Carreira

Saiba os dez erros mais comuns que um líder deve evitar

SAIBA OS DEZ ERROS MAIS COMUNS QUE UM LÍDER DEVE EVITAR

Pesquisa com 840 executivos, realizada pela consultoria Empreenda, revela que faltam líderes nas empresas. Segundo Ararê Patusca, diretor corporativo da Arezza, um bom líder é aquele que sabe motivar e influenciar a equipepara o alcance dos objetivos. Ele lista dez erros que devem ser evitados no ambiente corporativo.

Lider é aquele que conduz a equipe para alcançar os objetivos da empresa.

De acordo com pesquisa da consultoria de negócios Empreenda, 87% dos 840 executivos consultados dizem que as empresas não detêm líderes em número suficiente para lidar com os desafios atuais e futuros das organizações. A pesquisa realizada, em 2012, mostra ainda que o índice da falta de liderança vem piorando. Em 2009, era 63% e no ano passado chegou a 71%. Segundo Ararê Patusca, diretor corporativo da Arezza, liderança é a habilidade de motivar e influenciar um grupo de pessoas, de forma ética e positiva. “É de suma
importância que o ‘chefe’ conduza todos para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo, de forma de alcançar os objetivos tanto da equipe como da organização.”

Mas alguns erros ao conduzir uma equipe podem colocar tudo a perder. Para isso, especialista lista dez atitudes que devem se evitadas no ambiente
corporativo. Fique atento aos erros a seguir:

1) Evitar vínculo com as pessoas – Não ter a preocupação com lado humano das pessoas é a principal falha de um líder. É preciso criar laços com os profissionais para compreender o que os motiva. Isso é um trabalho que deve ser feito o tempo todo.

2) Confundir liderança com gerencia – Para exercer a liderança, é fundamental envolver todos os colaboradores para atingir o resultado almejado, aplicando motivação, incentivo, apoio e acompanhamento. Ao gerente cabe a responsabilidade específica de imputar, administrar e cobrar resultados sob as atividades da empresa.

3) Não ser acessível – Engana-se aquele que acha certo que ficar isolado numa sala e ficar delegando as atividades, sem ouvir o que a equipe tem a
dizer. Para conseguir os objetivos, é necessário ter vários canais de comunicação, a fim de auxiliar todos nas suas tarefas.

4) Ocultar o desempenho de seus liderados ofuscando a eficácia – O profissional destaca-se por uma tarefa ou propõe uma solução, mas acaba não
tendo o reconhecimento pelo seu mérito. Isso demonstra a insegurança do líder ao lidar com o sucesso de outra pessoa. Na verdade deveria ser ao
contrário, já que o bom desempenho da equipe reflete no trabalho realizado pelo ‘chefe’.

5) Não entender a questão ‘emoção’ – O colaborador é um ser humano que está sujeito a ter problemas. Um líder frio, que não entende esse lado, está
fadado ao fracasso. É preciso colocar-se na situação da pessoa para encontrar juntos uma solução.

6) Não motivar nem inspirar ou fazer isso de forma equivocada – De nada adianta o coordenador da equipe passar uma imagem nada condizente com a
função. Na verdade, o líder deve ser um exemplo para inspirar outras pessoas a seguirem o mesmo caminho.

7) Não ter a percepção do momento em que deve haver mudanças – É comum haver resistência quando há uma alteração, seja ela estratégica,
comportamental ou de atitude. Nesse caso, cabe ao líder estimular os funcionários a acreditarem que as mudanças são fundamentais para o crescimento da organização.

8) Desencorajar os outros e não saber correr riscos – Desestimular a equipe é sinônimo de quem não quer jogar para ganhar. O bom líder é aquele que
estimula seus funcionários a saírem da zona de conforto para que juntos alcancem as metas pretendidas ainda que isto implique em correr alguns riscos. ‘O pulo do gato’ é saber mensurar e ponderar esses riscos transformando-os em diferenciais para o sucesso.

9) Promover conflitos ou não saber administrá-los – Provocar a discórdia na equipe significa que haverá falta de sincronismo em torno de um objetivo
comum. Nesse caso, cabe ao líder o papel de solucionar os conflitos proporcionando um ambiente de trabalho tranquilo e harmonioso e desenvolver profissionais vencedores.

10) Ser omisso no desenvolvimento do colaborador – Não priorizar as necessidades do liderado como ser humano, não observando suas competências.
É preciso entender que estimular a capacitação dos profissionais é essencial para atingir os resultados. Quando um líder tem essa percepção, abre o
caminho para lapidar novos talentos.

Essas dicas são importantes para conduzir uma equipe de sucesso, porém, é preciso adaptá-las conforme as necessidades do ambiente corporativo. “O líder precisa ser humilde, observar, ser verdadeiro consigo mesmo, identificar seus limites e com ética superá-los. Liderar não é somente gerenciar, é quase um estado de espírito, é ser compartilhador, transferidor, ou seja, é a habilidade de entender e de ser entendido, ressalta Ararê.

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