Marketing
Agência Fome-I'm

Agência de marketing e propaganda expande operação para Portugal

Atenta ao mercado europeu, a agência Galpão 162 decidiu reformular sua marca e expandiu suas fronteiras de atuação. A empresa agora se chama FOME I’M e acaba de fundar sua sede em Lisboa, Portugal, atuando na área de inteligência de marca. No Brasil, a agência atende empresas importantes como Eudora, Azuma Kirin, Sodexo, Firestone e Autosueco. No interior paulista, a empresa foi responsável pela criação da marca VIVA Supermercados (com lojas em Piracicaba e Capivari) e tem planos de ampliar sua atuação nessa região em 2020.

A ideia da expansão das operações surgiu durante uma pesquisa de mercado realizada pelos sócios da Galpão, Omar Hamam Jr. e Gustavo Loureiro. Segundo o SEF (Serviço de Imigração e Fronteiras), os brasileiros são a maior comunidade estrangeira em Portugal, com 105.423 residentes. Em 2018, o SEF registrou aumento de 23,4% na migração de brasileiros em relação a 2017. Atentos a esta movimentação, os sócios aproveitaram para estudar o mercado português, verificando oportunidades especialmente nas áreas de comunicação e publicidade.

“O publicitário brasileiro tem excelente reputação na Europa. Tanto que muitas empresas já nos receberam para conhecer a proposta da agência e os primeiros trabalhos já estão sendo formatados,” conta Omar Hamam Jr., sócio e diretor de novos negócios.

Nova agência

Foram vários estudos, viagens e uma série de reuniões até que o primeiro passo rumo à Europa foi dado em outubro de 2018, quando a agência se associou à Câmara Portuguesa. Começar um negócio em outro país não foi simples, especialmente pelas barreiras culturais e linguísticas, mesmo sendo o mesmo idioma. Precisávamos de alguém de confiança, que conhecesse o mercado e a cultura do país”, conta Hamam Jr.

Os empresários se uniram, então, ao publicitário português Tiago Figueiredo, que já havia realizado trabalhos no Brasil e conhecia o background da agência.

“A FOME.I’M tem um imenso potencial que vem da troca de experiências e conhecimento entre as duas culturas que, apesar das muitas semelhanças, têm particularidades bem distintas”, afirma Figueiredo. Segundo o publicitário, enquanto Portugal está mais maduro no desenvolvimento e gestão de marcas, o Brasil é reconhecido mundialmente pela sua força criativa na publicidade, com um mercado muito dinâmico e experimentalista.

Próximos passos

Após a inauguração em Portugal, ocorrida em novembro passado, a FOME I’M Brasil seguirá normalmente com as demandas dos atuais clientes, porém agregando mais inteligência de marca aos projetos. “A conexão entre pessoas das duas agências será o nosso maior legado”, avalia Loureiro.

Segundo os empresários, também existe a expectativa de a agência atender empresas portuguesas que visam ao mercado brasileiro.

“Temos algumas oportunidades mapeadas, de empresas portuguesas que já atuam no Brasil e outras que estão estudando o mercado”. Além disso, a agência tem planos ousados para entrar no mercado do interior paulista. “A região de Piracicaba é muito rica e com empresas que se encaixam perfeitamente em nosso perfil de agência. Temos muito a agregar aos empresários da região, principalmente aos que têm interesse em internacionalizar seus produtos e serviços”, destaca Hamam Jr.


Leia também esses posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *