3 receitas de petiscos com Umami para curtir os jogos do Brasil
Chef indica comidinhas saborosas para reunir os amigos em casa e torcer pela seleção
O maior torneio de futebol do mundo já começou. Para os apaixonados por esse esporte, é uma ótima oportunidade para reunir amigos e familiares em casa, curtir os jogos do Brasil, colocar a conversa em dia, fazer apostas do placar exato de cada partida ou torcer pela sua seleção escolhida.
Haaaja coração!!!
Para a reunião ficar ainda mais saborosa, Lisiane Miura, chef e nutricionista do Comitê Umami, separou três receitas de petiscos com Umami especiais e práticos: bruschetta, salada na cestinha e pão de queijo crocante.
“Essas três receitas de petiscos com Umami são excelentes opções de fácil preparo”, comenta Lisiane. Apostar em preparações que contêm ingredientes umami, como o queijo parmesão e o tomate, deixa a comidinha ainda mais gostosa”, explica Lisiane.
Quando fala sobre o Umami (saiba mais na Wikipedia), a chef refere-se ao quinto gosto do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda.
Confira as receitas dos quitutes e faça um golaço!
BRUSCHETTA
Rendimento: 8 porções
INGREDIENTES
- 8 fatias de pão italiano (400 g)
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva (60 ml)
- 1 tomate médio, sem pele e sem sementes, picado (150 g)
- 10 folhas de manjericão picadas (10 g)
- 50 g de fatias de muçarela, picadas
- Meia colher (chá) de sal (2,5 g)
MODO DE PREPARO
Em uma assadeira média, disponha as fatias de pão e pincele metade do azeite em um de seus lados. À parte, misture o tomate, o manjericão e a muçarela. Polvilhe com o sal, espalhe pelas fatias de pão e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 10 minutos ou até derreter a muçarela. Retire do forno e sirva em seguida.
DICA DA CHEF: Se preferir utilizar o pão italiano redondo, corte as fatias ao meio.
SALADA NA CESTINHA
Rendimento: 6 porções
INGREDIENTES
- 3 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado grosso (300 g)
- 6 folhas grandes de alface americana rasgadas (75 g)
- 6 tomates-cereja, cortados em 4 partes iguais (50 g)
- 1 beterraba pequena ralada (90 g)
- Meia xícara (chá) de maionese light (100 g)
- 2 colheres (sopa) de leite (30 ml)
- 1 dente de alho médio espremido
- Meia colher (chá) de sal (2,5 g)
MODO DE PREPARO
No fundo de uma frigideira antiaderente pequena, espalhe meia xícara (chá) do parmesão ralado grosso e leve ao fogo médio por 2 minutos, ou até começar a dourar. Retire cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula, e vire sobre o fundo de uma tigela pequena ou de um copo. Deixe esfriar até enrijecer e obter o formato de uma “cestinha”. Repita o processo com o restante do queijo. No copo do liquidificador, coloque a maionese, o leite, o alho e o sal, tampe e bata até ficar homogêneo. Distribua a alface, o tomate e a beterraba pelas cestinhas, regue com o molho e sirva em seguida.
DICA DA CHEF: Se preferir, ao invés de bater o molho no processador de alimentos, utilize o liquidificador.
PÃO DE QUEIJO CROCANTE
Rendimento: 42 unidades
INGREDIENTES
- 4 xícaras (chá) de polvilho doce (400 g)
- 1 e meia xícara (chá) de leite (300 ml)
- Meia xícara (chá) de óleo (100 ml)
- 1 ovo inteiro
- 1 colher (chá) de sal
- Meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)
- 1 xícara (chá) de queijo tipo minas padrão ralado (40 g)
MODO DE PREPARO
Em uma tigela, coloque o polvilho e reserve. Em uma panela média, coloque o leite e o óleo, e leve ao fogo médio até ferver. Transfira para a tigela com o polvilho e misture bem com o auxílio de uma colher. Espere a massa esfriar um pouco e amasse com as mãos até amornar. Acrescente o ovo e incorpore-o à massa. Adicione o sal e os queijos, e continue mexendo até obter uma massa lisa e homogênea. Modele pequenas esferas e disponha-as em uma assadeira untada. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos, ou até dourarem. Retire do forno e sirva em seguida.
DICAS DA CHEF: Para saber se o pão de queijo está no ponto, cheque se está dourado na parte de baixo. O pão de queijo feito com polvilho doce tem sabor mais suave; o azedo o faz crescer mais e ficar meio oco por dentro, além de ter sabor mais forte. A escolha é pela questão de gosto pessoal.
Nesses meus mais de 30 anos de carreira no jornalismo, tive (e continuo tendo) a oportunidade de conhecer e me relacionar com grandes profissionais da área da saúde, equilíbrio e bem-estar. Posso dizer, sem medo de errar, que meu network nesta área é bastante sólido e diversificado.
Por estar sempre antenada no que acontece na cidade e região, muita gente me pede indicação de profissionais da saúde que sejam confiáveis e competentes.
Sendo assim, decidi criar um digital em 2021, no qual apresentava e indicava profissionais das mais diversas áreas da saúde, equilíbrio e bem-estar. Agora voltamos com a segunda edição para 2024
Quando precisar de um especialista, você pode recorrer a este guia, sempre com novas dicas incluídas para sua maior comodidade e conforto.
Trata-se de um trabalho coberto de boas energias do início ao fim. Está abençoado. Sou grata a Deus por concretizar mais este projeto.
Que este guia possa ajudar a todos que a ele recorrerem!
Bjs da Cris!
Para conhecer os profissionais que estão participando do GUIA DE SAÚDE, EQUILÍBRIO & BEM-ESTAR 2024, do Papo com Cris, clique nos links a seguir:
Sobre o Umami
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.
Leia também esses posts relacionados à Copa da Rússia:
- Academia da Carne dá dica de Churrasco de Maminha com Mandioca Sautée para os jogos da Copa
- Queijo Minas e Fondue de Queijo Tirolez são ideais para o jogo Brasil x Suíça
- E-book de petiscos do Vigilantes do Peso para a Copa
- Montevidéu tem rota turística de futebol
- Nutricionistas dão dicas de pipoca saudável para os jogos da Copa