar a associação que os consumidores fazem com as marcas:
- Heineken: esportes
- Skol: praia e Carnaval
- Eisenbahn: restaurantes
- Itaipava: festas de rua
- Original: bares e botecos
Outras descobertas do estudo incluem:
Cervejas Artesanais
- 12% dos entrevistados consomem com frequência.
- 53% já tomou algumas vezes.
- Maioria dos consumidores têm entre 25 e 40 anos e são principalmente homens.
Região
- No Sul, Bohemia e Eisenbahn aparecem entre as top 5 preferidas em restaurantes (23% e 22%, respectivamente)
Classe social
- Heineken e Budweiser se destacam em restaurantes, festas/baladas e em casa independente da classe social (na classe C, a média de preferência das duas marcas nesses canais é de 38%)
Gênero
- Na balada, a preferência por Skol das mulheres é maior que a dos homens (38% x 31%)
Idade
- Acima dos 41 anos, a preferência por Antártica nos bares é alta (41%, ante 21% da média da marca em todas as idades)
Sobre a A.T. Kearney
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Sobre a MindMiners
A MindMiners é uma empresa de tecnologia especializada em soluções digitais de pesquisa.
Com plataformas exclusivas e a curadoria de uma equipe altamente experiente, entrega inteligência de marketing com agilidade, transparência e qualidade de forma acessível a todos os perfis de clientes.
Além disso, conta com o MeSeems, uma rede social de compartilhamento de opiniões e experiências. São mais de 400 mil usuários cadastrados e prontos para responder pesquisas sobre a sua marca, produto ou serviço.
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