Receitas

Temaki: o sushi gigante que conquista os brasileiros

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*Gustavo Toja

A milenar culinária japonesa chegou ao Brasil no começo do século passado junto com os primeiros imigrantes. Atraindo uma clientela cada vez mais assídua, a refeição foi incluída há pouco mais de dez anos na rotina alimentar brasileira. No entanto, um item em especial, que ganhou estabelecimentos especializados no Brasil, assim como centenas de sabores e mais robustez, encanta ainda mais por aqui: os temakis.

Há diversas histórias sobre o surgimento do produto. Porém, a mais tradicional indica que os temakis se popularizaram no início do século XIX. Na terra do sol nascente, os quiosques de sushi – tradicionais, até então – não contavam com grande infraestrutura para atender toda a clientela que se formava nos horários de pico. Com isso, longas filas se aglomeravam a espera do sushi desejado.

Para não perder os clientes, os proprietários enrolavam com as próprias mãos um charutinho recheado – não em forma de cone, como é hoje – e entregavam aos consumidores, por cima dos demais clientes que se alimentavam no balcão dos quiosques. Aos poucos, o aperitivo ganhou fama e ‘corpo’, surgindo, assim, o verdadeiro temaki.

A forma de cone só chegou ao mercado muitos anos depois. Por razões estéticas – e também pelo surgimento do molho de soja (shōyu) -, o temaki passou a ter a ponta dobrada, o que ajudou a evitar que o molho respingasse no cliente. Com o passar dos anos, o produto se aperfeiçoou e passou a contar com técnicas para “fechar o rolinho” de uma forma mais profissional, como é hoje.

Temakerias: invenção brasileira que conquistou o mundo

De origem brasileira, as temakerias estrearam no mercado nacional em meados de 2004. Hoje, entraram no roteiro dos jovens, que frequentam estes estabelecimentos, no mínimo, duas vezes por semana.

Há diversos aspectos que explicam esta preferência. O clima destes locais, com som ambiente, decoração atraente, além da praticidade e rapidez do atendimento vão ao encontro das necessidades deste público.

Considerado um fast-food de comida saudável – já que a maioria das opções de temakis não passa de 250 calorias e seus ingredientes têm um alto teor nutritivo -, os temakis conquistaram o mercado. A modalidade de negócios especializado no produto cresceu e hoje já é possível viajar para diversos países da América Latina e Europa, além dos Estados Unidos, e encontrar o ‘modelo de negócios Made in Brazil’ (temakerias) em operação.

 

*Gustavo Toja é fundador da Temakeria Makis Place, rede de culinária japonesa que conta com 93 unidades em operação no Brasil e nos Estados Unidos. Considerada a maior rede de restaurantes de sushi fora do Japão, a Makis Place possui mais de 100 opções de temakis de diferentes sabores e outras centenas de produtos orientais em seu cardápio. www.makisplace.com.br

 

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