Carreira

Whatsapp pode ajudar no trabalho, mas requer disciplina, diz coach

O Whatsapp é indispensável atualmente. O mundo sem o aplicativo parece impensável no dia a dia, para resolver problemas, fazer contatos, falar com a família e amigos. No entanto, especialmente no ambiente de trabalho, o uso da ferramenta de comunicação requer disciplina. Conforme a coach de carreira, Melissa Oliver, alguns cuidados são imprescindíveis para não comprometer a imagem profissional.

Melissa lembra que o Whatsapp é utilizado por 95% dos profissionais, seguido pelo Skype e Facebook Messenger, conforme pesquisa divulgada pela revista Exame. A coach aponta que, quando nos comunicamos por escrito, não temos o auxílio da entonação de voz, expressão facial, recursos que podem minimizar possíveis ruídos na comunicação. “Ser breve e objetivo é tão importante quanto o português bem escrito, sem abreviações, que, em excesso, podem gerar problemas de interpretação do leitor”, cita.

Melissa Oliver - coach de carreira

Ainda segundo Melissa, assuntos delicados (especialmente de cunho pessoal) e urgentes ainda devem ser tratados pessoalmente ou por telefone. “Portanto, utilizar o aplicativo para informar um profissional sobre problemas com uma determinada pessoa, com determinado projeto ou acidentes de qualquer natureza, pode denotar falta de profissionalismo e bom senso”, diz.

Para os prestadores de serviços e empresas, a orientação é tomar cuidado com o excesso de “mensagens-propaganda” que costumam irritar os clientes ao invés de conquistá-los. “Incluir pessoas, em grupos de qualquer natureza, sem a autorização prévia das mesmas também é um erro comum, que gera muito descontentamento nos clientes”, afirma. Os líderes também devem ter cautela para não enviar mensagens à equipe fora do horário de expediente, durante as férias, ou finais de semana, já que os atos “costumam denotar falta de respeito com o colaborador e falta de organização do líder”.

GRUPOS

Para os grupos “do pessoal da empresa”’, o cuidado é com o conteúdo. As mensagens podem até ser mais pessoais, porém, é aconselhável evitar as famosas correntes, as piadas ou posts de mau gosto ou preconceituosos. “Podem ofender alguém do grupo e comprometer desnecessariamente a imagem do profissional perante os colegas de trabalho. Costumo brincar que a melhor dica para não prejudicar a sua imagem profissional e a da sua empresa está no velho ditado de ‘não fazer ao outro o que não gostaria que fizessem com você’. Isso vale para o whatsapp também”, aponta.

“RISQUINHOS AZUIS”

Os “risquinhos” ou “tiques azuis”, que indicam que a mensagem foi lida, são um problema para os mais ansiosos. Antes de julgar ou sentir-se rejeitado, é importante fazer um pequeno exame de consciência, como por exemplo, se o horário que a mensagem está sendo enviada é conveniente para aquela pessoa. “Muitas vezes, acontece do usuário estar executando alguma atividade que o impossibilita de escrever ou de falar. Ou então ele recebeu a mensagem muito tarde ou muito cedo e deixou para responder depois. Ficar ligando, enviando mensagens seguidas, pode demonstrar despreparo para uso do aplicativo ou falta de educação mesmo”, orienta. Melissa ressalta que, atualizar o status para “respondo assim que possível” pode ser uma boa opção para aqueles profissionais que não podem responder rapidamente.

PRODUTIVIDADE

Muitos profissionais acabam “viciados” no aplicativo e perdem produtividade. Uma maneira eficaz para evitar problemas é estabelecer horários para ler e responder suas mensagens. “Por exemplo, na hora do almoço, intervalo do café, enfim… No começo é difícil resistir à tentação, mas é possível sim, desenvolver uma postura mais saudável diante da ferramenta”, conclui a coach.

Melissa Oliver é coach de Carreira e Liderança, psicodramatista e especialista em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas. Palestrante e professora de graduação e pós-graduação nas áreas de Gestão de Pessoas e Coaching. Autora do livro “Descubra se você ama o que você faz” e da página www.melissaoliver.com.br/blog

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