Finanças

Mulheres influenciam na decisão de compra

 

Imagem

As mulheres tem assumido, cada vez mais, um papel decisivo no que diz respeito ao consumo das famílias. Um dos fatores relacionados a isto é a crescente participação das mulheres como chefes de família.

Dados do último Censo, realizado em 2010, apontam que houve um salto de 19,5% para 46,4% no percentual de famílias com mulheres como a pessoa responsável pelo domicílio. Diante desta alteração, as mulheres passam a ter redução no tempo disponível para outras atividades, como fazer compras nos supermercados, por exemplo. Por esta razão, o varejo como um todo deve se atentar para um atendimento diferenciado a este público.

A alteração no perfil das residências afeta diretamente o setor supermercadista, já que a indústria de alimentos e bebidas passa a investir em produtos mais práticos, econômicos e com porções menores ou até mesmo porções individuais. Para os supermercados, há a possibilidade da expansão dos serviços a serem prestados para este público e o desafio de proporcionar um mix diferenciado de produtos, como pratos prontos, minipizzas e carnes, verduras e frutas in natura embaladas em porções menores.

 

Confiança – De acordo com um estudo da Nielsen sobre as mulheres ao redor do mundo, realizado em 2012, as mulheres confiam nas recomendações de conhecidos acima de todas as outras formas. Elas se mostram mais reticentes para confiar em anúncios vindos de mensagens no celular, por exemplo. O estudo foi realizado em 21 países (Brasil, Nigéria, China, Rússia, Índia, África do Sul, Malásia, Tailândia, México Turquia, Austrália, Japão, Canadá, Coreia do Sul, França, Espanha, Alemanha, Suécia, Itália, Reino Unido e Estados Unidos). Em 20 dos 21 países, qualidade é o acionador primordial da lealdade à marca pelas mulheres.

O tema Confiança será o foco da Feira APAS 2014, maior encontro para o setor supermercadista do mundo, que ocorrerá entre os dias 5 e 8 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *